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Imagem cedida do site: www.ecclesia.com.br |
Amados, a tempos eu estava procurando a tradução deste famoso tratado da igreja primitiva e encontrei ele de forma completa em um determinado blog onde a tradução me parece ser a mais fiel em relação ao origial. É um texto apócrifo. Este tratato nos mostra alguns pontos importantes do pensamento da igreja primitiva em relação a doutrina das ultimas coisas. espero que seja de grande valia para os amantes de escatologia como fonte histórica. A paz para todos e bons estudos!
1.
Como era seu desejo, meu amado irmão Teófilo, para ser bem
informado sobre esses temas que eu coloquei sumariamente antes de
você, eu pensei que direito de definir essas questões de
investigação claramente diante de sua visão, tirando grande parte
das Sagradas Escrituras se como a partir de uma fonte sagrada, de
modo que você pode não só ter o prazer de ouvi-los sobre o
testemunho dos homens, mas também pode ser capaz, examinando-as à
luz (divina) da autoridade, para glorificar a Deus em tudo. Para isso
será como uma fonte de certeza de decoração que você por nós
para a sua jornada na vida presente, de modo que pelo argumento
pronto aplicação coisas mal compreendido e apreendido pela maioria,
você pode plantá-las no chão do seu coração, como em uma rica e
solo limpo. Por estes, também, você será capaz de silenciar
aqueles que se opõem e contradizer a palavra de salvação. Só ver
que você não dá essas coisas para descrente e línguas blasfema,
pois que há perigo comum. Mas concedo-lhes os homens piedosos e
fiéis, que desejam viver santamente, e justa, com medo. Porque não
é sem propósito que o apóstolo exorta abençoado Timóteo, e diz:
"Ó Timóteo, guarda o que se compromete a tua confiança,
evitando os falatórios profanos e às oposições da falsamente
chamada ciência; que alguns professos se desviaram a fé. " E
ainda: "Tu, pois, meu filho, seja forte na graça que há em
Cristo Jesus. E as coisas que ouviste de mim em muitas exortações,
o mesmo comprometer a homens fiéis, que devem ser capazes de ensinar
a outros ". Se, então, o bendito (apóstolo) emitiu estas
coisas com um cuidado piedoso, que poderiam ser facilmente conhecida
por todos, como ele percebeu, no espírito de que "todos os
homens não têm fé," quanto maior será o nosso perigo, se,
precipitadamente e sem pensar, nós nos comprometemos a revelações
de Deus para os homens profanos e indignos?
2. Porque, assim
como os profetas abençoados foram feitas, por assim dizer, os olhos
para nós, que previa, mediante a fé os mistérios da palavra, e
tornaram-se ministros destas coisas também para as gerações
futuras, e não apenas relatar o passado, mas também anunciar o
presente eo futuro, de modo que o profeta não pode parecer ser uma
só para o momento, mas também pode prever o futuro de todas as
gerações, e assim ser considerada um profeta (true). Para estes
pais eram equipados com o Espírito, e amplamente homenageado pelo
próprio Word, e assim como acontece com instrumentos de música,
então eles tinham a Palavra sempre, como a palheta, em união com
eles, e quando movido por Ele, os profetas anunciou o que Deus quis.
Por que não falou do seu próprio poder (que não haja engano quanto
a isso), nem eles declaram que o prazer se.
Mas antes de tudo eles
foram dotados de sabedoria, pela Palavra, e novamente foram
correctamente instruído, no futuro, por meio de visões. E então,
quando assim se plenamente convencido, que falou aquelas coisas que
foram reveladas por Deus, só a eles, e escondido de todos os outros.
Para om que razão deve o profeta ser chamado de profeta, a menos que
no espírito previu o futuro? Pois se falou o profeta de qualquer
acontecimento fortuito, não seria então um profeta ao falar de
coisas que estavam sob o olhar de todos. Mas aquele que expõe em
detalhes as coisas ainda não, foi justamente considerado um profeta.
Por isso os profetas eram chamados com razão, desde o primeiro
"videntes". E, portanto, nós, também, que são justamente
instruído em que outrora foi declarada por eles, não falam da nossa
própria capacidade. Por que não tentar nenhuma alteração de uma
forma ou outra, entre nós, nas palavras que foram faladas de idade
por eles, mas nós fazemos as Escrituras em que estes foram escritos
públicos, e lê-los para aqueles que podem acreditar, com razão,
para que é um benefício comum para ambas as partes: para ele, que
fala em exploração na memória e estabelecendo as coisas
corretamente pronunciado de idade, e para quem ouve, em dar atenção
às coisas faladas.
Desde, então, neste há uma obra
atribuída a ambos os partidos juntos, viz., Para aquele que fala,
que ele falar diante fielmente sem considerar o risco, e para quem
ouve, que ele ouvir e receber com fé o que é falado, peço-vos para
lutar junto comigo em oração a Deus.
3. Quer então saber de
que maneira a Palavra de Deus, que voltou a ser o Filho de Deus, como
Ele foi a Palavra de idade, comunicou Suas revelações aos profetas
abençoados em tempos antigos? Bem, como o Word mostra a Sua
compaixão e sua negação de todo o respeito das pessoas por todos
os santos, Ele ilumina-los e adaptá-los ao que é vantajoso para
nós, como um médico habilidoso, compreender a fraqueza dos homens.
E os ignorantes Ele adora ensinar, e os que erram Ele se vira
novamente à sua própria maneira verdadeira. E por aqueles que vivem
pela fé Ele é facilmente encontrado, e para aqueles de olho puro e
santo coração, que vontade de bater na porta, ele abre
imediatamente. Para Ele expulsa nenhum dos Seus servos como indigno
dos mistérios divinos. Ele não estima o rico mais altamente do que
os pobres, nem "despreza o pobre por sua pobreza. Ele não
desprezo o bárbaro, nem Ele colocou de lado o eunuco como nenhum
homem. Ele não odeia a fêmea em virtude de ato da mulher de
desobediência, no início, nem Ele rejeita o macho por conta da
transgressão do homem. Mas Ele procura todos, e deseja salvar a
todos, que desejam fazer todos os filhos de Deus, e chamando todos os
santos vos um homem perfeito. Por lá também é um filho (ou agente)
de Deus, por quem também nós, recebendo a regeneração pelo
Espírito Santo, o desejo, para vir um homem perfeito e até
celestial.
4. Por enquanto a Palavra de Deus era sem carne,
Ele tomou sobre Si a carne Santo pela Virgem santa, e preparou uma
túnica que Ele teceu para si, como um noivo, no sofrimento da cruz,
a fim de que, unindo sua própria poder com o nosso corpo moral, e
misturando o incorruptível com o corruptível, e do forte com os
fracos, Ele pode salvar o homem perece. O web-feixe, portanto, é o
passar do Senhor na cruz, e a trama é sobre o poder do Espírito
Santo, ea trama é a carne santa forjado (tecidos) pelo Espírito, e
é o segmento a graça que por amor de Cristo une e une os dois em
um, e os pentes ou (varetas) são a Palavra e os trabalhadores são
os patriarcas e profetas que tecem a feira, túnica longa e perfeita
de Cristo e da Palavra passando por estes, como os pentes ou
(varetas), completa através deles que seu Pai o quer.
5. Mas
como o tempo agora prensas para o exame da questão imediatamente na
mão, e como o que já foi dito na introdução que diz respeito à
glória de Deus, pode ser suficiente, é bom que tomemos as Sagradas
Escrituras se na mão, e descobrir-lhes o quê e de que maneira, a
vinda do Anticristo é, em que ocasião e em que tempo que implora um
será revelada, e de onde e de que eu tribo (ele virá), e que seu
nome é, que é indicado pelo número na Escritura, e como ele deve
trabalhar de erro entre as pessoas, reunindo-os das extremidades da
terra, e (como) suscitará a tribulação e perseguição contra os
santos e como ele deve glorificar a si mesmo como Deus, e que seu fim
será, e como o súbito aparecimento do Senhor será revelada, o céu
de espuma, e que a conflagração do mundo inteiro devem ser, e que o
glorioso reino celestial e dos santos é para ser, quando eles reinam
juntamente com Cristo, e que o castigo dos ímpios pelo fogo.
6.
Agora, como nosso Senhor Jesus Cristo, que também é Deus, foi
profetizado sob a figura de um leão, por conta de sua realeza e
glória, da mesma forma que as Escrituras também outrora falado do
Anticristo como um leão, por conta de sua tirania e da violência.
Para o enganador procura tornar-se semelhante em todas as coisas que
o Filho de Deus. Cristo é um leão, que o Anticristo é também um
leão; Cristo é um rei, para que o Anticristo é também um rei. O
Salvador manifestou-se como um cordeiro, assim também ele, da mesma
maneira, vai aparecer como um cordeiro, mas dentro ele é um lobo. O
Salvador veio ao mundo na circuncisão, e ele virá da mesma maneira.
O Senhor enviou os apóstolos entre todas as nações, e ele da mesma
forma envia falsos apóstolos. O Salvador reuniu as ovelhas que
estavam dispersos, e de igual maneira vai reunir um povo que está
espalhado no exterior. O Senhor deu um selo para aqueles que
acreditaram nele, e ele lhe dará uma mesma maneira. O Senhor
apareceu em forma de homem, e ele também vai vir na forma de um
homem. O Salvador levantou e mostrou a sua carne como um templo
santo, e ele vai levantar um templo de pedra em Jerusalém. E suas
artes sedutoras que deve mostrar no que segue. Mas para o presente,
vamos voltar à questão na mão.
7. Agora, o Jacó abençoou
a fala para o seguinte efeito em suas bênçãos, testemunhando
profeticamente de nosso Senhor e Salvador: "Judá, deixe os teus
irmãos, louvar-te: a tua mão será sobre o pescoço de teus
inimigos, os filhos de teu pai se inclinarão diante de ti. Judá é
um leãozinho: a partir do broto, meu filho, tu subiu: ele
abaixou-se, ele deita como um leão, e como um leãozinho; quem o
despertará Um governante não se apartará de Judá, nem um? líder
de suas coxas, até que ele venha para o qual está reservada, e ele
deve ser a expectativa das nações Encadernação sua bunda para a
videira, e filho da sua jumenta à tendril videira;. lavará as suas
vestes no vinho, ea sua roupas no sangue das uvas. Seus olhos devem
ser alegre como o vinho, e os dentes são mais brancos do que o leite
".
8. Sabendo, então, como eu, como explicar essas
coisas em detalhe, eu julgo certo momento para citar as próprias
palavras. Mas desde que as expressões próprias nos impelem a falar
deles. Não vou deixar de fazê-lo. Pois estas são as coisas
verdadeiramente divina e gloriosa, e as coisas bem calculado para
benefício da alma. O profeta, ao utilizar a expressão, um
leãozinho, significa aquele que nasceu de Judá e de David segundo a
carne, que não foi feito na verdade da descendência de Davi, mas
foi concebido pelo (poder do) Espírito Santo, e saiu da parte aérea
da terra santa. Pois Isaías diz: "Porque brotará um rebento da
raiz de Jessé, e uma flor brotará dele." Aquilo que é chamado
por Isaías uma flor, Jacob chama um tiro. Por princípio, ele
lançava e, em seguida ele floresceu no mundo. E a expressão ",
ele abaixou-se, ele deita como um leão, e como um leãozinho",
refere-se a dormir a três dias (morte, curral) de Cristo, como
também Isaías diz: "Como é Sion fiéis se tornar uma
prostituta assassinos, mas agora ";! que estava cheio de juízo;
em que a justiça apresentada (expressa). E Davi diz no mesmo
sentido: "Eu me deitei (expressa) e dormia, eu acordei, porque o
Senhor vai me sustentar"; em que as palavras que ele aponta para
o fato de seu sono e ressuscitando. E Jacó disse: "Quem deve
despertá-lo?" E isso é exatamente o que David e Paulo se
referem, como quando Paulo diz, "e Deus Pai, que o ressuscitou
dentre os mortos".
9. E ao dizer: "Um governante não
se apartará de Judá, nem o líder de suas coxas, até que ele venha
para o qual está reservada, e ele deve ser a expectativa das
nações", ele se refere ao cumprimento (de que a profecia) para
Cristo. Pois Ele é a nossa expectativa. Para nós esperamos que ele,
(e) pela fé, contemplá-Lo como Ele vem do céu, com poder.
10.
"Ele amarrará o seu burro a uma videira:" o que significa
que Ele une o seu povo da circuncisão com o Seu próprio chamado
(vocação). Pois ele foi a videira. "E filho da sua jumenta à
videira gavinha:" que denota o povo dos gentios, como ele chama
a circuncisão ea incircuncisão até uma fé.
11. "Ele
lavará as suas vestes no vinho", isto é, de acordo com que a
voz do Pai que desceu pelo Espírito Santo no Jordão. "E as
suas vestes no sangue da uva". No sangue do que de uva, então,
mas apenas a sua carne, que foi pendurado na árvore como um cacho de
uvas? - De cuja equipa também fluiu duas correntes, de sangue e
água, em que as nações são lavadas e purificadas, que (nações),
que pode ser suposto ter como um manto sobre ele.
12. "Seus
olhos alegre com o vinho." E o que são os olhos de Cristo, mas
os profetas abençoados, que previu no Espírito, e anunciou de
antemão, os sofrimentos que Ele estava a acontecer, e se alegra em
vê-lo no poder com os olhos espirituais, sendo fornecida (por
vocação) pelo palavra Si mesmo e Sua graça?
13. E ao dizer:
"E os dentes dele (deve ser) mais branco do que o leite",
ele se referiu aos mandamentos que procedem da boca santa de Cristo,
e que são pura (purificar) como o leite.
14. Assim fez as
escrituras pregar antes da hora de esse leão e do filhote de leão.
E, semelhantemente, também encontramos escrito sobre o Anticristo.
Para Moisés fala assim: "Dan é um filhote de leão, e ele
salta de Basã.". Mas que ninguém pode errar, supondo que isso
é dito do Salvador, deixá-lo assistir atentamente a questão.
"Dan", diz ele, "é um filhote de leão", e na
nomeação da tribo de Dan, ele declarou claramente a tribo da qual o
Anticristo é destinado a primavera. Porque, assim como Cristo brota
da tribo de Judá, para que o Anticristo é a mola da tribo de Dan. E
que o caso está assim, vemos também a partir das palavras de Jacó:
"Vamos Dan ser" uma serpente, deitado no chão, mordendo o
calcanhar do cavalo. " Qual é, então, é o significado da
serpente, mas o Anticristo, aquele enganador que é mencionado em
Gênesis, que enganou Eva e Adão suplantado ( pternisas , ferido de
calcanhar Adão)? Mas já que é necessário para provar esta
afirmação pelo testemunho suficiente, que não deve eximir-se da
tarefa.
15. Isso é em realidade fora da tribo de Dan, então,
que esse tirano e rei, que Judge Dread, que o filho do diabo, é
destinado a primavera e se verifique, o profeta, testemunha, quando
diz: "Dan julgará o seu povo , como (ele é) também uma tribo
de Israel. " Mas alguém pode dizer que isto se refere a Sansão,
que nasceu da tribo de Dan, e julgaram o povo 20 anos. Bem, a
profecia teve seu cumprimento parcial em Sansão, mas o seu
cumprimento integral é reservado para o Anticristo. Para Jeremias
também fala neste sentido: "De Dan estamos a ouvir o som da
rapidez dos seus cavalos:. Toda a terra treme ao som do relinchar, da
condução de seus cavalos" E outro profeta diz: ".. Ele
deve reunir toda a sua força, do oriente até ao ocidente Eles a
quem ele chama, e quem não chama, deve ir com ele Ele fará o mar
branco com as velas de seu navios, eo preto simples, com os escudos
de seus armamentos. E quem deve se opor a ele na guerra cairão à
espada. " Que estas coisas são, então, dito de ninguém, mas
que o tirano, e um sem-vergonha, e adversário de Deus, vamos mostrar
a seguir.
16. Mas Isaías também fala assim: "E virá
passar, que quando o Senhor cumpriu toda a sua obra no monte Sião e
em Jerusalém, Ele punirá (visita), a mente forte, o rei da Assíria,
e da grandeza (altura .) da glória de seus olhos Pois ele disse: Por
minha força vou fazê-lo, e pela sabedoria do meu entendimento que
irá remover os limites dos povos, e roubar-lhes a força, e eu farei
o habitado cidades tremer, e vai reunir o mundo inteiro em minhas
mãos como um ninho, e eu vou levantá-la, como os ovos que estão à
esquerda. E não há ninguém que devem fugir ou negar-me, e abrir a
boca e bate-papo. á o machado gloriar-se sem ele que corta com ele,
ou presumirá a serra em si, sem ele, que faz tremer (colhendo) é
como se deve levantar uma barra ou uma equipe, ea equipe deve
levantar-se:?. e, portanto, não Mas o Senhor enviar desonra para
honra tua, e em tua glória fogo ardente ardendo E a luz de Israel
será um fogo, e santificá-lo em chamas, e consumirá a floresta
como a erva "..
17. E novamente ele diz em outro lugar:
"Como o banho do exator cessaram, e como cessou o opressor Deus
quebrado o jugo dos governantes dos pecadores, Aquele que feria os
povos com furor, e com um acidente vascular cerebral incurável: Ele
que ataca . as pessoas com um curso incurável, que não poupou Ele
parou (descansou) confiança: a terra inteira mensagens com regozijo
As árvores do Líbano, alegrou-se de ti, e os cedros do Líbano,
(dizendo): Desde que tu previsto. , não é feller vêm contra nós
Inferno é movido por baixo de ti reunião:.. todos os poderosos, os
governantes da terra, estão reunidos - os senhores de seus tronos
todos os reis das nações, todos eles devem responder em conjunto, e
dirá: "E tu, também, a arte tomada como nós, e tu és contado
entre nós tua pompa é trazido para a terra, a tua grande alegria:
eles irão espalhar decomposição debaixo de ti, e os vermes são a
tua cobertura. . Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da alva!
Ele é derrubado no chão, que envia fora de todas as nações. E tu
dizer na tua mente, eu subirei ao céu, eu colocarei o meu trono
acima das estrelas do céu: Eu vou sentar-se sobre as altas montanhas
em direção ao norte: Subirei acima das nuvens: serei semelhante ao
Altíssimo Contudo, agora levado serás ao inferno, e os fundamentos
da terra. ! Os que te virem te perguntar sobre ti, e dirá: Este é o
homem que a terra animado, que fez tremer os reis, que fez o mundo
todo um deserto, e assolava as cidades, que não divulgaram os na
prisão. Todos os reis da terra se encontram em honra, cada um na sua
própria casa;. mas tu deve ser expulso pelos montes, como uma
carcaça repugnante, com muitos que caem, trespassado pela espada, e
indo para o inferno como uma roupa manchada de sangue não é puro,
por isso nem serás formosa (ou limpo), porque tu tens destruído a
minha terra, e mataram o meu povo: Tu não te respeitar, permanece
para sempre, uma semente maus filhos Prepare teu para abate, para..
os pecados de teu pai, que não subir, nem possuo a minha terra.
"
18. Ezequiel também fala dele no mesmo sentido, assim:
"Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e
disseste: Eu sou Deus, eu me sento no trono de Deus, no meio do mar;
mas tu és um homem, e não Deus, (embora) tens o teu coração como
o coração de Deus tu. Arte mais sábio que Daniel? As te sábio não
instruído na sua sabedoria? Com a tua sabedoria ou com tu tens
a tua compreensão obtido ? poder ti, e de ouro e prata nos teus
tesouros Pela tua grande sabedoria e pelo teu tráfego aumentou tens
o teu poder teu coração se elevou em teu poder Portanto assim diz o
Senhor Deus:?. Porquanto o teu coração como o coração de Deus:
eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, pragas das nações, e eles
devem tirar as suas espadas contra ti, e contra a formosura da tua
sabedoria, e será a tua beleza a nível de destruição, e eles te
farão descer , e tu morrerás da morte dos feridos no meio do mar
Dirás ainda antes que te matar, eu sou Deus Mas tu és um homem, e
não Deus, na mão dos que te ferir.? . Tu morrerás da morte dos
incircuncisos, pela mão dos estranhos;. pois eu o falei, diz o
Senhor "
19. Estas palavras, em seguida, sendo assim
apresentado, vamos observar um pouco em detalhes o que Daniel diz em
suas visões. Para se distinguir os reinos que estão a subir, depois
destas coisas, ele mostrou também a vinda do Anticristo no fim dos
tempos ea consumação de todo o mundo. A exposição da visão de
Nabucodonosor, então, ele fala assim: "Tu, ó rei, estavas
vendo, e eis uma grande estátua de pé diante de ti: o chefe dos
quais era de ouro fino, os braços e ombros de prata, o ventre e as
coxas de bronze, e as pernas de ferro, (e) os pés em parte de ferro
e parte de barro. viste, então, até que uma pedra foi cortada, sem
mãos e feriu a estátua nos pés que eram de ferro . e argila, e
quebrou-lhes um fim Então se o barro, o ferro, o bronze, a prata (e)
o ouro quebrado, e tornou-se como o joio do verão eira, ea força
(plenitude) do o vento os levou, e não havia achado lugar para eles.
E a pedra que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e
encheu toda a terra. "
20. Agora, se partimos próprias
visões de Daniel, também lado a lado com isso, teremos uma
exposição de dar os dois juntos, e devem (poder) mostram como
concordante com os outros são, e como verdadeiro. Para ele fala
assim: "Eu, Daniel viu, e eis que os quatro ventos do céu
agitavam o mar grande E quatro grandes animais, subiam do mar,
diferentes uns dos outros O primeiro (foi) como uma leoa, e tinha..
asas como de águia. vi até às suas asas foram arrancadas, e foi
levantado da terra, e posto em pé como um homem e coração de um
homem foi dada a ele. E eis que um segundo animal semelhante a um
urso, e foi feito ficar por um lado, e tinha três costelas na boca
dela. olhei, e eis que uma besta semelhante a um leopardo, e tinha
nas costas quatro asas de uma ave, e os animal tinha quatro cabeças
Depois disso, eu vi, e eis aqui o quarto animal, terrível e
espantoso, e muito forte;. tinha dentes de ferro e daws de bronze,
que devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que , e ele era
diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez
chifres eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro
chifre pequeno, e antes havia três dos primeiros chifres arrancados
pelo. raízes, e eis que neste chifre havia olhos, como os do homem,
e uma boca que falava grandes coisas ".
21. "Eu
continuei olhando, até os tronos foram instalados e um ancião de
dias se assentou; e Sua veste era branca como a neve, eo cabelo da
sua cabeça como a pura lã: seu trono era de chamas de fogo, suas
rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo corria diante dele milhares
Mil serviam, e dez mil vezes dez mil ficaram em torno dele:. a
sentença foi definida, e os livros foram abertos Vi, então, por
causa da voz das grandes palavras que o chifre. falou, até que o
animal foi morto e por tada, e seu corpo dado à queima de fogo. E o
domínio dos outros animais foi levado embora. "
22. "Eu
vi na visão noturna, e eis que um como o Filho do homem estava vindo
com as nuvens do céu, e veio ao Ancião de dias, e foi trazido para
perto diante dEle. E foi-lhe dado domínio, ea honra e, o reino, e
todos os povos, tribos e línguas o servirão: seu domínio é um
domínio eterno, que não passará, eo seu reino jamais será
destruído ".
23. Agora, desde que essas coisas, falou
que estão com um significado místico, pode parecer a alguns difícil
de entender, devemos reter nada montado para dar uma apreensão
inteligente deles para aqueles que são dotados de uma mente sã. Ele
disse, então, que uma "leoa veio do mar", e por que ele se
referia ao reino dos babilônios no mundo, que também era o chefe de
ouro com a imagem. Ao dizer que "não tinha asas como de águia",
ele quis dizer que o rei Nabucodonosor se levantou e foi exaltado
contra Deus. Então ele diz, "às suas asas foram arrancadas",
isto é, a sua glória foi destruído, pois ele foi expulso do seu
reino. E as palavras, "o coração do homem foi dada a ele, e
ele foi posto em pé como um homem", referem-se ao fato de que
ele se arrependeu e reconheceu-se a ser apenas um homem, e deu glória
a Deus.
24. Então, depois de a leoa, ele vê uma "segunda
besta semelhante a um urso", e que denotavam os persas. Para
depois os babilônios, os persas detinha o poder soberano e em
poupança que havia "três costelas na boca dela," ele
apontou para três nações, a saber, os persas e os medos e os
babilônios;. Qual também foram representada na imagem, a prata,
após o ouro. Em seguida (havia) "o terceiro animal, um
leopardo", o que significava que os gregos. Pois depois de os
persas, Alexandre da Macedônia obteve o poder soberano sobre Darius
subverter, como também é demonstrado pelo bronze com a imagem. E ao
dizer que tinha "quatro asas de ave", ele ensinou-nos mais
claramente como o reino de Alexandre foi dividido. Para nos falar de
"quatro cabeças", ele fez menção de quatro reis, viz.,
Aqueles que surgiram de que (reino). Para Alexander, quando morrer, o
seu reino dividido em quatro divisões.
25. Então ele diz:
"Um quarto animal, terrível e espantoso, que tinha dentes de
ferro e garras de bronze." E quem são esses, mas os romanos?
que (reino) se entende por ferro - o reino que já está
estabelecida, pois as pernas do que (imagem) eram de ferro. E depois
disto, o que resta, amados, mas os dedos dos pés da imagem, em que
parte é de ferro e parte de barro, misturados entre si?
E
misticamente pelos dedos dos pés ele quis dizer que os reis que
estão a surgir entre eles, como Daniel também diz (nas palavras),
"Eu considerei a besta, e eis que havia dez chifres para trás,
entre os quais se levantará outro (trompa), um ramo, e arrancar pela
raiz os três (que eram) antes dele. "
E sob este não
era nenhum significado que não o Anticristo, que também é próprio
para levantar o reino dos judeus. Ele diz que três chifres são
arrancados pela raiz por ele, viz., Os três reis do Egito e da Líbia
e Etiópia, que ele corta na matriz de batalha. E ele, depois de
conquistar o poder terrível sobre todos, sendo, no entanto, um
tirano, suscitará a tribulação e perseguição contra os homens,
exaltando-se contra eles. Para Daniel diz: "Eu considerava os
chifres, e eis que o chifre fazia guerra contra os santos, e
prevaleceu contra eles, até que o animal foi morto e pereceram, e
seu corpo foi dado à queima de fogo."
26. Depois de um
pouco de espaço a pedra cairá do céu, que fere a imagem e quebra
em pedaços, e subverte todos os reinos, e dá o reino dos santos do
Altíssimo. Esta é a pedra que se torna uma grande montanha e enche
toda a terra, dos quais Daniel diz: "Eu vi nas minhas visões
noturnas, e eis que um como o Filho do homem veio com as nuvens do
céu, e veio ao Ancião de dias, e foi trazido para perto diante dele
e foi-lhe dado domínio, e glória, eo reino, e todos os povos,
tribos e línguas o servirão. E o seu domínio é um domínio
eterno, que não passará, e Seu reino jamais será destruído. "
Ele mostrou todo o poder dado pelo Pai ao Filho, que é ordenado
Senhor das coisas no céu e na terra, e debaixo da terra, e Juiz de
todos: nos céus, porque ele nasceu, a Palavra de Deus, antes de
todos (as idades), e das coisas na terra, porque Ele se fez homem no
meio dos homens, para re-criar a nossa Adão através de Si mesmo, e
debaixo da terra, porque Ele também foi contado entre os mortos, a
pregação o Evangelho às almas dos santos, (e) pela morte de vencer
a morte.
27. Como estas coisas são, então, no futuro, e como
os dez dedos da imagem são equivalentes a (tantos) democracias, e os
dez chifres da quarta besta estão distribuídos por dez reinos,
vamos olhar para o assunto um pouco mais de perto, e considerar essas
questões como na luz clara de uma pesquisa pessoal.
28. A
cabeça de ouro da imagem e da leoa denotado os babilônios, os
ombros e os braços de prata, eo urso, representado os persas e os
medos; a barriga e coxas de bronze, eo leopardo, significava que os
gregos, que manteve a soberania de tempo de Alexandre; as pernas de
ferro, eo monstro horrível e terrível, expressa os romanos, que
detêm a soberania no presente; os dedos dos pés, que eram parte de
argila e ferro lado, e dez chifres, foram emblemas dos reinos que
ainda estão a subir, o outro chifre pequeno que cresce entre eles
significava o Anticristo em seu meio, a pedra que fere a terra e traz
julgamento sobre o mundo era o Cristo.
29. Essas coisas,
amados, nós damos a você com medo, e ainda prontamente, por conta
do amor de Cristo, que supera todas. Porque, se os profetas
abençoados que nos precederam não escolheu para anunciar essas
coisas, embora soubessem eles, abertamente e com coragem, para que
eles não devem inquietar a alma dos homens, mas lhes contou
misticamente em parábolas e enigmas, falando assim: "Aqui está
a mente que tem sabedoria, "quanto maior é o risco que corremos
em arriscar a declarar abertamente as coisas faladas por eles em
termos obscuros! Vejamos, portanto, a coisas que estão para
acontecer essa prostituta imunda, nos últimos dias, e (vamos
considerar) o quê e que tipo de tribulação é destinado a
visitá-la da ira de Deus antes do julgamento como uma garantia do
sua condenação.
30. Venha, então, benditos Isaías, surgem,
nos diga claramente o que profetiza tu que diz respeito à Babilônia
poderoso. Pois tu falar também de Jerusalém, ea tua palavra é
realizada. Pois tu falar ousadamente e abertamente: "Seu país
está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; vossa
terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada
como numa subversão de muitos estranhos à filha de Sião é deixada
como um arquivo. cabana na vinha, e como a choupana no pepinal, como
cidade sitiada ".
E depois? Não são essas coisas
acontecem? Não são as coisas anunciadas por ti cumprida? Não é o
seu país, a Judéia, desolado? Não é o lugar santo queimado com
fogo? Não são os seus muros derrubados? Não são as suas cidades
destruídas? Suas terras, não estranhos a devoram? Não os romanos
governar o país? E na verdade estas pessoas ímpias odiava ti, e não
vi pedaços de ti, e eles crucificaram Cristo. Tu mortos arte no
mundo, mas tu vives em Cristo.
31. Qual de vós, então, é
mais do que estimo-te? Contudo, Jeremias, também, é apedrejada.
Mas, se eu estima Jeremias, a maioria ainda Daniel também tem o seu
testemunho. Daniel, eu recomendo-te acima de tudo, mas John também
não dá falso testemunho. Com a forma como muitas bocas e línguas
que eu te louvo, ou melhor, a Palavra que falou em você! Morrestes
com Cristo, e vós viverão com Cristo. Ouvi, e regozijai-vos, eis as
coisas anunciadas por você ter sido cumpridas em seu tempo. Para
vistes estas coisas vos em primeiro lugar, e então vos proclamou-los
a todas as gerações. Ye ministrou os oráculos de Deus a todas as
gerações. profetas fostes chamados, para que sejais capazes de
salvar a todos. Pois então é um profeta de fato, quando, tendo
coisas dantes anunciaram a ponto de ser, ele pode posteriormente
mostrar que eles têm realmente aconteceu. Vós, os discípulos de um
mestre bom. Essas palavras me dirijo a você como se estivesse vivo,
e com o decoro. Para retendes já a coroa da vida e da imortalidade
que é que vos está reservada nos céus.
32. Fale comigo,
benditos Daniel. Dá-me plena certeza, peço-te. Profetiza sobre a
leoa na Babilônia, pois foste um cativo ali. Tu desdobrou o futuro
quanto o urso, pois tu ainda está no mundo, e te ver as coisas
acontecerem. Então tu dizes-me do leopardo, e onde podes saber isso,
pois tu és já se deslocou para teu repouso? Quem te encarregou de
anunciar essas coisas, mas Ele que te formou em (de) ventre de tua
mãe? Isso é Deus, tu dizes. Disseste de fato, e que não
falsamente. O leopardo tem surgido, o bode é chegado, ele feriu o
carneiro, ele quebrou seus chifres em pedaços, ele tem carimbado em
cima dele com os pés. Ele tem sido exaltado por sua queda; (a)
Quatro chifres surgiram sob essa. Alegra-te, Daniel abençoado! não
tens sido um erro: todas estas coisas têm que acontecer.
33.
Após este novo tens tu me falou do monstro horrível e terrível.
"Ele tinha dentes de ferro e garras de bronze, que devorava e
fazia em pedaços, e pisava aos pés dele." Já as regras de
ferro, já que subjuga e quebra tudo em pedaços, já que traz todos
os dispostos em sujeição; já vemos essas coisas de nós mesmos.
Agora, damos graças a Deus, sendo instruído por ti.
34. Mas
como a tarefa diante de nós estava a falar da prostituta, se tu
conosco, benditos Isaías.
Relembremos o que dizes sobre a
Babilônia. "Vem, senta em cima da terra, ó virgem filha de
Babilônia, sentar-se, ó filha dos caldeus;. Tu deixa de ser chamada
a tenra e delicada Pegue a pedra de moinho, farelo de moer, colocar
de lado, teu véu, raspar os cabelos grisalhos, fazer a nu as pernas
e passa os rios a tua vergonha deve ser descoberto, censura será a
tua visita:. Vou fazer justiça de ti, eu não vou mais te dou mais
para os homens como para o teu Redentor, (é) o Senhor. . dos
exércitos, o Santo de Israel é o seu nome: Assenta-te na compunção,
vai-te nas trevas, ó filha dos caldeus: tu não será mais chamado a
força do reino.
35. "Fiquei indignado com o meu povo,
tenho a minha herança poluído, tenho dado na tua mão:. E tu
mostrar-lhes sem misericórdia, mas em cima do antigo (os anciãos)
fizeste muito pesado o teu jugo E tu dizias, Serei uma princesa para
sempre: tu não colocar essas coisas para o teu coração, tu nem me
lembro o teu último Portanto agora ouve tu, que a arte delicada,
assentado que, confiantes de que a arte, que dizes no teu coração,
eu sou. , e não há outro, eu não ficarei viúva, nem conhecerei a
perda de filhos Mas agora essas duas coisas virão sobre ti num só
dia, a viuvez ea perda das crianças:. virão sobre ti de repente em
tua feitiçaria, na força dos teus muitos encantamentos
poderosamente, na esperança da tua prostituição. E tu dizias, eu
sou, e não há outro. E tua prostituição deve ser a tua vergonha,
porque tu dizias no teu coração, eu E estou a destruição virá
sobre ti, e tu não sabe (e haverá) um poço, e tu cheio para ele,..
e miséria cairá sobre ti, e não serás capaz de purificar-se; e
destruição virá sobre ti, e tu não sabe que estou agora com
encantos teus, e com a multidão das tuas feitiçarias, que tens
aprendido com a tua mocidade;. se é que serás capaz de ser
beneficiado Tu és cansado. Vamos nos teus conselhos dos astrólogos
do céu ficar e salvar-te;. deixar os astrólogos anunciar-te o que
virá sobre ti Eis que todos eles serão como gravetos para o fogo;.
Assim eles serão queimados, e eles serão não entregar a sua alma a
chama Porquanto brasas de fogo, sente-se sobre eles;.. assim será
para a tua ajuda és cansado com a mudança da tua mocidade homem se
extraviou (cada um) por si mesmo;. e não deve haver salvação para
ti. " Essas coisas não profetiza Isaías para ti. Vamos ver
agora se o João tem falado com o mesmo efeito.
36. Para ele
vê, quando na ilha de Patmos, uma revelação dos mistérios
terríveis, que ele narra livremente, e dá a conhecer aos outros.
Diga-me, bendito apóstolo João, e discípulo do Senhor, que tu vê
e ouve a respeito de Babilônia? Levanta-te, e falar, porque te
enviou também para o exílio. "E veio um dos sete anjos que
tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem cá, eu te
mostrarei até o julgamento da grande prostituta que está assentada
sobre muitas águas, com o qual os reis da terra se prostituíram, e
os habitantes da terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição
E ele me levou em espírito a um deserto. e vi uma mulher assentada
sobre uma besta escarlate, cheia de nomes de blasfêmia, com sete
cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de
escarlata, e adornada com ouro e pedras preciosas, e pérolas, com um
cálice de ouro na mão, cheia de abominações e da imundícia da
prostituição de a terra. na sua testa estava escrito o nome:
Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e
abominações da Terra.
37. "E eu vi a mulher estava
embriagada com o sangue dos santos, e com o sangue dos mártires de
Jesus: e quando eu a vi, admirei-me com grande admiração E o anjo
disse-me: Por que te admiras eu vou.? digo-te o mistério da mulher e
da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres A besta
que viste era e já não é;. e deve subir do abismo, e irá à
perdição , e os que habitam na terra se maravilha (cujo nome não
foi escrito no livro da vida desde a fundação do mundo), quando
virem a besta que era e não é, e ainda serão.
38. "E
aqui é a mente que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes,
sobre os quais se assenta a mulher E são também sete reis: cinco já
caíram, um existe, eo outro não vindes, e quando ele vem.. ele deve
continuar num curto espaço. E a besta que era e não é, (mesmo que
ele é o oitavo) e é dos sete, e vai à perdição. E os dez chifres
que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino como, mas
receberão poder como reis por uma hora com a besta Estes têm um
mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta "Estes
combaterão contra o Cordeiro, eo Cordeiro os vencerá, porque é o
Senhor.. dos senhores eo Rei dos reis, e os que estão com ele,
chamados, e eleitos, e fiéis.
39. "E ele disse-me: As
águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e
multidões, e nações, e línguas. E os dez chifres que viste, ea
besta, estes odiarão a meretriz, e desolada e nua, e comerão a sua
carne, ea queimarão no fogo. Porque Deus colocou em seus corações
para cumprir a Sua vontade, e acordar, e dar-vos o seu reino da
besta, até que as palavras de Deus devem ser cumpridos . E a mulher
que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.
40.
"Depois destas coisas vi outro anjo descer do céu, tendo grande
poder, ea terra foi iluminada com sua glória E ele clamou com voz
forte, dizendo: a grande Babilônia Caiu, caiu, e se tornou. morada
de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e esconderijo de
toda ave imunda e detestável. Porque todas as nações têm bebido
do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se
prostituíram com ela, e os mercadores da terra se enriqueceram com a
abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, dizendo: Sai
dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e
que não receberdes dos seus flagelos : para os seus pecados se
decompor até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela
l.
41. "Recompensa mesmo enquanto ela recompensado
(você), e dê um duplo-lhe duas vezes, conforme as suas obras: no
copo que ela encheu, preencher a sua dupla Quanto ela se glorificou,
e em delícias esteve, tanto de tormento e. tristeza lhe dar: ela diz
em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva e
não verei o pranto Assim virão as suas pragas em um dia, a morte,
eo pranto, ea fome, e ela será queimada. com o fogo, porque poderoso
é o Senhor Deus que a julga E os reis da terra, que se prostituíram
e viveram em delícias com ela, a chorarão, e sobre ela prantearão,
quando virem a fumaça do incêndio dela,. Estando de longe pelo
temor do seu tormento, dizendo: Ai, ai da grande cidade, Babilônia,
a poderosa cidade no uma hora veio o teu julgamento E os mercadores
da terra chorarão e se lamentarão sobre ela;!. porque ninguém
devem comprar mais as suas mercadorias. mercadorias de ouro, e prata,
pedras preciosas e de pérolas, e linho fino, de púrpura, de seda e
de escarlata, e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e
todos os vaso de madeira preciosíssima, de bronze, ferro e de
mármore, e canela e especiarias, e os odores, e pomadas, e incenso,
e vinho, azeite, flor de farinha e trigo, e gado, ovelhas e caprinos,
cavalos e carros, e escravos (corpos), e as almas dos homens. E os
frutos que a tua alma cobiçava foram-se de ti, e todas as coisas que
eram delicadas e suntuosas pereceram de ti, e tu encontrá-los não
mais em tudo. Os mercadores destas coisas, que foram por ela se
enriqueceram, ficarão de longe por medo do tormento dela, chorando e
lamentando, e dizendo: Ai, ai, a grande cidade, que estava vestida de
pedras de linho fino e púrpura, e escarlate, e adornada com ouro e
preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas
riquezas em nada. E cada comandante, e toda a empresa em navios, e
marinheiros, e como muitos como o comércio por mar, estavam de
longe, e gritou, quando viram a fumaça do incêndio dela, dizendo:
Que cidade é semelhante a esta grande cidade? E lançaram pó sobre
as suas cabeças, e clamavam, chorando e lamentando, dizendo: Ai! ,
ai, a grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que tinham
navios no mar por causa de sua gordura! pois numa hora foi
assolada.
42. "Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós,
anjos e apóstolos e profetas;. Porque Deus vindicou a vossa causa
contra ela E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e
lançou-a no mar, dizendo: Assim, com . A violência é a grande
cidade Babilônia ser derrubado, e devem ser encontrados mais nada E
a voz de harpistas e músicos, de flautistas e de trombeteiros, não
se ouvirá mais em ti, e nenhum artífice de qualquer arte que seja,
deve ser encontrada mais em ti, e ao som de uma pedra de moinho não
se ouvirá mais em ti, e à luz de uma vela não mais brilhará em
ti, e voz de noivo e de a noiva não se ouvirá mais em ti: porque os
teus mercadores eram os grandes da terra, porque pelas tuas
feitiçarias todas as nações foram enganadas E nela se achou o
sangue dos profetas e dos santos, e de tudo o que eram. mortos na
terra. "
43. Com respeito, então, ao julgamento em
particular os tormentos que estão para vir sobre ele nos últimos
tempos, pela mão dos tiranos que devem surgir, então, a declaração
mais clara foi dada nestas passagens. Mas ele se torna-nos mais
diligentemente para analisar e expor o período em que estas coisas
hão de acontecer, e como o pequeno chifre brotará em seu meio. Para
quando as pernas de ferro tenham emitido nos pés e dedos dos pés,
de acordo com a semelhança da imagem e que da besta terrível, como
foi mostrado no exemplo acima, (então será o tempo), quando o ferro
eo barro são se misturam. Agora, Daniel irá estabelecer este
assunto para nós. Pois ele diz: "E uma semana vai fazer uma
aliança com muitos, e será que no meio (metade) da semana o meu
sacrifício ea oblação cessarão." Por uma semana, por isso,
ele quis dizer na última semana, que será no final de todo o mundo
durante essa semana os dois profetas Enoque e Elias se até a metade.
Para eles pregam 1.260 dias vestidas de saco, proclamando
arrependimento ao povo ea todas as nações.
44. Porque, assim
como dois adventos de nosso Senhor e Salvador são indicadas nas
Escrituras, o que está sendo Sua primeira vinda na carne, que teve
lugar sem honra em razão de seu jogo ser em nada, como Isaías falou
daquele outrora, dizendo: "Nós viu, e ele não tinha parecer
nem formosura, mas sua forma era desprezado (e) rejeitou
(literalmente = deficiente), acima de tudo homens, um homem ferido e
familiarizado com a enfermidade do rolamento, (para o Seu rosto
estava afastado); Ele foi desprezado, e não estimado. " Mas Seu
segundo advento é anunciado como glorioso, quando vier do céu com o
exército de anjos, ea glória de seu Pai, como diz o profeta:
"Vereis o rei em sua glória", e "Eu vi um semelhante
o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, e veio ao Ancião de
dias, e ele foi levado para Ele. E havia lhe dado o domínio, ea
honra, a glória eo reino;. todas as tribos e línguas o servirão
Ele: Seu domínio é um domínio eterno, que não passarão ".
Assim também dois precursores foram indicados. O primeiro foi João,
filho de Zacarias, que apareceu em todas as coisas um precursor e
arauto do nosso Salvador, a pregação da luz celestial que apareceu
no mundo. Ele primeiro cumprido o curso de precursor, e que desde o
ventre de sua mãe, sendo concebido por Isabel, a fim de que a esses,
também, que são as crianças desde o ventre de sua mãe, ele
poderia declarar o novo nascimento, que devia ter lugar por amor
deles por o Espírito Santo e da Virgem.
45. Ele, ao ouvir a
saudação dirigida a Elisabeth, saltou de alegria no ventre de sua
mãe, reconhecendo a Palavra de Deus concebido no ventre da Virgem.
Depois disso ele veio para a frente pregando no deserto, pregando o
batismo de arrependimento para o povo, (e assim), anunciando
profeticamente salvação para as nações que vivem no deserto do
mundo. Depois disso, no Jordão, vendo a Salvador com seus próprios
olhos, ele aponta-Lo, e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo!" Ele também pregou primeiro aos de Hades,
tornando-se um precursor lá quando ele foi condenado à morte por
Herodes, que lá também que ele pode íntimo que o Salvador iria
descer para resgatar as almas dos santos das mãos da morte.
46.
Mas desde que o Salvador foi o início da ressurreição de todos os
homens, era cumprir que só o Senhor deve ressuscitar dos mortos, por
quem também a decisão é para entrar para o mundo inteiro, que os
que lutaram dignamente também pode ser coroada dignamente por Ele,
pelo ilustre árbitro, a saber, que o próprio primeiro realizado o
curso, e foi recebido no céu, e se assentou à mão direita de Deus
Pai, e está a manifestar-se novamente no final do mundo como juiz. É
uma coisa natural que Seus precursores deve aparecer em primeiro
lugar, como Ele diz em Malaquias e ao anjo: "Eu vos enviarei
Elias, o tisbita antes do dia do Senhor, o grande e glorioso dia,
vem, e ele converterá os corações dos pais aos filhos, e os
rebeldes à sabedoria dos justos, que eu não venha e fira a terra
completamente. " Estes, então, entra e proclamar a manifestação
de Cristo que é a do céu, e eles também deverão realizar sinais e
prodígios, a fim de que os homens podem ser confundidos e se virou
para o arrependimento pela sua maldade e impiedade superando.
47.
Para João diz: "E darei poder às minhas duas testemunhas, e
profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco."
Isso é a metade da semana, do qual falou Daniel. "Estas são as
duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Senhor da
terra E, se alguém vai machucá-los, o fogo sai da sua boca, e
devorará os seus inimigos;. E, se alguém lhes quiser fazer mal, ele
deve desta forma ser morto Estes têm poder para fechar o céu, para
que não chova nos dias da sua profecia;. e têm poder sobre as
águas, para transformá-las em sangue, e para ferir a terra com
todas as pragas quantas vezes quiserem. E quando acabarem o seu curso
e seu testemunho, "o que diz o profeta? "A besta que sobe
do abismo lhes fará guerra contra eles, e vencê-los e matá-los",
porque eles não vão dar glória ao Anticristo. Por isso se entende
pelo chifre pequeno que cresce. Ele, sendo agora exaltada no coração,
começa a se exaltar e glorificar a si mesmo como Deus, perseguindo
os santos e blasfemando contra Cristo, como diz Daniel, "Eu
considerava os chifres, e eis que, no chifre havia olhos, como os do
homem, e uma boca que falava grandes coisas, e ele abriu a boca para
blasfemar contra Deus.
E que fez nascer a guerra contra os
santos, e prevaleceu contra eles, até o animal foi morto, e morreu,
e seu corpo foi entregue para ser queimado. "
48. Mas,
como cabe a nós discutir este assunto da besta, mais exatamente, e
em particular a questão de como o Espírito Santo também
misticamente indicado o seu nome por meio de um número, vamos
proceder a declarar mais claramente o que dá em cima dele. João,
então fala assim:. "Vi ainda outra besta emergir da terra, e
tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como um dragão e
exerceu todo o poder da primeira besta, e ele fez a terra e os que
nela habitam adorem a primeira besta, cuja ferida mortal foi curada.
E fez prodígios, de modo que até fogo faz descer do céu à terra,
à vista dos homens, e engana os que habitam na a terra por meio dos
sinais que ele tinha poder para fazer, à vista da besta, dizendo aos
que habitam sobre a terra, que fizessem uma imagem à besta que
recebera a ferida da espada e vivia. E ele tinha poder para dar
fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e que
causam tantos os que não adorassem a imagem da besta deve ser morto.
E fez a todos, pequenos e grandes , ricos e pobres, livres e
escravos, a receber uma marca em sua mão direita ou na testa, e que
ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tivesse a marca,
o nome da besta ou o número do seu nome . Aqui está a sabedoria
Aquele que tem entendimento calcule o número da besta;. Porque, se é
o número de um homem, eo seu número é seiscentos e sessenta e seis
".
49. Até a besta, então, saindo da terra, ele quer
dizer o reino do Anticristo, e pelos dois chifres que ele quer dizer
ele eo falso profeta depois dele. E ao falar de "os chifres de
ser como um cordeiro", ele quer dizer que ele vai fazer-se como
o Filho de Deus, e pôs-se para a frente como rei. E os termos ",
ele falou como um dragão", significa que ele é um enganador, e
não verdadeiras. E as palavras ", exerceu todo o poder da
primeira besta antes dele, e fez a terra e os que nela habitam adorem
a primeira besta, cuja ferida mortal foi curada," significam
que, segundo o costume da lei de Augusto , pela qual o império de
Roma foi fundada, ele também vai dirigir e governar, sancionando
tudo por ele, e tendo maior glória para si mesmo.
Pois este é
o quarto animal, cuja cabeça foi ferido e curado novamente, em seu
ser quebrado ou até mesmo desonrado, e dividido em quatro coroas, e
então ele (o Anticristo) será com habilidade knavish curá-lo, por
assim dizer, e restaurá-lo . Por isso é que se entende pelo profeta
quando diz: "Ele vai dar fôlego à imagem, ea imagem da besta
vai falar." Para ele vai agir com vigor novamente, e provar
forte pela razão de as leis estabelecidas por ele, e ele fará com
que todos aqueles que não adorassem a imagem da besta para ser
condenado à morte. Aqui, a fé ea paciência dos santos vai
aparecer, pois ele diz: "E ele fará com que todos, pequenos e
grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receber uma marca em
sua mão direita ou na testa, que ninguém possa comprar ou vender,
senão aquele que tivesse a marca, o nome da besta ou o número do
seu nome ". Pois, estando cheio de astúcia, e exaltando-se
contra os servos de Deus, com a intenção de afligi-los e
persegui-los para fora do mundo, porque não dar glória a ele, ele
vai pedir incenso panelas para ser criado por todos os em toda parte,
que nenhum homem entre os santos podem ser capazes de comprar ou
vender sem primeiro sacrificando, para isso é o que se entende pela
marca recebidos com a mão direita. E a palavra - "em sua testa"
- indica que todos são coroados, e colocar uma coroa de fogo, e não
da vida, mas da morte. Pois no ibis sábio, também, fez Antíoco
Epifânio, rei da Síria, descendente de Alexandre da Macedônia,
aplicar medidas contra os judeus. Ele, também, na exaltação do seu
coração, emitiu um decreto na época, que "todos devem criar
santuários antes de suas portas, e do sacrifício, e que devem
marchar em procissão em honra de Dionísio, acenando com grinaldas
de hera; "e que aqueles que se recusavam a obediência deve ser
condenado à morte por estrangulamento e tortura. Mas ele também
conheceu sua recompensa devida às mãos do Senhor, justo juiz e tudo
buscando a Deus, porque ele morreu comido por vermes. E se alguém
deseja saber em que mais precisa, ele vai encontrá-lo registrado nos
livros dos Macabeus.
50. Mas agora vamos falar do que está
diante de nós. Para essas medidas, ele irá, também, planejar,
buscando a afligir os santos em todos os sentidos. Para o profeta e
apóstolo diz: "Aqui está a sabedoria, Aquele que tem
entendimento calcule o número da besta, pois é o número de um
homem, eo seu número é seiscentos e sessenta e seis." No que
diz respeito ao seu nome, ele não está em nosso poder para explicar
exatamente, como o bem-aventurado João entendeu e foi instruído
sobre isso, mas apenas para dar uma conta conjectural dele, pois
quando ele aparece, uma das agraciadas nos mostrará o que buscamos
conhecer. No entanto, na medida em que a nossa apreensão duvidoso da
questão vai, podemos falar. Muitos nomes de fato encontramos, as
letras, que são o equivalente a este número: como, por exemplo, a
palavra Titan, um nome antigo e notável, ou Evanthas, pois também
faz o mesmo número, e muitos outros que possam ser encontrado. Mas,
como já dissemos, a ferida da primeira besta foi curada, e ele (a
segunda besta) foi para fazer a imagem falar, isto é, ele deve ser
poderoso, e isso é evidente para todos que aqueles que actualmente
ainda detêm o poder são latinos. Se, então, ter o nome como o nome
de um único homem, torna-se latinos. Por isso não devemos dar-lhe
para fora como se esta fosse, certamente o seu nome, nem tampouco
ignorar o fato de que ele não pode ser de outra forma designados.
Mas, tendo o mistério de Deus em nosso coração, nós devemos, de
medo para manter fielmente o que foi dito pelos profetas nos
abençoou, de modo que, quando essas coisas acontecerem, podemos
estar preparados para eles, e não enganado. Para quando o avanço
vezes, também ele, de quem estas coisas são ditas, será
manifestado.
51. Mas não nos limitarmos a estas palavras e
argumentos por si só, com a finalidade de convencer aqueles que
gostam de estudar os oráculos de Deus, vamos demonstrar o assunto
por muitas outras provas. Para Daniel diz: "E estas devem
escapar de sua mão, Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom."
Amon e Moab, os filhos nascidos de Lot por suas filhas, e sua raça
sobrevive até hoje. E Isaías diz: "E eles voarão nas
embarcações de estranhos, saqueando o mar juntos, e (eles devem
estragar) os do oriente, e imporão as mãos sobre Moabe primeiro, e
os filhos de Amom, deve em primeiro lugar respeitá-las. "
52.
Naqueles tempos, então, ele se levantar e conhecê-los. E quando ele
suplantou três chifres dos dez na matriz de guerra, e tem suas
raízes fora estes, viz., Egito e Líbia e Etiópia, e tem o seu
espólio e armadilhas, e trouxe os chifres que ainda sofrem em
sujeição, ele começará a ser levantado no coração, e exaltar-se
contra Deus como mestre de todo o mundo. E sua primeira expedição
será contra Tiro e Berytus, eo território circunjacente. Para
storming essas primeiras cidades que ele vai golpear o terror nos
outros, como Isaías diz: "Envergonha-te, ó Sidom, o mar falou,
mesmo a força do mar falou, dizendo: eu não estivesse de parto, nem
dei à luz filhos ; nem me ama até os jovens, nem trazer virgens Mas
quando a notícia chegar ao Egito, a dor deve aproveitá-las para
Tiro "..
53. Essas coisas, então, serão, no futuro,
amados, e quando os três chifres são cortados, ele começará a
mostrar-se como Deus, como Ezequiel disse outrora: "Porque o teu
coração se elevou e disseste: , eu sou Deus. " E para o efeito
como Isaías diz: "E tu dizias no teu coração: eu subirei ao
céu, vou exaltar o meu trono acima das estrelas do céu: Eu serei
semelhante ao Altíssimo Contudo, agora tu deve ser trazido para
baixo. inferno (Hades), para as fundações da terra. " De igual
modo também Ezequiel: "Dirás ainda para aqueles que matar-te,
eu sou Deus Mas tu (deve ser) um homem, e não Deus?".
54.
Como sua tribo, então, e sua manifestação, e sua destruição,
foram definidos nestas palavras, e como seu nome também tem sido
indicada misticamente, vamos olhar também a sua ação. Para ele vai
convocar todas as pessoas para si mesmo, de cada país da dispersão,
tornando-o seu, como se fossem seus próprios filhos, e se compromete
a restaurar o seu país, e criar novamente seu reino e nação, a fim
de que ele pode ser adorado por eles, como Deus, como diz o profeta:
"Ele vai recolher todo o seu reino, desde o nascer do sol até à
sua configuração:. aqueles a quem ele chama e que ele não convoca
marcharão com ele" E Jeremias fala dele, assim, uma parábola:
"A perdiz chorei, (e) reuniu o que ele não chocam, fazendo-se
riqueza, sem julgamento: no meio de seus dias as deixará, e no seu
fim será um tolo. "
55. Não vai ser prejudicial,
portanto, para o curso de nossa argumentação presente, se explicar
a arte dessa criatura e mostrar que o profeta não fala sem um
propósito no uso da parábola (ou semelhança) da criatura. Porque,
assim como a perdiz é uma criatura vaidoso, quando se vê perto da
mão do ninho de perdiz com uma outra jovem na mesma, e com a
mãe-pássaro afastado na asa em busca de comida, ela imita o grito
da ave, e chama o jovem para si, e eles, levando-o para ser seu
próprio pai, para correr. E isso encanta-se orgulhosamente na
frangas estrangeiro como no seu próprio. Mas quando o rendimento
real do pássaro-mãe, e chama-os com o seu próprio grito familiar,
os jovens reconhecem-la, e abandonar o enganador, e valer-se para o
pai real. Essa coisa, então, o profeta tem adotado como um símile,
aplicando-o em uma maneira similar ao Anticristo. Para ele a
humanidade vai atrair para si mesmo, querendo ganhar a posse daqueles
que não são seus, e livramento promissor para todos, enquanto ele é
incapaz de salvar-se.
56. Ele, então, tendo reunido a si
mesmo e aos incrédulos por todo o mundo, vem em sua chamada para
perseguir os santos, os seus inimigos e antagonistas, como o apóstolo
e evangelista diz: "Havia em certa cidade um juiz que não temia
a Deus, nem respeitava os homens e não havia uma viúva na cidade,
que veio a ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário e
ele não teria um tempo para:. mas depois disse consigo: Ainda que
não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva
me incomoda, vou vingar dela. "
57. Até o juiz injusto,
que não teme a Deus, nem respeita o homem, ele quer dizer, sem
dúvida, o Anticristo, pois ele é um filho do diabo e um navio de
Satanás. Pois, quando ele tem o poder, ele vai começar a exaltar-se
contra Deus, nem em verdade temente a Deus, nem em relação ao Filho
de Deus, que é o Juiz de todos. E ao dizer que não era uma viúva
na cidade, ele se refere a Jerusalém em si, que é uma viúva de
fato, abandonado por sua perfeita, cônjuge celestial, Deus. Ela o
chama de seu adversário, e não seu Salvador, porque ela não
entende o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Porque eles não
obedeceram à verdade, um espírito do erro, em seguida, falará a
este povo ea Jerusalém." E Isaías também para o efeito como:
"Porquanto o povo se recusa a beber a água de Siloé que sobe
suavemente, mas escolhe ter filho Rasin e Romeliah como rei sobre
vós, pois, eis que o Senhor fará vir sobre você a água da rio,
forte e cheia, até mesmo o rei da Assíria ". Pelo rei que
significa metaforicamente o Anticristo, como também um outro profeta
diz: "E este homem é a paz de mim, quando os assírios virão
para cima em sua terra, e quando pisar em suas montanhas."
58.
E no modo como Moisés, sabendo de antemão que as pessoas iriam
rejeitar e repudiar o verdadeiro Salvador do mundo, e participar com
o erro e escolher um rei terreno, e definir o Rei celestial em nada,
diz: "Não é este o previsto até na loja comigo, e selado nos
meus tesouros? No dia da vingança eu recompensarei (eles), e no
momento em que seu pé não resvalarão. " Eles fizeram slide,
portanto, em todas as coisas, como eles foram encontrados para estar
em harmonia com a verdade em nada: nem no que se refere a lei, porque
eles se tornaram transgressores, nem no que diz respeito aos
profetas, porque eles cortaram mesmo os próprios profetas; nem no
que diz respeito a voz do Evangelho, porque eles crucificaram o
próprio Salvador, nem em acreditar que os apóstolos, porque eles
perseguiam. Em todas as vezes que eles se mostraram inimigos e
traidores da verdade, e foram encontrados para ser inimigos de Deus,
e não amantes de Deus, e como eles serão, em seguida, quando
encontram oportunidade: para, estimulando-se contra os servos de
Deus, eles procurará obter a vingança pela mão de um homem mortal.
E ele, estando cheio de orgulho por sua subserviência, vai começar
a enviar missivas contra os santos, comandando a cortá-los todos
fora em toda parte, em razão da sua recusa em reverência e culto
como Deus, conforme a palavra de Isaías: "Ai as asas dos navios
da terra, além dos rios da Etiópia: (ai dele) que envia garantias à
beira-mar, e as cartas de papiro (sobre a água; para mensageiros
ágeis irão) a uma nação ansiosa e expectante, e um povo estranho
e amargo contra eles, uma nação sem esperança e pisada ".
59.
Mas temos esperança de que o Filho de Deus são perseguidos e
oprimidos por aqueles infiéis. Para as asas dos navios são as
igrejas, eo mar é o mundo, no qual a Igreja é definida, como um
navio lançado no abismo, mas não destruído, pois ela tem com o seu
piloto hábil, Cristo. E ela tem no meio dela também o troféu (que
é erguido) sobre a morte, pois ela carrega consigo a cruz do Senhor.
Por sua proa é o leste, e sua popa é a oeste, e ela espera é do
sul, e seu perfilhos são os dois Testamentos, e as cordas que
esticam ao seu redor são o amor de Cristo, que liga a Igreja, e na
net que ela carrega com ela é a camada da regeneração, que renova
a crer, onde também são essas glórias. Como o vento do Espírito
está presente do céu, pelo qual aqueles que acreditam que são
vedados: ela também tem âncoras de ferro que acompanha o seu saber,
os santos mandamentos de Cristo, que são fortes como o ferro.. Ela
também navegantes à direita e à esquerda, como assessores os
santos anjos, pelo qual a Igreja é sempre governada e defendida. A
escada em sua liderança até o sailyard é um símbolo da paixão de
Cristo, que leva os fiéis para a subida do céu. E o top-velas em
cima no alto do quintal são a companhia dos profetas, mártires e
apóstolos, que tenham entrado em seu descanso no reino de
Cristo.
60. Agora, a respeito da aflição da perseguição
que está a cair sobre a Igreja do adversário, João também fala
assim: "E vi um sinal grande e admirável sinal no céu: uma
mulher vestida com o sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça
uma coroa de doze estrelas. E ela, com a criança, gritos, dores de
parto, sofrendo tormentos para ser entregue. E o dragão parou diante
da mulher que estava pronto para ser entregue, para devorar a criança
logo como nasceu e deu à luz um filho varão, que há de reger todas
as nações,.. eo filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono E
a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha o lugar preparado por
Deus, que deve alimentá-la há dias de um mil duzentos e sessenta. E
então, quando o dragão viu, ele perseguiu a mulher que dera à luz
o filho varão. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia,
que voasse para o deserto, onde é sustentada por um tempo, e tempos,
e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E o elenco serpente
(fora de sua boca água como um rio depois que a mulher, que ele
possa levá-la a ser levado pela corrente. E a terra ajudou a mulher,
e abriu a boca, e tragou o rio que o elenco do dragão) de sua boca.
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra com os santos
da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o
testemunho de Jesus ".
61. Pela mulher, em seguida,
vestida de sol ", ele quis dizer mais claramente a Igreja,
dotada wth a palavra do Pai, cujo brilho é superior ao dom e pela"
lua debaixo dos pés ", ele se referia a ela sendo adornada,
como a lua, com a glória celestial. E as palavras, "em cima de
sua cabeça uma coroa de doze estrelas", se referem aos doze
apóstolos, por quem a Igreja foi fundada. E esses ", ela, que
estava grávida, gritos, dores de parto, sofrendo tormentos para ser
entregue, "significa que a Igreja não deixará de ter no seu
coração a Palavra que é perseguido pelos incrédulos no mundo."
E deu à luz ", diz ele," um filho varão, que há de reger
todas as nações, "pelo qual se entende que a Igreja, sempre
trazendo Cristo, o homem perfeito filho de Deus, que é declarado
para ser Deus e homem, torna-se o instrutor de todas as nações e as
palavras." seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono
", significa que aquele que sempre nasce dela é um rei
celestial, e não um terreno, assim como Davi também declarou de
idade, quando ele disse:" Disse o Senhor ao meu Senhor:
Assenta-te à minha mão direita até que eu ponha os teus inimigos
por escabelo dos teus pés. "" E o dragão ", diz
ele," viu e perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. E
foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse
para o deserto, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade
de um tempo, fora da vista da serpente. "Isso se refere à uma
mil duzentos e sessenta dias (a metade da semana) durante o qual o
tirano é para reinar e perseguir a Igreja, que foge da cidade para
cidade, e procura esconder de carne no deserto entre as montanhas,
dotado de defesa que não as duas asas de grande águia, ou seja, a
fé de Jesus Cristo, que, estendendo suas mãos santas da árvore
sagrada, desdobrados duas alas, direita e esquerda, e chamou para si
todos os que acreditaram em Ele, e cobriu-os como a galinha os seus
pintos Porque pela boca de Malaquias, Ele também fala assim: ".
E vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, com cura
nas Suas asas".
62. O Senhor também diz: "Quando
virdes a abominação da desolação estar no lugar santo (quem lê,
entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes, e
deixá-lo que está sobre o telhado não vir para tirar suas roupas,
nem deixá-lo que está no campo não volte atrás a tirar alguma
coisa de sua casa e ai das que estiverem grávidas e das que
amamentarem naqueles dias, então haverá grande tribulação.! ,
como nunca houve desde o princípio do mundo. E se aqueles dias não
fossem abreviados, nenhuma carne será salvo. " E Daniel diz: "E
eles devem colocar a abominação da desolação, um dia mil,
duzentos e noventa. Bem-aventurado é aquele que espera e chega aos
mil 295 dias."
63.
E o bendito apóstolo Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, diz:
"Agora, nós vos rogamos, irmãos, sobre a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo e nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente
do vosso, ou ser incomodado, quer por espírito, quer por palavra,
nem por cartas, como de nós, como se o dia do Senhor está próximo
Ninguém se engane a você, por qualquer meio;. for (esse dia não
virá), sem que antes venha a apostasia , e que o homem do pecado
seja revelado, o filho da perdição, que se opõe e se exalta acima
de tudo que se chama Deus ou é objeto de adoração:. para que ele
se assenta no templo de Deus, mostrando-se que ele é Deus vos
lembreis não, que quando ainda estava convosco, eu vos dizia estas
coisas E agora vós sabeis o que o detém, para que pudesse ser
revelado em seu tempo o mistério da iniqüidade já opera;?. somente
aquele que agora resiste (vai deixar) , até que ele seja levado para
fora do caminho E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor
Jesus deve consumir com o espírito de Sua boca, eo destruirá com o
resplendor da Sua vinda:. (inclusive ele), cuja vinda é segundo a de
Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com
todo o engano da injustiça para os que perecem;. porque não
receberam o amor da verdade e por isso Deus lhes enviará a operação
do erro, que eles deveriam acreditar em uma mentira:. que todos eles
podem ser condenados os que não creram a verdade, mas tiveram prazer
na injustiça " E Isaías diz: "Deixe o ímpio ser cortado,
que ele não contemplar a glória do Senhor."
64. Essas
coisas, pois, sendo a acontecer, amados, e na semana que está sendo
dividido em duas partes, a abominação da desolação se manifestar,
então, e os dois profetas e precursores do Senhor de ter terminado o
seu curso, e todo o mundo finalmente se aproximar da consumação, o
que permanece, mas a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
desde o céu, para os quais vimos na esperança? que o levará a
conflagração e julgamento justo a todos os que se recusaram a crer
nEle.
Pois o Senhor diz: "E quando estas coisas começarem
a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças;. Para a
vossa redenção está próxima" "E não há um único
cabelo da vossa cabeça." "Porque, assim como o relâmpago
sai do oriente e brilha até o ocidente, assim será também a vinda
do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí as águias sejam
reunidos." Agora, a queda ocorreu no paraíso, Adão caiu para
lá. E Ele diz novamente: "Então, o Filho do Homem enviará os
seus anjos, e eles ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro
ventos do céu." E também Davi, ao anunciar profeticamente a
sentença e vinda do Senhor, diz: "Sua saída é desde o final
do céu, e seu circuito até o final do céu, e não há ninguém
escondido do seu calor. " Pelo calor, ele significa a
conflagração. E Isaías fala assim: "Vem, povo meu, entra tu
no teu aposento, (e), fechando a tua porta: esconde-te só por um
momento, até que a indignação do Senhor seja ultrapassado." E
Paulo nos mesmos moldes: "A ira de Deus se revela do céu contra
toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade de Deus
em injustiça."
65. Além disso, a respeito da
ressurreição e do reino dos santos, Daniel diz: "E muitos dos
que dormem no pó da terra se levantam, uns para a vida eterna, (e
outros para vergonha e desprezo eterno)." Isaías diz: "Os
homens mortos se levantarão, e os que estão em seus túmulos
ressuscitarão, pois o orvalho de ti é a cura para eles." O
Senhor diz: "Muitos naquele dia ouvirão a voz do Filho de Deus,
e os que a ouvirem viverão." E o profeta diz: "Desperta,
tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará".
E João diz: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na
primeira ressurreição. Sobre esses a segunda morte não tem poder"
Para a segunda morte é o lago de fogo que arde. E mais uma vez o
Senhor diz: "Então os justos resplandecerão como o sol, quando
resplandece na sua glória." E para os santos Ele vai dizer:
"Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que
vos está preparado desde a fundação do mundo." Mas o que Ele
diz para os ímpios? "Afasta de mim, malditos, para o fogo
eterno, preparado para o diabo e seus anjos, que meu Pai preparou."
E João diz: "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros,
os assassinos, os idólatras e todo aquele que faz e ama a mentira,
por sua parte é no inferno de fogo." E, semelhantemente, também
Isaías: "E sairão e verão os cadáveres dos homens que
prevaricaram contra mim E o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo
se apagará; e eles serão um espetáculo a todos. carne ".
66.
Quanto à ressurreição dos justos, Paulo também fala assim, por
escrito, aos Tessalonicenses: "Nós não teríamos que sejais
ignorantes acerca dos que já dormem, para que a tristeza não vos
como os outros que não têm esperança, se cremos que Jesus. morreu
e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os trará
com ele. Por isso, digo a vocês, pela palavra do Senhor, que nós,
os que estão vivos (e) permanecem até a vinda do Senhor, não
impedir que os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com a voz ea trombeta de Deus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estão vivos (e)
continuam a ser, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens,
ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o
Senhor ".
67. Essas coisas, então, tenho definido um
pouco antes de ti, ó Teófilo, atraindo-os a partir da Escritura em
si, a fim de que, mantendo-se na fé que está escrito, e antecipando
as coisas que estão a ser, tu poderás manter-te sem ofensa tanto
para Deus e diante dos homens ", procurando que a bendita
esperança ea manifestação de nosso Deus e Salvador", quando,
tendo levantado os santos entre nós, Ele vai se alegrar com eles,
glorificar o Pai. A Ele seja a glória pelos séculos sem fim das
eras. Amen.
FONTE: www.congregacaounitaristacasaverde.blogspot.com.br