sexta-feira, 29 de junho de 2012

A luz começa a brilhar - John Wycliff

Imagem cedida por: http://www.wycliffe.org/About/OurHistory/JohnWycliffe.aspx  
Introdução

“Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” 
(Sl 30.5). 

Depois das trevas, do medo e da perseguição, chega o alívio com os primeiros raios de luz. A Bíblia, escondida na era das trevas, começar agora a aparecer. A bem sucedida participação na história da reforma de homens como Martinho Lutero e João Calvino, parece apagar um pouco da importante contribuição de John Wycliff e John Huss. Mas estes foram os precursores do movimento reformado. 

São chamados de pré-reformadores. Depois de uma época de descontentamento contra os abusos da Igreja Romana por toda a Europa, Deus, pela sua misericórdia, começa a levantar homens para fazer a Igreja de Cristo, a noiva, voltar a ser pura, santa e sem mancha. John Wycliff é chamado de a “Estrela d’alva da Reforma” por ser o primeiro instrumento usado por Deus a enfrentar o sistema papal antibíblica e as injustiças da Igreja Católica. Foi ele quem deu o “ponta-pé inicial” na emocionante história da volta da Igreja às Escrituras Sagradas. A presente lição pretende mostrar o valor do ensino Bíblico para a Igreja de Cristo e a importância de servos que se colocam como verdadeiras ferramentas na mãos do Senhor.

1. John Wycliff

A.        Um grande erudito

O que marcou a vida deste homem foi sua erudição e dedicação ao estudo da teologia. Nasceu em Hipswell, Yorkshire na Inglaterra, em 1329. Foi estudar em Oxford e logo se notabilizou por sua inteligência e erudição. Dominou a filosofia e os ensinos de Agostinho (ensinos que mais tarde influenciariam homens com Lutero e Calvino). Por ser um grande teólogo, tornou-se capelão do Rei da Inglaterra, Ricardo II. Nesta posição pôde fazer muito pela reforma de sua Igreja.

B.        A presença de Deus na História

Deus é o Senhor da História. Nela ele mostra o seu amor e cuidado pela Igreja. Estando numa posição de grande destaque, Wycliff pôde ter acesso ao Parlamento e traduzir a Vulgata (Bíblia em Latim) para o Inglês. Essa tradução foi de fundamental importância, tanto para a vida espiritual do povo, como também para o próprio inglês.

Como fez com a rainha Ester, Deus ainda hoje eleva homens e mulheres para posições de grande destaque, conforme seus soberanos propósitos, para o engrandecimento do seu nome e crescimento de sua Igreja. Vemos aqui a distinção entre o homem de Deus e o homem sem Deus – Wycliff usou sua autoridade para a glória de Deus, enquanto que o papa perdeu sua autoridade diante de Deus pois a usava para si próprio.

2. Ensinos Voltados para a Bíblia

Wycliff defendeu as seguintes idéias para obter a reforma da sua igreja:

A. Sobre a Bíblia

Wycliff ensinava que os concílios e a liderança da Igreja deveriam ser provados pelas Escrituras Sagradas. A palavra do papa e a tradição da igreja não poderiam ter uma autoridade de maior do que a da Bíblia. Para o reformador Inglês, a Bíblia é a única regra de fé e prática. Ela é suficiente pra suprir as necessidades da alma humana, sem que sejam necessárias as intervenções da Igreja e as mágicas de seus sacerdotes. Wycliff entendia também que as Sagradas Escrituras deveriam ser colocadas na mão do povo e não ficarem limitadas ao clero (liderança da Igreja).

B. Sobre o Papa e seus sacerdotes

Wycliff ensinava que os papas eram homens sujeitos ao erro e ao engano. Assim como dentro da Igreja de Cristo havia joio e o trigo, ser líder da igreja não era garantia de salvação, muito menos de perfeição. Ensinava que o ofício do papado era invenção do homem e não de Deus e que o papa seria o anticristo se não seguisse fielmente os ensinamentos de Cristo. Censurou monges quanto à preguiça e ignorância deles no que dizia respeito ao estudo das Escrituras.

C. Sobre a Ceia

Segundo a Igreja Católica Romana, no momento da ceia o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Este dogma é chamado de transubstanciação. Wycliff declarou que esta doutrina era antibíblica, pois Cristo está presente nos elementos de forma espiritual e não física.

O historiador E.E.Cairns diz que “se a idéia de Wycliff fosse adotada, significaria que o sacerdote não mais reteria a salvação de alguém por ter em suas mãos o corpo e o sangue de Cristo na comunhão”

Com sua inteligência e posição dadas por Deus, a pregação de Wycliff começava a ser ouvida nos mais distantes cantões da Inglaterra, chegando a atravessar o mar em direção ao continente. Muitas pessoas devem ter recebido seus ensinos ou ganhado uma Bíblia na sua própria língua conhecendo assim a vontade de Deus para suas vidas.

3. Influência que Atravessou Fronteiras

A. Os lolardos

Para que o ensino bíblico fosse transmitido por toda Inglaterra, Wycliff fundou um grupo de pregadores leigos, os quais receberam o nome de Lolardos. O trabalho de expansão deu certo, mas o papa não gostou. Em um decreto², a Igreja condenou os Lobardos à pena de morte. Apesar disto, Deus não permitiu que nenhum desses pregadores fossem mortos.

B. Os boêmios

Estudantes da região da Boêmia, no centro da Europa, foram para Oxford e lá tiveram contato com os escritos de Wycliff e com alguns dos Lolardos. Ao regressarem para a sua terra, os boêmios levaram as novas informações e ensinos que acabaram influenciando aquele que seria um outro grande reformador, John Huss.

Ao tomar os primeiros contatos com os escritos de Wycliff, Huss escreve na margem de seus papéis: “Wycliff, Wycliff, você vai virar muitas cabeças”. Anos mais tarde, Huss teria sido acusado pela Igreja de Wicliffismo.

A história nos mostra que Deus vai espalhando sua semente. Assim como na Igreja Primitiva, crentes foram influenciando pessoas, autoridades e até reis, a ponto de ocupar todo o mundo. Temos a Bíblia em nossas mãos hoje porque servos e servas de Deus se dedicaram para isto. A mensagem continua viva. Será que a Igreja tem influenciado? O Evangelho de Cristo tem de fato sido pregado?

4. Condenado Depois de Morto

Próximo aos 55 anos de idade, Wycliff sofreu um derrame e morreu. Passados 30 anos, o Concílio de Constança, convocado pelo papa João XXIII, reuniu-se em 1415 e, sob a condenação de heresia, decidiu exumar o corpo de Wycliff e queimá-lo em praça pública.

Como pode-se observar, o poder arbitrário tomou conta da Igreja. Absurdos como a punição de um homem depois de morto e outros mais preencheram a sua história.

Mas tudo isso não foi suficiente para calar a voz do Evangelho. O clero não percebeu que estava lutando contra o próprio Deus.

Conclusão

Vimos que a escuridão da Idade Média começa a ser vencida pelos primeiros raios de luz de manhã. Deus prepara um homem, coloca-o numa posição de influência e autoridade e começa a trazer a Igreja de volta para o seu noivo.

John Wycliff envolve-se numa batalha de fé pela Verdade das Escrituras, coloca a Bíblia na mão do povo, ensina-a e tenta tirar este povo das mãos daqueles que exploravam suas vidas. Morre, mas deixa uma mensagem viva, um exemplo de luta pelo Evangelho.

Certo autor escreveu que a luta dos pré-reformadores terminou com insucesso. Entretanto, devemos crer que a perseguição e morte de homens com Wycliff e Huss não foram empreendimentos frustrados, e sim o plano soberano de Deus abrindo caminho para acontecimentos maiores. Anos mais tarde os reformadores levantaram a bandeira da “Sola Scriptura”, em favor da suficiência e autoridade exclusiva da Palavra de Deus sobre qualquer dogma ou direção humana. A semente do ensino de Wycliff e Huss estava lá e, até hoje, dá os seus frutos.

A presente lição serve como um alerta para a Igreja de hoje. Os crentes devem viver uma vida santa e, ao mesmo tempo, devem estar prontos para reformar a igreja sempre que ela se afastar do ensino bíblico. Agindo assim seremos encontrados por Deus fiéis.
Quão disposto você está a sacrificar sua vida por amor ao Evangelho?

FONTE: www.ocalvinismo.com

A Piedade e a Igreja

              Extraído do site: www.credomag.com


Dr. Joel Beeke

pietas de Calvino não subsistia à parte das Escrituras ou da igreja. Pelo contrário, era fundamentada na Palavra e nutri­da na igreja. Embora tenha rompido com o absolutismo da Igreja de Roma, Calvino tinha um elevado ponto de vista sobre a igreja. "Se não preferimos a igreja a todos os outros objetos de nosso in­teresse, somos indignos de ser contados como membros da igreja", ele escreveu.

Agostinho dissera: "Aquele que se recusa a ter a igreja como sua mãe não pode ter a Deus como seu Pai”. Calvino acrescentou: "Não há outra maneira de entrarmos na vida, se esta mãe não nos conce­ber em seu ventre, der-nos à luz, alimentar-nos em seu seio e, por último, não nos manter sob os seus cuidados e orientação, até que, despidos desta carne mortal, nos tornemos como os anjos". À parte da igreja, há pouca esperança de perdão dos pecados ou salvação, Calvino escreveu. Sempre é desastroso deixar a igreja.1

Calvino ensinava que os crentes estão enxertados em Cristo e sua igreja, pois o crescimento espiritual ocorre na igreja. A igreja é a mãe, educadora e nutridora de todo crente, visto que o Espírito Santo age na igreja. Os crentes cultivam a piedade por meio do Espí­rito Santo mediante o ministério de ensino da igreja, progredindo da infância espiritual à adolescência e à maturidade em Cristo. Eles não se graduam na igreja enquanto não morrem.2 Essa educação vitalícia é oferecida numa atmosfera de piedade genuína, uma at­mosfera na qual os crentes cuidam uns dos outros em submissão à liderança de Cristo.3 Essa educação encoraja o desenvolvimento dos dons e do amor uns dos outros, uma vez que somos "constrangidos a receber dos outros".4

crescimento na piedade é impossível sem a igreja, porque a piedade é fomentada pela comunhão dos santos. Na igreja, os cren­tes "se unem uns aos outros na distribuição mútua dos dons". 5 Cada membro tem o seu próprio lugar e dons para serem usados no corpo.6Idealmente, todo o corpo usa esses dons em simetria e propor­ção, sempre reformando e desenvolvendo em direção à perfeição.7

A PIEDADE DA PALAVRA
A Palavra de Deus é central ao desenvolvimento da piedade no crente. A piedade genuína é uma "piedade da Palavra". O modelo relacional de Calvino explica como.

A verdadeira religião é um diálogo entre Deus e o homem. A parte do diálogo que Deus inicia é a revelação. Nisso, Deus vem ao nosso encontro, fala conosco e se nos torna conhecido na pre­gação da Palavra. A outra parte do diálogo é a resposta do homem à revelação de Deus. Essa resposta, que inclui confiança, adoração e temor reverente, é o que Calvino chama depietas. A pregação da Palavra nos salva e nos preserva, enquanto o Espírito nos capaci­ta a apropriar-nos do sangue de Cristo e responder-Lhe com amor reverente. Por meio da pregação de homens dotados de poder pelo Espírito Santo, "a renovação dos santos se realiza, e o corpo de Cris­to é edificado", disse Calvino.8

A pregação da Palavra é o nosso alimento espiritual e o remédio para nossa saúde espiritual. Com a bênção do Espírito, os pastores são médicos espirituais que aplicam a Palavra à nossa alma, assim como os médicos terrenos aplicam remédio ao nosso corpo. Com a Palavra, esses médicos espirituais diagnosticam, prescrevem re­médios e curam doenças espirituais naqueles que estão contami­nados pelo pecado e pela morte. A Palavra pregada é um instru­mento para curar, limpar e tornar frutífera nossa alma propensa a enfermidades.9 O Espírito, ou "o ministro interior", desenvolve a piedade usando o "ministro exterior" na pregação da Palavra. Con­forme disse Calvino, o ministro exterior "proclama a palavra falada, e esta é recebida pelos ouvidos", mas o ministro interior "comunica verdadeiramente a coisa proclamada... que é Cristo".10

Para desenvolver a piedade, o Espírito usa não somente o evan­gelho para produzir fé no profundo da alma dos seus eleitos, como já vimos, mas também a lei. A lei promove a piedade de três maneiras:

1. A lei restringe o pecado e promove a justiça na igreja e na socie­dade, impedindo que ambas cheguem ao caos.

2. A lei disciplina, educa, convence e nos move de nós mesmos para Jesus Cristo, o fim e o cumpridor da lei. A lei não pode nos levar a um conhecimento salvifico de Deus em Cristo. Pelo contrário, o Espírito Santo usa a lei como um espelho para nos mostrar nossa culpa, nos privar da esperança e trazer-nos ao arrependimento. Ela nos conduz à necessidade espiritual que gera a fé em Cristo. Esse uso convencedor da lei é essencial à pie­dade do crente, pois impede a manifestação da justiça própria, que é inclinada a se reafirmar até no mais piedoso dos santos.

3. A lei se torna a norma de vida para o crente. "Qual é a norma de vida que Deus nos outorgou?" Calvino pergunta no catecismo de Genebra. E responde: "A sua lei". Posteriormente, Calvino disse que a lei "mostra o alvo que devemos ter em vista, o objetivo que devemos perseguir; e que cada um de nós, de acordo com a medida de graça recebida, pode se esforçar para estruturar sua vida em harmonia com a mais elevada retidão e, por meio de es­tudo constante, avançar cada vez mais, ininterruptamente.ll

Calvino escreveu a respeito do terceiro uso da lei na primeira edição de suas Institutas: "Os crentes... se beneficiam da lei porque dela aprendem mais completamente, cada dia, qual é a vontade do Senhor... Isto é como se um servo, já preparado com total disposi­ção de coração para se recomendar ao seu senhor, tivesse de des­cobrir e considerar os caminhos de seu senhor, para se conformar e se acomodar a estes. Além disso, embora sejam impulsionados pelo Espírito e mostrem-se dispostos a obedecer a Deus, os crentes ainda são fracos na carne e prefeririam servir ao pecado e não a Deus. Para a nossa carne, a lei é como uma chicotada em uma mula ociosa e obstinada, uma chicotada que a faz animar-se, levantar-se e dispor-se ao trabalho".12

Na última edição das Institutas (1559), Calvino é mais enfático a respeito de como os crentes se beneficiam da lei. Primeiramente, ele diz: "Este é o melhor instrumento para os crentes aprenderem mais completamente, a cada dia, a natureza da vontade do Senhor, a qual eles aspiram, e para confirmá-Los no entendimento dessa vontade". Em segundo, a lei faz o servo de Deus, "por meio de me­ditação freqüente, ser despertado à obediência, ser fortalecido na lei e restaurado de um caminho de transgressão". Calvino conclui que os santos devem prosseguir desta maneira, "pois o que seria menos amável do que a lei, com importunações e ameaças, atribular as almas com temor e as afligir com pavor?"13

O ponto de vista que considera a lei primariamente como um guia que estimula o crente a apegar-se a Deus e a obedecer-Lhe ilustra outra instância em que Calvino difere de Lutero. Para Lute­ro, a lei é primariamente negativa. Está ligada ao pecado, à morte e ao diabo. O interesse predominante de Lutero é o segundo uso da lei, o uso convencedor ― mesmo quando ele considerava o pa­pel da lei na santificação. Por contraste, Calvino entendia a lei como uma expressão positiva da vontade de Deus. Como disse John Hesselink: "O ponto de vista de Calvino podia ser chamado de deuteronômico, porque ele entendia que o amor e a lei não são contrários, e sim correlatos".14 Para Calvino, o crente segue a von­tade de Deus, não motivado por obediência obrigatória, e sim por obediência agradecida. Sob a tutela do Espírito, a lei produz grati­dão no crente; e esta conduz à obediência amorosa e à aversão ao pecado. Em outras palavras, para Lutero o propósito primordial da lei era ajudar o crente a reconhecer e confrontar o pecado. Para Calvino, o propósito primário da lei era levar o crente a servir a Deus motivado por amor.15

Extraído do livro Vencendo o Mundo, Joel Beeke, Editora FIEL, pgs. 53-57 ( E também no blog www.ospuritanos.blogspot.com)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hipólito de Roma- tratado sobre cristo e o anti-cristo

Imagem cedida do site: www.ecclesia.com.br
Amados, a tempos eu estava procurando a tradução deste famoso tratado da igreja primitiva e encontrei ele de forma completa em um determinado blog onde a tradução me parece ser a mais fiel em relação ao origial. É um texto apócrifo. Este tratato nos mostra alguns pontos importantes do pensamento da igreja primitiva em relação a doutrina das ultimas coisas.  espero que seja de grande valia para os amantes de escatologia como fonte histórica.  A paz para todos e bons estudos!

1. Como era seu desejo, meu amado irmão Teófilo, para ser bem informado sobre esses temas que eu coloquei sumariamente antes de você, eu pensei que direito de definir essas questões de investigação claramente diante de sua visão, tirando grande parte das Sagradas Escrituras se como a partir de uma fonte sagrada, de modo que você pode não só ter o prazer de ouvi-los sobre o testemunho dos homens, mas também pode ser capaz, examinando-as à luz (divina) da autoridade, para glorificar a Deus em tudo. Para isso será como uma fonte de certeza de decoração que você por nós para a sua jornada na vida presente, de modo que pelo argumento pronto aplicação coisas mal compreendido e apreendido pela maioria, você pode plantá-las no chão do seu coração, como em uma rica e solo limpo. Por estes, também, você será capaz de silenciar aqueles que se opõem e contradizer a palavra de salvação. Só ver que você não dá essas coisas para descrente e línguas blasfema, pois que há perigo comum. Mas concedo-lhes os homens piedosos e fiéis, que desejam viver santamente, e justa, com medo. Porque não é sem propósito que o apóstolo exorta abençoado Timóteo, e diz: "Ó Timóteo, guarda o que se compromete a tua confiança, evitando os falatórios profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; que alguns professos se desviaram a fé. " E ainda: "Tu, pois, meu filho, seja forte na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que ouviste de mim em muitas exortações, o mesmo comprometer a homens fiéis, que devem ser capazes de ensinar a outros ". Se, então, o bendito (apóstolo) emitiu estas coisas com um cuidado piedoso, que poderiam ser facilmente conhecida por todos, como ele percebeu, no espírito de que "todos os homens não têm fé," quanto maior será o nosso perigo, se, precipitadamente e sem pensar, nós nos comprometemos a revelações de Deus para os homens profanos e indignos?

2. Porque, assim como os profetas abençoados foram feitas, por assim dizer, os olhos para nós, que previa, mediante a fé os mistérios da palavra, e tornaram-se ministros destas coisas também para as gerações futuras, e não apenas relatar o passado, mas também anunciar o presente eo futuro, de modo que o profeta não pode parecer ser uma só para o momento, mas também pode prever o futuro de todas as gerações, e assim ser considerada um profeta (true). Para estes pais eram equipados com o Espírito, e amplamente homenageado pelo próprio Word, e assim como acontece com instrumentos de música, então eles tinham a Palavra sempre, como a palheta, em união com eles, e quando movido por Ele, os profetas anunciou o que Deus quis. Por que não falou do seu próprio poder (que não haja engano quanto a isso), nem eles declaram que o prazer se. 

Mas antes de tudo eles foram dotados de sabedoria, pela Palavra, e novamente foram correctamente instruído, no futuro, por meio de visões. E então, quando assim se plenamente convencido, que falou aquelas coisas que foram reveladas por Deus, só a eles, e escondido de todos os outros. Para om que razão deve o profeta ser chamado de profeta, a menos que no espírito previu o futuro? Pois se falou o profeta de qualquer acontecimento fortuito, não seria então um profeta ao falar de coisas que estavam sob o olhar de todos. Mas aquele que expõe em detalhes as coisas ainda não, foi justamente considerado um profeta. Por isso os profetas eram chamados com razão, desde o primeiro "videntes". E, portanto, nós, também, que são justamente instruído em que outrora foi declarada por eles, não falam da nossa própria capacidade. Por que não tentar nenhuma alteração de uma forma ou outra, entre nós, nas palavras que foram faladas de idade por eles, mas nós fazemos as Escrituras em que estes foram escritos públicos, e lê-los para aqueles que podem acreditar, com razão, para que é um benefício comum para ambas as partes: para ele, que fala em exploração na memória e estabelecendo as coisas corretamente pronunciado de idade, e para quem ouve, em dar atenção às coisas faladas.

Desde, então, neste há uma obra atribuída a ambos os partidos juntos, viz., Para aquele que fala, que ele falar diante fielmente sem considerar o risco, e para quem ouve, que ele ouvir e receber com fé o que é falado, peço-vos para lutar junto comigo em oração a Deus.

3. Quer então saber de que maneira a Palavra de Deus, que voltou a ser o Filho de Deus, como Ele foi a Palavra de idade, comunicou Suas revelações aos profetas abençoados em tempos antigos? Bem, como o Word mostra a Sua compaixão e sua negação de todo o respeito das pessoas por todos os santos, Ele ilumina-los e adaptá-los ao que é vantajoso para nós, como um médico habilidoso, compreender a fraqueza dos homens. E os ignorantes Ele adora ensinar, e os que erram Ele se vira novamente à sua própria maneira verdadeira. E por aqueles que vivem pela fé Ele é facilmente encontrado, e para aqueles de olho puro e santo coração, que vontade de bater na porta, ele abre imediatamente. Para Ele expulsa nenhum dos Seus servos como indigno dos mistérios divinos. Ele não estima o rico mais altamente do que os pobres, nem "despreza o pobre por sua pobreza. Ele não desprezo o bárbaro, nem Ele colocou de lado o eunuco como nenhum homem. Ele não odeia a fêmea em virtude de ato da mulher de desobediência, no início, nem Ele rejeita o macho por conta da transgressão do homem. Mas Ele procura todos, e deseja salvar a todos, que desejam fazer todos os filhos de Deus, e chamando todos os santos vos um homem perfeito. Por lá também é um filho (ou agente) de Deus, por quem também nós, recebendo a regeneração pelo Espírito Santo, o desejo, para vir um homem perfeito e até celestial.

4. Por enquanto a Palavra de Deus era sem carne, Ele tomou sobre Si a carne Santo pela Virgem santa, e preparou uma túnica que Ele teceu para si, como um noivo, no sofrimento da cruz, a fim de que, unindo sua própria poder com o nosso corpo moral, e misturando o incorruptível com o corruptível, e do forte com os fracos, Ele pode salvar o homem perece. O web-feixe, portanto, é o passar do Senhor na cruz, e a trama é sobre o poder do Espírito Santo, ea trama é a carne santa forjado (tecidos) pelo Espírito, e é o segmento a graça que por amor de Cristo une e une os dois em um, e os pentes ou (varetas) são a Palavra e os trabalhadores são os patriarcas e profetas que tecem a feira, túnica longa e perfeita de Cristo e da Palavra passando por estes, como os pentes ou (varetas), completa através deles que seu Pai o quer.

5. Mas como o tempo agora prensas para o exame da questão imediatamente na mão, e como o que já foi dito na introdução que diz respeito à glória de Deus, pode ser suficiente, é bom que tomemos as Sagradas Escrituras se na mão, e descobrir-lhes o quê e de que maneira, a vinda do Anticristo é, em que ocasião e em que tempo que implora um será revelada, e de onde e de que eu tribo (ele virá), e que seu nome é, que é indicado pelo número na Escritura, e como ele deve trabalhar de erro entre as pessoas, reunindo-os das extremidades da terra, e (como) suscitará a tribulação e perseguição contra os santos e como ele deve glorificar a si mesmo como Deus, e que seu fim será, e como o súbito aparecimento do Senhor será revelada, o céu de espuma, e que a conflagração do mundo inteiro devem ser, e que o glorioso reino celestial e dos santos é para ser, quando eles reinam juntamente com Cristo, e que o castigo dos ímpios pelo fogo.

6. Agora, como nosso Senhor Jesus Cristo, que também é Deus, foi profetizado sob a figura de um leão, por conta de sua realeza e glória, da mesma forma que as Escrituras também outrora falado do Anticristo como um leão, por conta de sua tirania e da violência. Para o enganador procura tornar-se semelhante em todas as coisas que o Filho de Deus. Cristo é um leão, que o Anticristo é também um leão; Cristo é um rei, para que o Anticristo é também um rei. O Salvador manifestou-se como um cordeiro, assim também ele, da mesma maneira, vai aparecer como um cordeiro, mas dentro ele é um lobo. O Salvador veio ao mundo na circuncisão, e ele virá da mesma maneira. O Senhor enviou os apóstolos entre todas as nações, e ele da mesma forma envia falsos apóstolos. O Salvador reuniu as ovelhas que estavam dispersos, e de igual maneira vai reunir um povo que está espalhado no exterior. O Senhor deu um selo para aqueles que acreditaram nele, e ele lhe dará uma mesma maneira. O Senhor apareceu em forma de homem, e ele também vai vir na forma de um homem. O Salvador levantou e mostrou a sua carne como um templo santo, e ele vai levantar um templo de pedra em Jerusalém. E suas artes sedutoras que deve mostrar no que segue. Mas para o presente, vamos voltar à questão na mão.

7. Agora, o Jacó abençoou a fala para o seguinte efeito em suas bênçãos, testemunhando profeticamente de nosso Senhor e Salvador: "Judá, deixe os teus irmãos, louvar-te: a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos, os filhos de teu pai se inclinarão diante de ti. Judá é um leãozinho: a partir do broto, meu filho, tu subiu: ele abaixou-se, ele deita como um leão, e como um leãozinho; quem o despertará Um governante não se apartará de Judá, nem um? líder de suas coxas, até que ele venha para o qual está reservada, e ele deve ser a expectativa das nações Encadernação sua bunda para a videira, e filho da sua jumenta à tendril videira;. lavará as suas vestes no vinho, ea sua roupas no sangue das uvas. Seus olhos devem ser alegre como o vinho, e os dentes são mais brancos do que o leite ".

8. Sabendo, então, como eu, como explicar essas coisas em detalhe, eu julgo certo momento para citar as próprias palavras. Mas desde que as expressões próprias nos impelem a falar deles. Não vou deixar de fazê-lo. Pois estas são as coisas verdadeiramente divina e gloriosa, e as coisas bem calculado para benefício da alma. O profeta, ao utilizar a expressão, um leãozinho, significa aquele que nasceu de Judá e de David segundo a carne, que não foi feito na verdade da descendência de Davi, mas foi concebido pelo (poder do) Espírito Santo, e saiu da parte aérea da terra santa. Pois Isaías diz: "Porque brotará um rebento da raiz de Jessé, e uma flor brotará dele." Aquilo que é chamado por Isaías uma flor, Jacob chama um tiro. Por princípio, ele lançava e, em seguida ele floresceu no mundo. E a expressão ", ele abaixou-se, ele deita como um leão, e como um leãozinho", refere-se a dormir a três dias (morte, curral) de Cristo, como também Isaías diz: "Como é Sion fiéis se tornar uma prostituta assassinos, mas agora ";! que estava cheio de juízo; em que a justiça apresentada (expressa). E Davi diz no mesmo sentido: "Eu me deitei (expressa) e dormia, eu acordei, porque o Senhor vai me sustentar"; em que as palavras que ele aponta para o fato de seu sono e ressuscitando. E Jacó disse: "Quem deve despertá-lo?" E isso é exatamente o que David e Paulo se referem, como quando Paulo diz, "e Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos".

9. E ao dizer: "Um governante não se apartará de Judá, nem o líder de suas coxas, até que ele venha para o qual está reservada, e ele deve ser a expectativa das nações", ele se refere ao cumprimento (de que a profecia) para Cristo. Pois Ele é a nossa expectativa. Para nós esperamos que ele, (e) pela fé, contemplá-Lo como Ele vem do céu, com poder.

10. "Ele amarrará o seu burro a uma videira:" o que significa que Ele une o seu povo da circuncisão com o Seu próprio chamado (vocação). Pois ele foi a videira. "E filho da sua jumenta à videira gavinha:" que denota o povo dos gentios, como ele chama a circuncisão ea incircuncisão até uma fé.

11. "Ele lavará as suas vestes no vinho", isto é, de acordo com que a voz do Pai que desceu pelo Espírito Santo no Jordão. "E as suas vestes no sangue da uva". No sangue do que de uva, então, mas apenas a sua carne, que foi pendurado na árvore como um cacho de uvas? - De cuja equipa também fluiu duas correntes, de sangue e água, em que as nações são lavadas e purificadas, que (nações), que pode ser suposto ter como um manto sobre ele.

12. "Seus olhos alegre com o vinho." E o que são os olhos de Cristo, mas os profetas abençoados, que previu no Espírito, e anunciou de antemão, os sofrimentos que Ele estava a acontecer, e se alegra em vê-lo no poder com os olhos espirituais, sendo fornecida (por vocação) pelo palavra Si mesmo e Sua graça?

13. E ao dizer: "E os dentes dele (deve ser) mais branco do que o leite", ele se referiu aos mandamentos que procedem da boca santa de Cristo, e que são pura (purificar) como o leite.

14. Assim fez as escrituras pregar antes da hora de esse leão e do filhote de leão. E, semelhantemente, também encontramos escrito sobre o Anticristo. Para Moisés fala assim: "Dan é um filhote de leão, e ele salta de Basã.". Mas que ninguém pode errar, supondo que isso é dito do Salvador, deixá-lo assistir atentamente a questão. "Dan", diz ele, "é um filhote de leão", e na nomeação da tribo de Dan, ele declarou claramente a tribo da qual o Anticristo é destinado a primavera. Porque, assim como Cristo brota da tribo de Judá, para que o Anticristo é a mola da tribo de Dan. E que o caso está assim, vemos também a partir das palavras de Jacó: "Vamos Dan ser" uma serpente, deitado no chão, mordendo o calcanhar do cavalo. " Qual é, então, é o significado da serpente, mas o Anticristo, aquele enganador que é mencionado em Gênesis, que enganou Eva e Adão suplantado ( pternisas , ferido de calcanhar Adão)? Mas já que é necessário para provar esta afirmação pelo testemunho suficiente, que não deve eximir-se da tarefa.

15. Isso é em realidade fora da tribo de Dan, então, que esse tirano e rei, que Judge Dread, que o filho do diabo, é destinado a primavera e se verifique, o profeta, testemunha, quando diz: "Dan julgará o seu povo , como (ele é) também uma tribo de Israel. " Mas alguém pode dizer que isto se refere a Sansão, que nasceu da tribo de Dan, e julgaram o povo 20 anos. Bem, a profecia teve seu cumprimento parcial em Sansão, mas o seu cumprimento integral é reservado para o Anticristo. Para Jeremias também fala neste sentido: "De Dan estamos a ouvir o som da rapidez dos seus cavalos:. Toda a terra treme ao som do relinchar, da condução de seus cavalos" E outro profeta diz: ".. Ele deve reunir toda a sua força, do oriente até ao ocidente Eles a quem ele chama, e quem não chama, deve ir com ele Ele fará o mar branco com as velas de seu navios, eo preto simples, com os escudos de seus armamentos. E quem deve se opor a ele na guerra cairão à espada. " Que estas coisas são, então, dito de ninguém, mas que o tirano, e um sem-vergonha, e adversário de Deus, vamos mostrar a seguir.

16. Mas Isaías também fala assim: "E virá passar, que quando o Senhor cumpriu toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, Ele punirá (visita), a mente forte, o rei da Assíria, e da grandeza (altura .) da glória de seus olhos Pois ele disse: Por minha força vou fazê-lo, e pela sabedoria do meu entendimento que irá remover os limites dos povos, e roubar-lhes a força, e eu farei o habitado cidades tremer, e vai reunir o mundo inteiro em minhas mãos como um ninho, e eu vou levantá-la, como os ovos que estão à esquerda. E não há ninguém que devem fugir ou negar-me, e abrir a boca e bate-papo. á o machado gloriar-se sem ele que corta com ele, ou presumirá a serra em si, sem ele, que faz tremer (colhendo) é como se deve levantar uma barra ou uma equipe, ea equipe deve levantar-se:?. e, portanto, não Mas o Senhor enviar desonra para honra tua, e em tua glória fogo ardente ardendo E a luz de Israel será um fogo, e santificá-lo em chamas, e consumirá a floresta como a erva "..

17. E novamente ele diz em outro lugar: "Como o banho do exator cessaram, e como cessou o opressor Deus quebrado o jugo dos governantes dos pecadores, Aquele que feria os povos com furor, e com um acidente vascular cerebral incurável: Ele que ataca . as pessoas com um curso incurável, que não poupou Ele parou (descansou) confiança: a terra inteira mensagens com regozijo As árvores do Líbano, alegrou-se de ti, e os cedros do Líbano, (dizendo): Desde que tu previsto. , não é feller vêm contra nós Inferno é movido por baixo de ti reunião:.. todos os poderosos, os governantes da terra, estão reunidos - os senhores de seus tronos todos os reis das nações, todos eles devem responder em conjunto, e dirá: "E tu, também, a arte tomada como nós, e tu és contado entre nós tua pompa é trazido para a terra, a tua grande alegria: eles irão espalhar decomposição debaixo de ti, e os vermes são a tua cobertura. . Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da alva! Ele é derrubado no chão, que envia fora de todas as nações. E tu dizer na tua mente, eu subirei ao céu, eu colocarei o meu trono acima das estrelas do céu: Eu vou sentar-se sobre as altas montanhas em direção ao norte: Subirei acima das nuvens: serei semelhante ao Altíssimo Contudo, agora levado serás ao inferno, e os fundamentos da terra. ! Os que te virem te perguntar sobre ti, e dirá: Este é o homem que a terra animado, que fez tremer os reis, que fez o mundo todo um deserto, e assolava as cidades, que não divulgaram os na prisão. Todos os reis da terra se encontram em honra, cada um na sua própria casa;. mas tu deve ser expulso pelos montes, como uma carcaça repugnante, com muitos que caem, trespassado pela espada, e indo para o inferno como uma roupa manchada de sangue não é puro, por isso nem serás formosa (ou limpo), porque tu tens destruído a minha terra, e mataram o meu povo: Tu não te respeitar, permanece para sempre, uma semente maus filhos Prepare teu para abate, para.. os pecados de teu pai, que não subir, nem possuo a minha terra. "

18. Ezequiel também fala dele no mesmo sentido, assim: "Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, eu me sento no trono de Deus, no meio do mar; mas tu és um homem, e não Deus, (embora) tens o teu coração como o coração de Deus tu. Arte mais sábio que Daniel? As te sábio não instruído na sua sabedoria? Com ​​a tua sabedoria ou com tu tens a tua compreensão obtido ? poder ti, e de ouro e prata nos teus tesouros Pela tua grande sabedoria e pelo teu tráfego aumentou tens o teu poder teu coração se elevou em teu poder Portanto assim diz o Senhor Deus:?. Porquanto o teu coração como o coração de Deus: eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, pragas das nações, e eles devem tirar as suas espadas contra ti, e contra a formosura da tua sabedoria, e será a tua beleza a nível de destruição, e eles te farão descer , e tu morrerás da morte dos feridos no meio do mar Dirás ainda antes que te matar, eu sou Deus Mas tu és um homem, e não Deus, na mão dos que te ferir.? . Tu morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão dos estranhos;. pois eu o falei, diz o Senhor "

19. Estas palavras, em seguida, sendo assim apresentado, vamos observar um pouco em detalhes o que Daniel diz em suas visões. Para se distinguir os reinos que estão a subir, depois destas coisas, ele mostrou também a vinda do Anticristo no fim dos tempos ea consumação de todo o mundo. A exposição da visão de Nabucodonosor, então, ele fala assim: "Tu, ó rei, estavas vendo, e eis uma grande estátua de pé diante de ti: o chefe dos quais era de ouro fino, os braços e ombros de prata, o ventre e as coxas de bronze, e as pernas de ferro, (e) os pés em parte de ferro e parte de barro. viste, então, até que uma pedra foi cortada, sem mãos e feriu a estátua nos pés que eram de ferro . e argila, e quebrou-lhes um fim Então se o barro, o ferro, o bronze, a prata (e) o ouro quebrado, e tornou-se como o joio do verão eira, ea força (plenitude) do o vento os levou, e não havia achado lugar para eles. E a pedra que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. "

20. Agora, se partimos próprias visões de Daniel, também lado a lado com isso, teremos uma exposição de dar os dois juntos, e devem (poder) mostram como concordante com os outros são, e como verdadeiro. Para ele fala assim: "Eu, Daniel viu, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande E quatro grandes animais, subiam do mar, diferentes uns dos outros O primeiro (foi) como uma leoa, e tinha.. asas como de águia. vi até às suas asas foram arrancadas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem e coração de um homem foi dada a ele. E eis que um segundo animal semelhante a um urso, e foi feito ficar por um lado, e tinha três costelas na boca dela. olhei, e eis que uma besta semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de uma ave, e os animal tinha quatro cabeças Depois disso, eu vi, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte;. tinha dentes de ferro e daws de bronze, que devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que , e ele era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre pequeno, e antes havia três dos primeiros chifres arrancados pelo. raízes, e eis que neste chifre havia olhos, como os do homem, e uma boca que falava grandes coisas ".

21. "Eu continuei olhando, até os tronos foram instalados e um ancião de dias se assentou; e Sua veste era branca como a neve, eo cabelo da sua cabeça como a pura lã: seu trono era de chamas de fogo, suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo corria diante dele milhares Mil serviam, e dez mil vezes dez mil ficaram em torno dele:. a sentença foi definida, e os livros foram abertos Vi, então, por causa da voz das grandes palavras que o chifre. falou, até que o animal foi morto e por tada, e seu corpo dado à queima de fogo. E o domínio dos outros animais foi levado embora. "

22. "Eu vi na visão noturna, e eis que um como o Filho do homem estava vindo com as nuvens do céu, e veio ao Ancião de dias, e foi trazido para perto diante dEle. E foi-lhe dado domínio, ea honra e, o reino, e todos os povos, tribos e línguas o servirão: seu domínio é um domínio eterno, que não passará, eo seu reino jamais será destruído ".

23. Agora, desde que essas coisas, falou que estão com um significado místico, pode parecer a alguns difícil de entender, devemos reter nada montado para dar uma apreensão inteligente deles para aqueles que são dotados de uma mente sã. Ele disse, então, que uma "leoa veio do mar", e por que ele se referia ao reino dos babilônios no mundo, que também era o chefe de ouro com a imagem. Ao dizer que "não tinha asas como de águia", ele quis dizer que o rei Nabucodonosor se levantou e foi exaltado contra Deus. Então ele diz, "às suas asas foram arrancadas", isto é, a sua glória foi destruído, pois ele foi expulso do seu reino. E as palavras, "o coração do homem foi dada a ele, e ele foi posto em pé como um homem", referem-se ao fato de que ele se arrependeu e reconheceu-se a ser apenas um homem, e deu glória a Deus.

24. Então, depois de a leoa, ele vê uma "segunda besta semelhante a um urso", e que denotavam os persas. Para depois os babilônios, os persas detinha o poder soberano e em poupança que havia "três costelas na boca dela," ele apontou para três nações, a saber, os persas e os medos e os babilônios;. Qual também foram representada na imagem, a prata, após o ouro. Em seguida (havia) "o terceiro animal, um leopardo", o que significava que os gregos. Pois depois de os persas, Alexandre da Macedônia obteve o poder soberano sobre Darius subverter, como também é demonstrado pelo bronze com a imagem. E ao dizer que tinha "quatro asas de ave", ele ensinou-nos mais claramente como o reino de Alexandre foi dividido. Para nos falar de "quatro cabeças", ele fez menção de quatro reis, viz., Aqueles que surgiram de que (reino). Para Alexander, quando morrer, o seu reino dividido em quatro divisões.

25. Então ele diz: "Um quarto animal, terrível e espantoso, que tinha dentes de ferro e garras de bronze." E quem são esses, mas os romanos? que (reino) se entende por ferro - o reino que já está estabelecida, pois as pernas do que (imagem) eram de ferro. E depois disto, o que resta, amados, mas os dedos dos pés da imagem, em que parte é de ferro e parte de barro, misturados entre si?

E misticamente pelos dedos dos pés ele quis dizer que os reis que estão a surgir entre eles, como Daniel também diz (nas palavras), "Eu considerei a besta, e eis que havia dez chifres para trás, entre os quais se levantará outro (trompa), um ramo, e arrancar pela raiz os três (que eram) antes dele. "

E sob este não era nenhum significado que não o Anticristo, que também é próprio para levantar o reino dos judeus. Ele diz que três chifres são arrancados pela raiz por ele, viz., Os três reis do Egito e da Líbia e Etiópia, que ele corta na matriz de batalha. E ele, depois de conquistar o poder terrível sobre todos, sendo, no entanto, um tirano, suscitará a tribulação e perseguição contra os homens, exaltando-se contra eles. Para Daniel diz: "Eu considerava os chifres, e eis que o chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles, até que o animal foi morto e pereceram, e seu corpo foi dado à queima de fogo."

26. Depois de um pouco de espaço a pedra cairá do céu, que fere a imagem e quebra em pedaços, e subverte todos os reinos, e dá o reino dos santos do Altíssimo. Esta é a pedra que se torna uma grande montanha e enche toda a terra, dos quais Daniel diz: "Eu vi nas minhas visões noturnas, e eis que um como o Filho do homem veio com as nuvens do céu, e veio ao Ancião de dias, e foi trazido para perto diante dele e foi-lhe dado domínio, e glória, eo reino, e todos os povos, tribos e línguas o servirão. E o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e Seu reino jamais será destruído. " Ele mostrou todo o poder dado pelo Pai ao Filho, que é ordenado Senhor das coisas no céu e na terra, e debaixo da terra, e Juiz de todos: nos céus, porque ele nasceu, a Palavra de Deus, antes de todos (as idades), e das coisas na terra, porque Ele se fez homem no meio dos homens, para re-criar a nossa Adão através de Si mesmo, e debaixo da terra, porque Ele também foi contado entre os mortos, a pregação o Evangelho às almas dos santos, (e) pela morte de vencer a morte.

27. Como estas coisas são, então, no futuro, e como os dez dedos da imagem são equivalentes a (tantos) democracias, e os dez chifres da quarta besta estão distribuídos por dez reinos, vamos olhar para o assunto um pouco mais de perto, e considerar essas questões como na luz clara de uma pesquisa pessoal.

28. A cabeça de ouro da imagem e da leoa denotado os babilônios, os ombros e os braços de prata, eo urso, representado os persas e os medos; a barriga e coxas de bronze, eo leopardo, significava que os gregos, que manteve a soberania de tempo de Alexandre; as pernas de ferro, eo monstro horrível e terrível, expressa os romanos, que detêm a soberania no presente; os dedos dos pés, que eram parte de argila e ferro lado, e dez chifres, foram emblemas dos reinos que ainda estão a subir, o outro chifre pequeno que cresce entre eles significava o Anticristo em seu meio, a pedra que fere a terra e traz julgamento sobre o mundo era o Cristo.

29. Essas coisas, amados, nós damos a você com medo, e ainda prontamente, por conta do amor de Cristo, que supera todas. Porque, se os profetas abençoados que nos precederam não escolheu para anunciar essas coisas, embora soubessem eles, abertamente e com coragem, para que eles não devem inquietar a alma dos homens, mas lhes contou misticamente em parábolas e enigmas, falando assim: "Aqui está a mente que tem sabedoria, "quanto maior é o risco que corremos em arriscar a declarar abertamente as coisas faladas por eles em termos obscuros! Vejamos, portanto, a coisas que estão para acontecer essa prostituta imunda, nos últimos dias, e (vamos considerar) o quê e que tipo de tribulação é destinado a visitá-la da ira de Deus antes do julgamento como uma garantia do sua condenação.

30. Venha, então, benditos Isaías, surgem, nos diga claramente o que profetiza tu que diz respeito à Babilônia poderoso. Pois tu falar também de Jerusalém, ea tua palavra é realizada. Pois tu falar ousadamente e abertamente: "Seu país está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada como numa subversão de muitos estranhos à filha de Sião é deixada como um arquivo. cabana na vinha, e como a choupana no pepinal, como cidade sitiada ".

E depois? Não são essas coisas acontecem? Não são as coisas anunciadas por ti cumprida? Não é o seu país, a Judéia, desolado? Não é o lugar santo queimado com fogo? Não são os seus muros derrubados? Não são as suas cidades destruídas? Suas terras, não estranhos a devoram? Não os romanos governar o país? E na verdade estas pessoas ímpias odiava ti, e não vi pedaços de ti, e eles crucificaram Cristo. Tu mortos arte no mundo, mas tu vives em Cristo.

31. Qual de vós, então, é mais do que estimo-te? Contudo, Jeremias, também, é apedrejada. Mas, se eu estima Jeremias, a maioria ainda Daniel também tem o seu testemunho. Daniel, eu recomendo-te acima de tudo, mas John também não dá falso testemunho. Com a forma como muitas bocas e línguas que eu te louvo, ou melhor, a Palavra que falou em você! Morrestes com Cristo, e vós viverão com Cristo. Ouvi, e regozijai-vos, eis as coisas anunciadas por você ter sido cumpridas em seu tempo. Para vistes estas coisas vos em primeiro lugar, e então vos proclamou-los a todas as gerações. Ye ministrou os oráculos de Deus a todas as gerações. profetas fostes chamados, para que sejais capazes de salvar a todos. Pois então é um profeta de fato, quando, tendo coisas dantes anunciaram a ponto de ser, ele pode posteriormente mostrar que eles têm realmente aconteceu. Vós, os discípulos de um mestre bom. Essas palavras me dirijo a você como se estivesse vivo, e com o decoro. Para retendes já a coroa da vida e da imortalidade que é que vos está reservada nos céus.

32. Fale comigo, benditos Daniel. Dá-me plena certeza, peço-te. Profetiza sobre a leoa na Babilônia, pois foste um cativo ali. Tu desdobrou o futuro quanto o urso, pois tu ainda está no mundo, e te ver as coisas acontecerem. Então tu dizes-me do leopardo, e onde podes saber isso, pois tu és já se deslocou para teu repouso? Quem te encarregou de anunciar essas coisas, mas Ele que te formou em (de) ventre de tua mãe? Isso é Deus, tu dizes. Disseste de fato, e que não falsamente. O leopardo tem surgido, o bode é chegado, ele feriu o carneiro, ele quebrou seus chifres em pedaços, ele tem carimbado em cima dele com os pés. Ele tem sido exaltado por sua queda; (a) Quatro chifres surgiram sob essa. Alegra-te, Daniel abençoado! não tens sido um erro: todas estas coisas têm que acontecer.

33. Após este novo tens tu me falou do monstro horrível e terrível. "Ele tinha dentes de ferro e garras de bronze, que devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés dele." Já as regras de ferro, já que subjuga e quebra tudo em pedaços, já que traz todos os dispostos em sujeição; já vemos essas coisas de nós mesmos. Agora, damos graças a Deus, sendo instruído por ti.

34. Mas como a tarefa diante de nós estava a falar da prostituta, se tu conosco, benditos Isaías.

Relembremos o que dizes sobre a Babilônia. "Vem, senta em cima da terra, ó virgem filha de Babilônia, sentar-se, ó filha dos caldeus;. Tu deixa de ser chamada a tenra e delicada Pegue a pedra de moinho, farelo de moer, colocar de lado, teu véu, raspar os cabelos grisalhos, fazer a nu as pernas e passa os rios a tua vergonha deve ser descoberto, censura será a tua visita:. Vou fazer justiça de ti, eu não vou mais te dou mais para os homens como para o teu Redentor, (é) o Senhor. . dos exércitos, o Santo de Israel é o seu nome: Assenta-te na compunção, vai-te nas trevas, ó filha dos caldeus: tu não será mais chamado a força do reino.

35. "Fiquei indignado com o meu povo, tenho a minha herança poluído, tenho dado na tua mão:. E tu mostrar-lhes sem misericórdia, mas em cima do antigo (os anciãos) fizeste muito pesado o teu jugo E tu dizias, Serei uma princesa para sempre: tu não colocar essas coisas para o teu coração, tu nem me lembro o teu último Portanto agora ouve tu, que a arte delicada, assentado que, confiantes de que a arte, que dizes no teu coração, eu sou. , e não há outro, eu não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos Mas agora essas duas coisas virão sobre ti num só dia, a viuvez ea perda das crianças:. virão sobre ti de repente em tua feitiçaria, na força dos teus muitos encantamentos poderosamente, na esperança da tua prostituição. E tu dizias, eu sou, e não há outro. E tua prostituição deve ser a tua vergonha, porque tu dizias no teu coração, eu E estou a destruição virá sobre ti, e tu não sabe (e haverá) um poço, e tu cheio para ele,.. e miséria cairá sobre ti, e não serás capaz de purificar-se; e destruição virá sobre ti, e tu não sabe que estou agora com encantos teus, e com a multidão das tuas feitiçarias, que tens aprendido com a tua mocidade;. se é que serás capaz de ser beneficiado Tu és cansado. Vamos nos teus conselhos dos astrólogos do céu ficar e salvar-te;. deixar os astrólogos anunciar-te o que virá sobre ti Eis que todos eles serão como gravetos para o fogo;. Assim eles serão queimados, e eles serão não entregar a sua alma a chama Porquanto brasas de fogo, sente-se sobre eles;.. assim será para a tua ajuda és cansado com a mudança da tua mocidade homem se extraviou (cada um) por si mesmo;. e não deve haver salvação para ti. " Essas coisas não profetiza Isaías para ti. Vamos ver agora se o João tem falado com o mesmo efeito.

36. Para ele vê, quando na ilha de Patmos, uma revelação dos mistérios terríveis, que ele narra livremente, e dá a conhecer aos outros. Diga-me, bendito apóstolo João, e discípulo do Senhor, que tu vê e ouve a respeito de Babilônia? Levanta-te, e falar, porque te enviou também para o exílio. "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem cá, eu te mostrarei até o julgamento da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com o qual os reis da terra se prostituíram, e os habitantes da terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição E ele me levou em espírito a um deserto. e vi uma mulher assentada sobre uma besta escarlate, cheia de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro e pedras preciosas, e pérolas, com um cálice de ouro na mão, cheia de abominações e da imundícia da prostituição de a terra. na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da Terra.

37. "E eu vi a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, e com o sangue dos mártires de Jesus: e quando eu a vi, admirei-me com grande admiração E o anjo disse-me: Por que te admiras eu vou.? digo-te o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres A besta que viste era e já não é;. e deve subir do abismo, e irá à perdição , e os que habitam na terra se maravilha (cujo nome não foi escrito no livro da vida desde a fundação do mundo), quando virem a besta que era e não é, e ainda serão.

38. "E aqui é a mente que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, sobre os quais se assenta a mulher E são também sete reis: cinco já caíram, um existe, eo outro não vindes, e quando ele vem.. ele deve continuar num curto espaço. E a besta que era e não é, (mesmo que ele é o oitavo) e é dos sete, e vai à perdição. E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino como, mas receberão poder como reis por uma hora com a besta Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta "Estes combaterão contra o Cordeiro, eo Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor.. dos senhores eo Rei dos reis, e os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

39. "E ele disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas. E os dez chifres que viste, ea besta, estes odiarão a meretriz, e desolada e nua, e comerão a sua carne, ea queimarão no fogo. Porque Deus colocou em seus corações para cumprir a Sua vontade, e acordar, e dar-vos o seu reino da besta, até que as palavras de Deus devem ser cumpridos . E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

40. "Depois destas coisas vi outro anjo descer do céu, tendo grande poder, ea terra foi iluminada com sua glória E ele clamou com voz forte, dizendo: a grande Babilônia Caiu, caiu, e se tornou. morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e detestável. Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela, e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, dizendo: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e que não receberdes dos seus flagelos : para os seus pecados se decompor até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela l.

41. "Recompensa mesmo enquanto ela recompensado (você), e dê um duplo-lhe duas vezes, conforme as suas obras: no copo que ela encheu, preencher a sua dupla Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, tanto de tormento e. tristeza lhe dar: ela diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva e não verei o pranto Assim virão as suas pragas em um dia, a morte, eo pranto, ea fome, e ela será queimada. com o fogo, porque poderoso é o Senhor Deus que a julga E os reis da terra, que se prostituíram e viveram em delícias com ela, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do incêndio dela,. Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai, ai da grande cidade, Babilônia, a poderosa cidade no uma hora veio o teu julgamento E os mercadores da terra chorarão e se lamentarão sobre ela;!. porque ninguém devem comprar mais as suas mercadorias. mercadorias de ouro, e prata, pedras preciosas e de pérolas, e linho fino, de púrpura, de seda e de escarlata, e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todos os vaso de madeira preciosíssima, de bronze, ferro e de mármore, e canela e especiarias, e os odores, e pomadas, e incenso, e vinho, azeite, flor de farinha e trigo, e gado, ovelhas e caprinos, cavalos e carros, e escravos (corpos), e as almas dos homens. E os frutos que a tua alma cobiçava foram-se de ti, e todas as coisas que eram delicadas e suntuosas pereceram de ti, e tu encontrá-los não mais em tudo. Os mercadores destas coisas, que foram por ela se enriqueceram, ficarão de longe por medo do tormento dela, chorando e lamentando, e dizendo: Ai, ai, a grande cidade, que estava vestida de pedras de linho fino e púrpura, e escarlate, e adornada com ouro e preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas em nada. E cada comandante, e toda a empresa em navios, e marinheiros, e como muitos como o comércio por mar, estavam de longe, e gritou, quando viram a fumaça do incêndio dela, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamavam, chorando e lamentando, dizendo: Ai! , ai, a grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que tinham navios no mar por causa de sua gordura! pois numa hora foi assolada.

42. "Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, anjos e apóstolos e profetas;. Porque Deus vindicou a vossa causa contra ela E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Assim, com . A violência é a grande cidade Babilônia ser derrubado, e devem ser encontrados mais nada E a voz de harpistas e músicos, de flautistas e de trombeteiros, não se ouvirá mais em ti, e nenhum artífice de qualquer arte que seja, deve ser encontrada mais em ti, e ao som de uma pedra de moinho não se ouvirá mais em ti, e à luz de uma vela não mais brilhará em ti, e voz de noivo e de a noiva não se ouvirá mais em ti: porque os teus mercadores eram os grandes da terra, porque pelas tuas feitiçarias todas as nações foram enganadas E nela se achou o sangue dos profetas e dos santos, e de tudo o que eram. mortos na terra. "

43. Com respeito, então, ao julgamento em particular os tormentos que estão para vir sobre ele nos últimos tempos, pela mão dos tiranos que devem surgir, então, a declaração mais clara foi dada nestas passagens. Mas ele se torna-nos mais diligentemente para analisar e expor o período em que estas coisas hão de acontecer, e como o pequeno chifre brotará em seu meio. Para quando as pernas de ferro tenham emitido nos pés e dedos dos pés, de acordo com a semelhança da imagem e que da besta terrível, como foi mostrado no exemplo acima, (então será o tempo), quando o ferro eo barro são se misturam. Agora, Daniel irá estabelecer este assunto para nós. Pois ele diz: "E uma semana vai fazer uma aliança com muitos, e será que no meio (metade) da semana o meu sacrifício ea oblação cessarão." Por uma semana, por isso, ele quis dizer na última semana, que será no final de todo o mundo durante essa semana os dois profetas Enoque e Elias se até a metade. Para eles pregam 1.260 dias vestidas de saco, proclamando arrependimento ao povo ea todas as nações.

44. Porque, assim como dois adventos de nosso Senhor e Salvador são indicadas nas Escrituras, o que está sendo Sua primeira vinda na carne, que teve lugar sem honra em razão de seu jogo ser em nada, como Isaías falou daquele outrora, dizendo: "Nós viu, e ele não tinha parecer nem formosura, mas sua forma era desprezado (e) rejeitou (literalmente = deficiente), acima de tudo homens, um homem ferido e familiarizado com a enfermidade do rolamento, (para o Seu rosto estava afastado); Ele foi desprezado, e não estimado. " Mas Seu segundo advento é anunciado como glorioso, quando vier do céu com o exército de anjos, ea glória de seu Pai, como diz o profeta: "Vereis o rei em sua glória", e "Eu vi um semelhante o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, e veio ao Ancião de dias, e ele foi levado para Ele. E havia lhe dado o domínio, ea honra, a glória eo reino;. todas as tribos e línguas o servirão Ele: Seu domínio é um domínio eterno, que não passarão ". Assim também dois precursores foram indicados. O primeiro foi João, filho de Zacarias, que apareceu em todas as coisas um precursor e arauto do nosso Salvador, a pregação da luz celestial que apareceu no mundo. Ele primeiro cumprido o curso de precursor, e que desde o ventre de sua mãe, sendo concebido por Isabel, a fim de que a esses, também, que são as crianças desde o ventre de sua mãe, ele poderia declarar o novo nascimento, que devia ter lugar por amor deles por o Espírito Santo e da Virgem.

45. Ele, ao ouvir a saudação dirigida a Elisabeth, saltou de alegria no ventre de sua mãe, reconhecendo a Palavra de Deus concebido no ventre da Virgem. Depois disso ele veio para a frente pregando no deserto, pregando o batismo de arrependimento para o povo, (e assim), anunciando profeticamente salvação para as nações que vivem no deserto do mundo. Depois disso, no Jordão, vendo a Salvador com seus próprios olhos, ele aponta-Lo, e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" Ele também pregou primeiro aos de Hades, tornando-se um precursor lá quando ele foi condenado à morte por Herodes, que lá também que ele pode íntimo que o Salvador iria descer para resgatar as almas dos santos das mãos da morte.

46. Mas desde que o Salvador foi o início da ressurreição de todos os homens, era cumprir que só o Senhor deve ressuscitar dos mortos, por quem também a decisão é para entrar para o mundo inteiro, que os que lutaram dignamente também pode ser coroada dignamente por Ele, pelo ilustre árbitro, a saber, que o próprio primeiro realizado o curso, e foi recebido no céu, e se assentou à mão direita de Deus Pai, e está a manifestar-se novamente no final do mundo como juiz. É uma coisa natural que Seus precursores deve aparecer em primeiro lugar, como Ele diz em Malaquias e ao anjo: "Eu vos enviarei Elias, o tisbita antes do dia do Senhor, o grande e glorioso dia, vem, e ele converterá os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, que eu não venha e fira a terra completamente. " Estes, então, entra e proclamar a manifestação de Cristo que é a do céu, e eles também deverão realizar sinais e prodígios, a fim de que os homens podem ser confundidos e se virou para o arrependimento pela sua maldade e impiedade superando.

47. Para João diz: "E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco." Isso é a metade da semana, do qual falou Daniel. "Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Senhor da terra E, se alguém vai machucá-los, o fogo sai da sua boca, e devorará os seus inimigos;. E, se alguém lhes quiser fazer mal, ele deve desta forma ser morto Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia;. e têm poder sobre as águas, para transformá-las em sangue, e para ferir a terra com todas as pragas quantas vezes quiserem. E quando acabarem o seu curso e seu testemunho, "o que diz o profeta? "A besta que sobe do abismo lhes fará guerra contra eles, e vencê-los e matá-los", porque eles não vão dar glória ao Anticristo. Por isso se entende pelo chifre pequeno que cresce. Ele, sendo agora exaltada no coração, começa a se exaltar e glorificar a si mesmo como Deus, perseguindo os santos e blasfemando contra Cristo, como diz Daniel, "Eu considerava os chifres, e eis que, no chifre havia olhos, como os do homem, e uma boca que falava grandes coisas, e ele abriu a boca para blasfemar contra Deus.

E que fez nascer a guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles, até o animal foi morto, e morreu, e seu corpo foi entregue para ser queimado. "

48. Mas, como cabe a nós discutir este assunto da besta, mais exatamente, e em particular a questão de como o Espírito Santo também misticamente indicado o seu nome por meio de um número, vamos proceder a declarar mais claramente o que dá em cima dele. João, então fala assim:. "Vi ainda outra besta emergir da terra, e tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como um dragão e exerceu todo o poder da primeira besta, e ele fez a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja ferida mortal foi curada. E fez prodígios, de modo que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens, e engana os que habitam na a terra por meio dos sinais que ele tinha poder para fazer, à vista da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra, que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E ele tinha poder para dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e que causam tantos os que não adorassem a imagem da besta deve ser morto. E fez a todos, pequenos e grandes , ricos e pobres, livres e escravos, a receber uma marca em sua mão direita ou na testa, e que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tivesse a marca, o nome da besta ou o número do seu nome . Aqui está a sabedoria Aquele que tem entendimento calcule o número da besta;. Porque, se é o número de um homem, eo seu número é seiscentos e sessenta e seis ".

49. Até a besta, então, saindo da terra, ele quer dizer o reino do Anticristo, e pelos dois chifres que ele quer dizer ele eo falso profeta depois dele. E ao falar de "os chifres de ser como um cordeiro", ele quer dizer que ele vai fazer-se como o Filho de Deus, e pôs-se para a frente como rei. E os termos ", ele falou como um dragão", significa que ele é um enganador, e não verdadeiras. E as palavras ", exerceu todo o poder da primeira besta antes dele, e fez a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja ferida mortal foi curada," significam que, segundo o costume da lei de Augusto , pela qual o império de Roma foi fundada, ele também vai dirigir e governar, sancionando tudo por ele, e tendo maior glória para si mesmo.

Pois este é o quarto animal, cuja cabeça foi ferido e curado novamente, em seu ser quebrado ou até mesmo desonrado, e dividido em quatro coroas, e então ele (o Anticristo) será com habilidade knavish curá-lo, por assim dizer, e restaurá-lo . Por isso é que se entende pelo profeta quando diz: "Ele vai dar fôlego à imagem, ea imagem da besta vai falar." Para ele vai agir com vigor novamente, e provar forte pela razão de as leis estabelecidas por ele, e ele fará com que todos aqueles que não adorassem a imagem da besta para ser condenado à morte. Aqui, a fé ea paciência dos santos vai aparecer, pois ele diz: "E ele fará com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receber uma marca em sua mão direita ou na testa, que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tivesse a marca, o nome da besta ou o número do seu nome ". Pois, estando cheio de astúcia, e exaltando-se contra os servos de Deus, com a intenção de afligi-los e persegui-los para fora do mundo, porque não dar glória a ele, ele vai pedir incenso panelas para ser criado por todos os em toda parte, que nenhum homem entre os santos podem ser capazes de comprar ou vender sem primeiro sacrificando, para isso é o que se entende pela marca recebidos com a mão direita. E a palavra - "em sua testa" - indica que todos são coroados, e colocar uma coroa de fogo, e não da vida, mas da morte. Pois no ibis sábio, também, fez Antíoco Epifânio, rei da Síria, descendente de Alexandre da Macedônia, aplicar medidas contra os judeus. Ele, também, na exaltação do seu coração, emitiu um decreto na época, que "todos devem criar santuários antes de suas portas, e do sacrifício, e que devem marchar em procissão em honra de Dionísio, acenando com grinaldas de hera; "e que aqueles que se recusavam a obediência deve ser condenado à morte por estrangulamento e tortura. Mas ele também conheceu sua recompensa devida às mãos do Senhor, justo juiz e tudo buscando a Deus, porque ele morreu comido por vermes. E se alguém deseja saber em que mais precisa, ele vai encontrá-lo registrado nos livros dos Macabeus.

50. Mas agora vamos falar do que está diante de nós. Para essas medidas, ele irá, também, planejar, buscando a afligir os santos em todos os sentidos. Para o profeta e apóstolo diz: "Aqui está a sabedoria, Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número de um homem, eo seu número é seiscentos e sessenta e seis." No que diz respeito ao seu nome, ele não está em nosso poder para explicar exatamente, como o bem-aventurado João entendeu e foi instruído sobre isso, mas apenas para dar uma conta conjectural dele, pois quando ele aparece, uma das agraciadas nos mostrará o que buscamos conhecer. No entanto, na medida em que a nossa apreensão duvidoso da questão vai, podemos falar. Muitos nomes de fato encontramos, as letras, que são o equivalente a este número: como, por exemplo, a palavra Titan, um nome antigo e notável, ou Evanthas, pois também faz o mesmo número, e muitos outros que possam ser encontrado. Mas, como já dissemos, a ferida da primeira besta foi curada, e ele (a segunda besta) foi para fazer a imagem falar, isto é, ele deve ser poderoso, e isso é evidente para todos que aqueles que actualmente ainda detêm o poder são latinos. Se, então, ter o nome como o nome de um único homem, torna-se latinos. Por isso não devemos dar-lhe para fora como se esta fosse, certamente o seu nome, nem tampouco ignorar o fato de que ele não pode ser de outra forma designados. Mas, tendo o mistério de Deus em nosso coração, nós devemos, de medo para manter fielmente o que foi dito pelos profetas nos abençoou, de modo que, quando essas coisas acontecerem, podemos estar preparados para eles, e não enganado. Para quando o avanço vezes, também ele, de quem estas coisas são ditas, será manifestado.

51. Mas não nos limitarmos a estas palavras e argumentos por si só, com a finalidade de convencer aqueles que gostam de estudar os oráculos de Deus, vamos demonstrar o assunto por muitas outras provas. Para Daniel diz: "E estas devem escapar de sua mão, Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom." Amon e Moab, os filhos nascidos de Lot por suas filhas, e sua raça sobrevive até hoje. E Isaías diz: "E eles voarão nas embarcações de estranhos, saqueando o mar juntos, e (eles devem estragar) os do oriente, e imporão as mãos sobre Moabe primeiro, e os filhos de Amom, deve em primeiro lugar respeitá-las. "

52. Naqueles tempos, então, ele se levantar e conhecê-los. E quando ele suplantou três chifres dos dez na matriz de guerra, e tem suas raízes fora estes, viz., Egito e Líbia e Etiópia, e tem o seu espólio e armadilhas, e trouxe os chifres que ainda sofrem em sujeição, ele começará a ser levantado no coração, e exaltar-se contra Deus como mestre de todo o mundo. E sua primeira expedição será contra Tiro e Berytus, eo território circunjacente. Para storming essas primeiras cidades que ele vai golpear o terror nos outros, como Isaías diz: "Envergonha-te, ó Sidom, o mar falou, mesmo a força do mar falou, dizendo: eu não estivesse de parto, nem dei à luz filhos ; nem me ama até os jovens, nem trazer virgens Mas quando a notícia chegar ao Egito, a dor deve aproveitá-las para Tiro "..

53. Essas coisas, então, serão, no futuro, amados, e quando os três chifres são cortados, ele começará a mostrar-se como Deus, como Ezequiel disse outrora: "Porque o teu coração se elevou e disseste: , eu sou Deus. " E para o efeito como Isaías diz: "E tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu, vou exaltar o meu trono acima das estrelas do céu: Eu serei semelhante ao Altíssimo Contudo, agora tu deve ser trazido para baixo. inferno (Hades), para as fundações da terra. " De igual modo também Ezequiel: "Dirás ainda para aqueles que matar-te, eu sou Deus Mas tu (deve ser) um homem, e não Deus?".

54. Como sua tribo, então, e sua manifestação, e sua destruição, foram definidos nestas palavras, e como seu nome também tem sido indicada misticamente, vamos olhar também a sua ação. Para ele vai convocar todas as pessoas para si mesmo, de cada país da dispersão, tornando-o seu, como se fossem seus próprios filhos, e se compromete a restaurar o seu país, e criar novamente seu reino e nação, a fim de que ele pode ser adorado por eles, como Deus, como diz o profeta: "Ele vai recolher todo o seu reino, desde o nascer do sol até à sua configuração:. aqueles a quem ele chama e que ele não convoca marcharão com ele" E Jeremias fala dele, assim, uma parábola: "A perdiz chorei, (e) reuniu o que ele não chocam, fazendo-se riqueza, sem julgamento: no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um tolo. "

55. Não vai ser prejudicial, portanto, para o curso de nossa argumentação presente, se explicar a arte dessa criatura e mostrar que o profeta não fala sem um propósito no uso da parábola (ou semelhança) da criatura. Porque, assim como a perdiz é uma criatura vaidoso, quando se vê perto da mão do ninho de perdiz com uma outra jovem na mesma, e com a mãe-pássaro afastado na asa em busca de comida, ela imita o grito da ave, e chama o jovem para si, e eles, levando-o para ser seu próprio pai, para correr. E isso encanta-se orgulhosamente na frangas estrangeiro como no seu próprio. Mas quando o rendimento real do pássaro-mãe, e chama-os com o seu próprio grito familiar, os jovens reconhecem-la, e abandonar o enganador, e valer-se para o pai real. Essa coisa, então, o profeta tem adotado como um símile, aplicando-o em uma maneira similar ao Anticristo. Para ele a humanidade vai atrair para si mesmo, querendo ganhar a posse daqueles que não são seus, e livramento promissor para todos, enquanto ele é incapaz de salvar-se.

56. Ele, então, tendo reunido a si mesmo e aos incrédulos por todo o mundo, vem em sua chamada para perseguir os santos, os seus inimigos e antagonistas, como o apóstolo e evangelista diz: "Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens e não havia uma viúva na cidade, que veio a ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário e ele não teria um tempo para:. mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva me incomoda, vou vingar dela. "

57. Até o juiz injusto, que não teme a Deus, nem respeita o homem, ele quer dizer, sem dúvida, o Anticristo, pois ele é um filho do diabo e um navio de Satanás. Pois, quando ele tem o poder, ele vai começar a exaltar-se contra Deus, nem em verdade temente a Deus, nem em relação ao Filho de Deus, que é o Juiz de todos. E ao dizer que não era uma viúva na cidade, ele se refere a Jerusalém em si, que é uma viúva de fato, abandonado por sua perfeita, cônjuge celestial, Deus. Ela o chama de seu adversário, e não seu Salvador, porque ela não entende o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Porque eles não obedeceram à verdade, um espírito do erro, em seguida, falará a este povo ea Jerusalém." E Isaías também para o efeito como: "Porquanto o povo se recusa a beber a água de Siloé que sobe suavemente, mas escolhe ter filho Rasin e Romeliah como rei sobre vós, pois, eis que o Senhor fará vir sobre você a água da rio, forte e cheia, até mesmo o rei da Assíria ". Pelo rei que significa metaforicamente o Anticristo, como também um outro profeta diz: "E este homem é a paz de mim, quando os assírios virão para cima em sua terra, e quando pisar em suas montanhas."

58. E no modo como Moisés, sabendo de antemão que as pessoas iriam rejeitar e repudiar o verdadeiro Salvador do mundo, e participar com o erro e escolher um rei terreno, e definir o Rei celestial em nada, diz: "Não é este o previsto até na loja comigo, e selado nos meus tesouros? No dia da vingança eu recompensarei (eles), e no momento em que seu pé não resvalarão. " Eles fizeram slide, portanto, em todas as coisas, como eles foram encontrados para estar em harmonia com a verdade em nada: nem no que se refere a lei, porque eles se tornaram transgressores, nem no que diz respeito aos profetas, porque eles cortaram mesmo os próprios profetas; nem no que diz respeito a voz do Evangelho, porque eles crucificaram o próprio Salvador, nem em acreditar que os apóstolos, porque eles perseguiam. Em todas as vezes que eles se mostraram inimigos e traidores da verdade, e foram encontrados para ser inimigos de Deus, e não amantes de Deus, e como eles serão, em seguida, quando encontram oportunidade: para, estimulando-se contra os servos de Deus, eles procurará obter a vingança pela mão de um homem mortal. E ele, estando cheio de orgulho por sua subserviência, vai começar a enviar missivas contra os santos, comandando a cortá-los todos fora em toda parte, em razão da sua recusa em reverência e culto como Deus, conforme a palavra de Isaías: "Ai as asas dos navios da terra, além dos rios da Etiópia: (ai dele) que envia garantias à beira-mar, e as cartas de papiro (sobre a água; para mensageiros ágeis irão) a uma nação ansiosa e expectante, e um povo estranho e amargo contra eles, uma nação sem esperança e pisada ".

59. Mas temos esperança de que o Filho de Deus são perseguidos e oprimidos por aqueles infiéis. Para as asas dos navios são as igrejas, eo mar é o mundo, no qual a Igreja é definida, como um navio lançado no abismo, mas não destruído, pois ela tem com o seu piloto hábil, Cristo. E ela tem no meio dela também o troféu (que é erguido) sobre a morte, pois ela carrega consigo a cruz do Senhor. Por sua proa é o leste, e sua popa é a oeste, e ela espera é do sul, e seu perfilhos são os dois Testamentos, e as cordas que esticam ao seu redor são o amor de Cristo, que liga a Igreja, e na net que ela carrega com ela é a camada da regeneração, que renova a crer, onde também são essas glórias. Como o vento do Espírito está presente do céu, pelo qual aqueles que acreditam que são vedados: ela também tem âncoras de ferro que acompanha o seu saber, os santos mandamentos de Cristo, que são fortes como o ferro.. Ela também navegantes à direita e à esquerda, como assessores os santos anjos, pelo qual a Igreja é sempre governada e defendida. A escada em sua liderança até o sailyard é um símbolo da paixão de Cristo, que leva os fiéis para a subida do céu. E o top-velas em cima no alto do quintal são a companhia dos profetas, mártires e apóstolos, que tenham entrado em seu descanso no reino de Cristo.

60. Agora, a respeito da aflição da perseguição que está a cair sobre a Igreja do adversário, João também fala assim: "E vi um sinal grande e admirável sinal no céu: uma mulher vestida com o sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. E ela, com a criança, gritos, dores de parto, sofrendo tormentos para ser entregue. E o dragão parou diante da mulher que estava pronto para ser entregue, para devorar a criança logo como nasceu e deu à luz um filho varão, que há de reger todas as nações,.. eo filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha o lugar preparado por Deus, que deve alimentá-la há dias de um mil duzentos e sessenta. E então, quando o dragão viu, ele perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, que voasse para o deserto, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E o elenco serpente (fora de sua boca água como um rio depois que a mulher, que ele possa levá-la a ser levado pela corrente. E a terra ajudou a mulher, e abriu a boca, e tragou o rio que o elenco do dragão) de sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra com os santos da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus ".

61. Pela mulher, em seguida, vestida de sol ", ele quis dizer mais claramente a Igreja, dotada wth a palavra do Pai, cujo brilho é superior ao dom e pela" lua debaixo dos pés ", ele se referia a ela sendo adornada, como a lua, com a glória celestial. E as palavras, "em cima de sua cabeça uma coroa de doze estrelas", se referem aos doze apóstolos, por quem a Igreja foi fundada. E esses ", ela, que estava grávida, gritos, dores de parto, sofrendo tormentos para ser entregue, "significa que a Igreja não deixará de ter no seu coração a Palavra que é perseguido pelos incrédulos no mundo." E deu à luz ", diz ele," um filho varão, que há de reger todas as nações, "pelo qual se entende que a Igreja, sempre trazendo Cristo, o homem perfeito filho de Deus, que é declarado para ser Deus e homem, torna-se o instrutor de todas as nações e as palavras." seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono ", significa que aquele que sempre nasce dela é um rei celestial, e não um terreno, assim como Davi também declarou de idade, quando ele disse:" Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. "" E o dragão ", diz ele," viu e perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. "Isso se refere à uma mil duzentos e sessenta dias (a metade da semana) durante o qual o tirano é para reinar e perseguir a Igreja, que foge da cidade para cidade, e procura esconder de carne no deserto entre as montanhas, dotado de defesa que não as duas asas de grande águia, ou seja, a fé de Jesus Cristo, que, estendendo suas mãos santas da árvore sagrada, desdobrados duas alas, direita e esquerda, e chamou para si todos os que acreditaram em Ele, e cobriu-os como a galinha os seus pintos Porque pela boca de Malaquias, Ele também fala assim: ". E vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, com cura nas Suas asas".

62. O Senhor também diz: "Quando virdes a abominação da desolação estar no lugar santo (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes, e deixá-lo que está sobre o telhado não vir para tirar suas roupas, nem deixá-lo que está no campo não volte atrás a tirar alguma coisa de sua casa e ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias, então haverá grande tribulação.! , como nunca houve desde o princípio do mundo. E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne será salvo. " E Daniel diz: "E eles devem colocar a abominação da desolação, um dia mil, duzentos e noventa. Bem-aventurado é aquele que espera e chega aos mil 295 dias."
63. E o bendito apóstolo Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, diz: "Agora, nós vos rogamos, irmãos, sobre a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso, ou ser incomodado, quer por espírito, quer por palavra, nem por cartas, como de nós, como se o dia do Senhor está próximo Ninguém se engane a você, por qualquer meio;. for (esse dia não virá), sem que antes venha a apostasia , e que o homem do pecado seja revelado, o filho da perdição, que se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus ou é objeto de adoração:. para que ele se assenta no templo de Deus, mostrando-se que ele é Deus vos lembreis não, que quando ainda estava convosco, eu vos dizia estas coisas E agora vós sabeis o que o detém, para que pudesse ser revelado em seu tempo o mistério da iniqüidade já opera;?. somente aquele que agora resiste (vai deixar) , até que ele seja levado para fora do caminho E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus deve consumir com o espírito de Sua boca, eo destruirá com o resplendor da Sua vinda:. (inclusive ele), cuja vinda é segundo a de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem;. porque não receberam o amor da verdade e por isso Deus lhes enviará a operação do erro, que eles deveriam acreditar em uma mentira:. que todos eles podem ser condenados os que não creram a verdade, mas tiveram prazer na injustiça " E Isaías diz: "Deixe o ímpio ser cortado, que ele não contemplar a glória do Senhor."

64. Essas coisas, pois, sendo a acontecer, amados, e na semana que está sendo dividido em duas partes, a abominação da desolação se manifestar, então, e os dois profetas e precursores do Senhor de ter terminado o seu curso, e todo o mundo finalmente se aproximar da consumação, o que permanece, mas a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo desde o céu, para os quais vimos na esperança? que o levará a conflagração e julgamento justo a todos os que se recusaram a crer nEle.

Pois o Senhor diz: "E quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças;. Para a vossa redenção está próxima" "E não há um único cabelo da vossa cabeça." "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e brilha até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí as águias sejam reunidos." Agora, a queda ocorreu no paraíso, Adão caiu para lá. E Ele diz novamente: "Então, o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos do céu." E também Davi, ao anunciar profeticamente a sentença e vinda do Senhor, diz: "Sua saída é desde o final do céu, e seu circuito até o final do céu, e não há ninguém escondido do seu calor. " Pelo calor, ele significa a conflagração. E Isaías fala assim: "Vem, povo meu, entra tu no teu aposento, (e), fechando a tua porta: esconde-te só por um momento, até que a indignação do Senhor seja ultrapassado." E Paulo nos mesmos moldes: "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade de Deus em injustiça."

65. Além disso, a respeito da ressurreição e do reino dos santos, Daniel diz: "E muitos dos que dormem no pó da terra se levantam, uns para a vida eterna, (e outros para vergonha e desprezo eterno)." Isaías diz: "Os homens mortos se levantarão, e os que estão em seus túmulos ressuscitarão, pois o orvalho de ti é a cura para eles." O Senhor diz: "Muitos naquele dia ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." E o profeta diz: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará". E João diz: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre esses a segunda morte não tem poder" Para a segunda morte é o lago de fogo que arde. E mais uma vez o Senhor diz: "Então os justos resplandecerão como o sol, quando resplandece na sua glória." E para os santos Ele vai dizer: "Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mas o que Ele diz para os ímpios? "Afasta de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos, que meu Pai preparou." E João diz: "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que faz e ama a mentira, por sua parte é no inferno de fogo." E, semelhantemente, também Isaías: "E sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim E o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um espetáculo a todos. carne ".

66. Quanto à ressurreição dos justos, Paulo também fala assim, por escrito, aos Tessalonicenses: "Nós não teríamos que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que a tristeza não vos como os outros que não têm esperança, se cremos que Jesus. morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os trará com ele. Por isso, digo a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estão vivos (e) permanecem até a vinda do Senhor, não impedir que os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz ea trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estão vivos (e) continuam a ser, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor ".

67. Essas coisas, então, tenho definido um pouco antes de ti, ó Teófilo, atraindo-os a partir da Escritura em si, a fim de que, mantendo-se na fé que está escrito, e antecipando as coisas que estão a ser, tu poderás manter-te sem ofensa tanto para Deus e diante dos homens ", procurando que a bendita esperança ea manifestação de nosso Deus e Salvador", quando, tendo levantado os santos entre nós, Ele vai se alegrar com eles, glorificar o Pai. A Ele seja a glória pelos séculos sem fim das eras. Amen.

FONTE: www.congregacaounitaristacasaverde.blogspot.com.br

Redes sociais