sábado, 2 de julho de 2011

Morre ex presidente Itamar Franco

Imagem cedida por: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5150119-EI7896,00-Expresidente+Itamar+Franco+morre+em+Sao+Paulo+aos+anos.html


Itamar estava licenciado do Senado para tratar a leucemia
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Morreu às 10h15 deste sábado, em São Paulo, o ex-presidente da República Itamar Franco. Aos 81 anos, o político cumpria mandato até janeiro de 2019 no Senado Federal. Antes prefeito de Juiz de Fora (MG) e senador em três oportunidades, Itamar Franco chegou à Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992. Após deixar o Planalto, foi governador de Minas Gerais.
Itamar foi diagnosticado com leucemia em maio e, durante o tratamento, contraiu uma pneumonia, que se agravou. De acordo com o hospital Albert Einstein, ele sofreu um acidente vascular cereberal (AVC) na Unidade de Terapia Intensiva da instituição.
Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio em 28 de junho de 1930. O pai de Itamar havia morrido meses antes de seu nascimento e sua mãe registrou o filho em Salvador (BA), onde morava um tio. A família era de Juiz de Fora e ele se mudou para Minas Gerais com poucos meses. No município, cresceu e se formou em Engenharia Civil em 1954. Foi durante o curso que iniciou sua vida pública, participando da política estudantil.
Ainda na década de 50, se filiou ao PTB e tentou se eleger vereador e, depois, vice-prefeito em Juiz de Fora. Com o golpe militar em 1964 e a instalação de um regime de bipartidarismo, Itamar migrou para o MDB, sigla pela qual conquistou seu primeiro mandato eletivo, na prefeitura de Juiz de Fora, em 1967. No pleito de 1972, foi reeleito, mas deixou o cargo um ano depois para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado - sendo reeleito em 1982, já no sucessor do MDB, o PMDB. Em 1986, sem apoio para ser candidato ao governo mineiro em seu partido, se filiou ao PL, mas foi derrotado por Newton Cardoso, candidato de sua ex-agremiação.
Com a derrota, Itamar voltou ao Senado para cumprir o restante de seu mandato, que ia até 1990. No período, participou da Assembleia Nacional Constituinte e das campanhas para a volta das eleições diretas. Em 1989, trocou novamente de sigla e foi para o desconhecido Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para ser candidato à vice na chapa de Fernando Collor de Mello, que saiu vencedora.
De vice a chefe da nação
Na vice-presidência, Itamar criticou atos de Collor, como os processos de privatizações, mas se manteve discreto. Com o surgimento das denúncias de corrupção contra o governo e o início da campanha pelo impeachment do presidente, a figura pacata de Itamar ganhou espaço.
Em setembro de 1992, quando a Câmara decidiu autorizar a abertura do processo contra Collor, Itamar assumiu a vaga interinamente. Três meses depois, o presidente renunciou ao cargo e o mineiro foi conduzido à Presidência, sem uma posse formal.
Na Presidência da República
Itamar Franco assumiu o País com uma inflação de 1.100%, que chegaria a 6.000% no ano seguinte. Em meio à crise, o presidente trocou o comando do Ministério da Fazenda diversas vezes, até que Fernando Henrique Cardoso, então ministro das Relações Exteriores, assumiu a pasta com um projeto para a implantação do Plano Real.
Com o plano, era criada uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente na época, o Cruzeiro Real. Cada URV correspondia a US$ 1. O modelo conseguiu atrair capitais estrangeiros e foi exitoso no combate à inflação em um curto período. Apesar de ousada, a medida estabilizou a economia brasileira.
Com o sucesso do real, Itamar elegeu Fernando Henrique Cardoso seu sucessor em 1995 e deixou o Palácio do Planalto com altos índices de aprovação. No período até a eleição seguinte, Itamar foi embaixador em Portugal e na Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.
No início de 2011, Itamar Franco foi entrevistado em uma série do canal Globonews com ex-presidentes da República. Na ocasião, ele afirmou que seus feitos durante o governo não eram lembrados pelos críticos na atualidade. "Esqueceu-se e, aliás, se esquece, de que eu entreguei o País democraticamente. Ninguém fala, ninguém fala. Só falam de mim 'é o cabelo (caracterizado por um topete), é o não sei o que, é o Carnaval', essas bobagens. Mas esqueceram que eu fiz uma reunião logo de início, no Alvorada, com todos os presidentes dos partidos e fiz a seguinte proposta, a todos: 'olha, eu assumi o governo pela Constituição e pela vontade de Deus, mas estou disposto, se os senhores entenderem, eu estou pronto a convocar as eleições'".
No Carnaval de 1994, Itamar foi fotografado ao lado da modelo Lílian Ramos em um camarote na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, após ela desfilar por uma agremiação. A polêmica ficou por conta de a modelo estar só de camiseta e sem calcinha, detalhe evidenciado pelo ângulo das imagens.
O governo em Minas Gerais
Após sair do governo, Itamar se tornou um crítico da política de Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista àGlobonews, ele destacou como uma das principais críticas a reeleição, estabelecida no Brasil após a Constituição ser alterada no governo FHC. "Jamais ele disse que seria candidato à reeleição. Eu considero até hoje um grande mal, quebrou a ordem constitucional brasileira. Na reeleição, você não distingue se é presidente, se é candidato", afirmou. Além disso, ele afirmou que, logo após deixar Brasília, ficou incomodado com o fato de o real ser associado apenas a FHC, e não ao seu mandato. "Se ele quiser ficar com o Plano Real para ele, ele fica", afirmou.
Ao retornar ao Brasil e ao PMDB, o político tentou se lançar candidato à Presidência para as eleições de 1998, mas encontrou resistência no partido, que apoiaria a reeleição do tucano FHC. Decidiu, então, tentar o governo de Minas Gerais, e foi bem sucedido.
O início do governo foi turbulento. No primeiro dia, Itamar decretou a moratória para renegociar a dívida do Estado, gerando uma crise com a presidência do Banco Central. A suspensão do pagamento da dívida durou pouco mais de um ano e gerou retaliação por parte do governo federal, que suspendeu repasses como o do Fundo de Participação dos Municípios.
Outros episódios que marcaram o governo Itamar em Minas foram a retomada, por meio judicial, do controle acionário da estatal elétrica Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), parcialmente vendida no governo anterior, de Eduardo Azeredo (PSDB), e a reação de Itamar após a intenção do governo federal de privatizar a estatal Furnas, projeto que não foi levado adiante. Após a eleição de 2002, na qual apoiou Aécio Neves (PSDB) para ser seu sucessor, Itamar foi nomeado embaixador brasileiro na Itália.
A volta ao Senado
De volta ao Brasil após deixar a embaixada na Europa, Itamar tentou se candidatar a presidente pelo PMDB em 2006, mas desistiu para retornar ao Senado Federal. Acabou perdendo a indicação do partido para Hélio Costa. Em 2007, ele assumiu a presidência do Conselho do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais.
Em 2009, sinalizando intenção de disputar a sucessão presidencial no ano seguinte, Itamar Franco se filiou ao PPS e declarou seu apoio a Aécio. No discurso de filiação, ele ainda criticou o presidente Lula e o PT. Mais tarde, Aécio e Itamar anunciaram suas candidaturas ao Senado e foram eleitos, derrotando o petista Fernando Pimentel.
Ao voltar a Brasília, Itamar passou a integrar a comissão da reforma política da Casa e defendeu o fim do voto obrigatório e a reeleição. Ele também defendeu um veto à possibilidade de retorno de um político que cumpriu dois mandatos no Planalto. "Quem já foi presidente duas vezes não poderia concorrer mais. Vamos dar oportunidade a outras pessoas. O cidadão fica oito anos no poder e quer voltar?", disse.
A descoberta da leucemia
Em 25 de maio de 2011, Itamar Franco anunciou que um exame de rotina o diagnosticou com leucemia em estágio inicial. Ele se licenciou do Senado e se internou no Centro de Hematologia e Oncologia do hospital Albert Einstein, em São Paulo.
No final de junho, Itamar foi internado na UTI devido a uma pneumonia. Na sexta-feira, o hospital havia informado que o político apresentou uma remissão completa no quadro de leucemia, o que não equivale à cura da doença, mas, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa um estado de aparente normalidade que se obtém após a quimioterapia.
Apesar da melhora, o parlamentar apresentava um "quadro grave" de pneumonia aguda e recebia tratamento com corticoesteróides em altas doses. Ele também respirava com a ajuda de aparelhos.
fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5150119-EI7896,00-Expresidente+Itamar+Franco+morre+em+Sao+Paulo+aos+anos.html

Discernido entre profecias e profetadas - Daniel Werneck



Amados, eu creio em profecias. Oque gostaria de advertir aos leitores são os muitos casos de pessoas se levantando em nosso meio se dizendo ser alguém ou ter uma revelação da parte de Deus que nunca tiveram e com isso terminam provocando grandes estragos e prejuízos ESPIRITUAIS no meio do povo de Deus. Vamos entender oque são profecias e oque são profetadas.

A bíblia esta repleta de profecias. Muitas já se cumpriram e outras ainda estão para se cumprir. A profecia é uma mensagem inspirada da parte de Deus de acordo com a vontade e propósitos divinos ou a proclamação destes. Ela pode expressar um ensinamento moral inspirado, um julgamento ou declarar algo que esta para acontecer. No novo testamento a profecia é ligada também aos DONS espirituais listados por Paulo no livro de 1ª coríntios. Era até uma recomendação do Apóstolo Paulo que os cristãos buscassem esse dom:

"SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." I Corintios 14:1 

No velho Testamento Deus usou homens e mulheres com essa capacitação do Espírito Santo (Débora, Moisés, Elias, Samuel, etc) e no novo testamento Também muitos servos de cristo se destacaram com esse dom (Ágabo, Paulo, Silas, as filhas de Filipe, etc) e até o último livro da bíblia é todo profético! Isso mostra a importância que a profecia tem no coração de Deus em transmitir a sua vontade para seu povo mediante seus "vasos" escolhidos aqui na terra.  A separação para esse ministério vem de Deus e ele é listado nos cargos ministeriais disponíveis para a igreja do Senhor. Veja:

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”.
 Efésios 4:11
Diante disso devemos lembrar que existem vários exemplos nas escrituras de como muitos homens de Deus foram chamados para o ministério profético, e atualmente nem todo mundo que diz ser profeta, é um profeta de verdade. O próprio Apóstolo João nos advertiu contra os falsos profetas que estavam se levantando em nosso meio. Ele disse:
"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." I João 4:1
Diante desse alerta do apóstolo, outro mal tem surgido em nosso meio que é a banalização das profecias. Por haver muitos equívocos e má interpretação de uma “suposta revelação” muitos dos verdadeiros profetas atuais estão sendo perseguidos e martirizados por palavras e humilhações de muitos crentes. Muitos por não terem esse tipo de intimidade e comunhão profunda com o Senhor quando vê alguém tendo visões, sonhos ou ouvindo a voz de Deus no coração tende a apenas se apegar aos falsos profetas e não pesa as profecias e as sonda em seus corações. A verdadeira profecia ela se cumpre. Se for verdadeira e foi datada, precisará se cumprir conforme oque o profeta falou. Se ela não tem data a pessoa deve esperar para ver o cumprimento da mesma. Veja:
"Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar espera-o, porque certamente virá, não tardará." Habacuque 2:3
Existem profecias bíblicas há mais de 2000 anos que ainda estão por se cumprir, e nem por isso deixaram de ser verdadeiras. Agora em relação às profetadas, o caso é mais sério. Como disse no início, nem todo mundo que se diz profeta é verdadeiramente um profeta da parte do Senhor. Deus deixou um exemplo de uma pessoa assim:
"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria." Apocalipse 2:20
Perceba que ela não era uma genuína profetisa. ELA SE DIZ profetisa. E essas tais levaram muitos ao engano com suas falsas profecias.  A profetada, a meu ver, consiste em uma inspiração vinda da: Carne, do mundo ou de espíritos malignos e muitos a acham SUPOSTAMENTE divina. Normalmente a profetada fala aquilo que quem a recebeu quer ouvir, enquanto que a profecia trata daquilo que quem a recebe PRECISA realmente ouvir.  Certa vez ouvi um testemunho de uma determinada irmã dizendo:
-“No ano passado, em congresso de jovens, veio um grande pregador da mídia, que sempre prega em Camboriú, nos gideões, pra nossa festa. Transmitiu a palavra, que foi muita boa, uma excelente palavra, mas o problema foi depois, na hora do avivamento. O pregador chamou um rapaz não evangélico, que estava filmando o evento, contratado pelo pastor, e disse: O Senhor esta me revelando aqui meu irmão, que você esta muito angustiado devido uma divida de 50 mil reais, mas o Senhor te diz que não chegará um mês, ele porá todo esse dinheiro em suas mãos. Conclusão: O rapaz saiu indignado, dizendo pra muitos da cidade, que ele não devia nem 500 reais, imagina 50 mil, e que os crentes daqui eram tudo doido. O pregador foi embora e nós ficamos aqui com o abacaxi”.
Isso é um exemplo de uma profetada. Normalmente profecias assim trazem confusão e dor de cabeça para quem fica. Em vez de ajuntar, termina espalhando.  Muitas pessoas em vez de serem guiadas pela palavra de Deus são guiadas por profecias. E isso se torna um laço.
Um irmão contou em uma comunidade que Certa vez um irmão foi consultar uma profetisa em uma igreja em que ele nunca tinha ido e a profeta falou assim: Você vai ser muito feliz meu filho, vai casar e ter muitos filhos. O irmão então perguntou a profeta. E o que é que eu faço com minha esposa e meus três filhos?
Parece uma piada, mas isso verdadeiramente aconteceu. Deus tem vários meios de entregar uma mensagem profética e normalmente Deus sempre o faz confirmando mais de uma vez a mesma mensagem. No livro de Atos nos vemos Pedro Orando no terraço e ele teve uma visão de um lençol cheio de animais descendo e também sobre homens que estavam indo ao seu encontro para o leva-lo a Cornélio. O Mesmo Cornélio teve uma revelação da parte de Deus enviada por um anjo onde também mandou buscar Pedro. Deus confirmou para os dois.
Há mais de seis anos atrás Deus usou um Pastor para mim dizendo que eu iria ganhar um carro. Na época eu tinha um corsa Branco e lhe disse que já tinha um carro. Ele me disse que era outro ao invés desses que eu tinha. Uma vez visitei uma irmã, bem usada por Deus e ela me disse a mesma coisa. E eles nem se conhecem. O tempo passou fiquei sem carro por um tempo e quando foi no fim de 2009 comecei a ter uma sequência de sonhos com o carro que Deus iria me dar. Até a cor dele o Senhor me mostrou.
E chegando o tempo de Deus, certo rapaz não crente foi até o meu trabalho para matricular seus filhos e depois de atendê-lo ele ficou satisfeito e disse-me que iria lavar meu carro quando se precisa. Eu lhe disse que não tinha carro e ele falou com autoridade que disse até como era o meu carro (e percebi que Deus estava confirmando pela boca dele) e eu já estava entendendo que minha benção estava perto) e em pouco tempo se cumpriu! Ganhei um carro novo! Depois de mais de seis anos a profecia se cumpriu e Deus também assim me tinha revelado. Amado, oque é de Deus se cumpre no tempo certo, pois benção da parte de Deus antes do tempo vira maldição.  Cuidado com as profetadas. Pese tudo no seu coração e guarde. Peça confirmação ao Senhor e ele vai te confirmar!

A Oração de Jabez e sua aplicação pra tua vida - Daniel werneck



Texto Base: (I Crônicas 4: 9,10) E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 

Quando paramos para estudar essa passagem encontrada na lista dos descendentes da tribo de Judá você vê muito comumente a palavra "gerou" com o sentido de deu origem, onde o nome do descendente é citado em relação a sua linhagem familiar. Mas oque me chamou a atenção foi que um personagem aparece repentinamente entre os descendentes da tribo da onde viria o Messias com um nome de destaque ligado ao seu nome: ILUSTRE.
O Nome Jabez aparece três vezes em toda a bíblia. Todas no livro de 1 Crônicas. 

Sabemos que naquela época segundo o costume Judaico era Comum uma família ter muitos filhos. era considerado um sinal de benção e a família ou clã pertencente era considerada "poderosa"  com isso.

Mas vemos aqui um personagem que se destacou não por ser o primogênito mas por causa da reviravolta que houve em sua vida. O nome Jabez Significa: Gerado em dores( ou gerado em sofrimento) ou com dores. foi esse nome que sua mãe lhe deu ao nascer. Há que tudo indica ele poderia ter sido um  dos filhos mais novos, e sua mãe teve complicações no parto por sua causa. Alguns eruditos acreditam que seu nome, se levado ao Pé da letra significa: Ele dá sofrimento
Acredito que esse jovem carregou um estigma por uma boa parte de sua vida por causa do mal que ele provou durante o seu nascimento. Comcerteza sofreu provocações, privações, aborrecimentos por causado seu nome, por parte de seus irmãos que o deveriam ver como um dos "menores" do lar, aquele que deve ter deixado sequelas em quem lhe deu a Luz.

Você consegue imaginar alguém perguntando o teu nome o o seu significado e você dizer: -Meu nome é Jabez pois tenho dado sofrimento a minha mãe (ou a minha família)..

As vezes nós somos incompreendidos pelos nossos irmãos, parentes, amigos, e carregamos marcas, rancores que o tempo não consegue apagar.... Mas em um determinado momento esse Jovem se voltou para Deus em oração e mudou todo o rumo de sua história! e é a mesma decisão que você precisa tomar! A bíblia dizque Jabez invocou  o nome de Deus dizendo:

Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido...
Em outras palavras, creio que Jabez orou assim (sem causar prejuízo na oração original):

-DEUS!!! se faça presente em minha vida! aumenta minha visão, amplia meu território (quem lê que entenda), seja a tua mão sobre mim e me guardes de todo o mal...
os três pontos que acompanhamo fim da oração denota que a oração de Jabez não ficou só por ai! teve mais coisa! agora o Senhor deixou registrado aquilo que havia de edificar seu povo através do exemplo de oração desse homem. 
  com essa oração que fez aprendemos que a FÉ TRIUNFOU SOBRE O SENTIDO  DO NOME DELE.
Ele confiou em Deus para que a sua necessidade fosse atendida e Deus ouviu sua oração. Por causa disso Deus disse que ele foi mais ILUSTRE que seus irmãos. 
a palavra ilustre significa: 1. Célebre, notável, Famoso. 3. Preclaro. 4. Insigne.5. Nobre.6. Distinto. 
     Todos esses atributos citados acima podem estar inseridos dentre daquilo que Jabez conseguiu, que foi destaque, proeminência sobre seus irmãos. Veja que a bíblia não fala nada sobre seus irmãos nem origem e nem geração. Mas este aqui teve o cuidado de ser deixado pelo autor do livro como um exemplo de homem a ser seguido mostrando que independente do problema que carregamos e consequentemente o seu tamanho, não há nada que Deus não Resolva.
Ele ficou famoso por que sua atitude ficou registrada e a de seus irmãos não. ele foi distinto por que se destacou entre os seus parentes, enfim, ele TRIUNFOU .

As vezes pode acontecer em uma família de determinados irmãos terminarem sendo bem mais sucedidos que outros... financeiramente...Materialmente, porém eles não tem o principal que só você tem: a FÉ. 

A oração e a devoção a Deus foi a chave para a promoção de Jabez. e eu te pergunto:
-Como esta o teu devocional com Deus? como esta a tua vida de oração? assim Como Jabez nos deixou o exemplo,faça assim como ele e você será ricamente abençoado. 

Que Deus te abençõe!

Daniel werneck 

A palavra de Deus produz avivamento! - Daniel Werneck


TEMA: (Habacuque 3:2) -  Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 

Essa é uma passagem extraída do livro do profeta Habacuque, onde duas vezes o próprio autor é citado como profeta (Habacuque 1:1 e 3:1);

O livro foi escrito provavelmente por volta do ano 606 A.C para a nação de Judá;

Toda a profecia do livro de Habacuque consiste em um diálogo entre o profeta e Deus começando com um apelo dele ao Senhor para que ponha fim a injustiça na terra que predominava  em seus dias.

Ele pode ter exercido o ofício de levita no templo de Deus como sugere a parte B do versículo que diz:

(Habacuque 3:19) - O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). 
   
E o nome Habacuque Significa: "Abraço";
Por causados pecados do povo de Judá, Deus levantou uma nação para castigá-los e puni-los por seus pecados. Veja: 

(Habacuque 1:6) - Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. 

Só que diante dessa realidade, o apelo final do profeta como lemos no tema da mensagem é ele clamando ao Senhor por um reavivamento da nação para ele;

A palavra AVIVAR sifnifica: Animar, renovar. O avivamento aqui nessa passagem aplicada esto no sentido de REPETIR, fazer mais uma vez aquilo, algo que já foi feito no passado (como nos avivamentos movidos por Deus nos reinos de Asa, Josias, etc);

Diante disso, você já pode começar orando ai em teu lugar dizendo ao Senhor assim: Meu pai, como fizeste no passado, faz mais uma vez de novo na minha vida ó Senhor! Repete em mim a tua presença como eu sentia nos cultos passados em tua igreja! 

Esse anos a que se refere o profeta no versículo dois do capítulo três é aos anos de ira de Deus a qual lhe pedimos que tenha misericórdia. Deus estava irado com a nação de Judá por causa de seus pecados.

A palavra Misericórdia também citada pelo profeta significa: bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano na disposição dele em proteger e auxiliar no atendimento a súplica do crente. Em outras palavras, o profeta também estava dizendo: - Deus!!! me faz experimentar novamente aquilo que eu provara de tí antes.  Em meio as dificuldades me faz sentir tua proteção, e me auxilia em meio as tribulações. 

Habacuque estava intercedendo a Deus pela nação de Judá, e porque não podemos interceder pelo avivamento de nossa cidade?
- O Verdadeiro avivamento que Deus quer fazer em tua vida começa pela palavra, isto é, a palavra de Deus! (como disse o profeta: houvi a tua PALAVRA e temi...) a palavra de Deus gera temor no coração daqueles que buscam a Deus. 
- Deus quer te colocar em posição de Honra no coração dele!
-O livro de Habacuque termina com uma oração em forma de canto... sabe o que Deus esta querendo dizer com isso? Que um homem de oração termina parando de pecar, e que um homem pecador para de Orar! e Habacuque escolheu a melhor parte.

- O maior Avivamento que conheço no meio dos ímpios foi o avivamento provocado pelo profeta Jonas.  Deus disse a Jonas para pregar a PALAVRA! veja:

(Jonas 3:2) - Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo

Jonas pregou a mensagem da parte de Deus ao povo de Nínive e toda aquela geração se converteu ao Senhor. A palavra de Deus produz avivamento. Logo que li esta passagem, me veio amente uma lembrança do apóstolo Paulo que tem acontecido em nossos dias: 

(I Corintios 1:21) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação


O Avivamento começa pela palavra de Deus. Muita gente vai ser salva em tua cidade pela palavra de Deus.Essa palavra produz conversão no coração daquele que crê, como aconteceu na grande cidade de Nínive.  Jesus disse:

(Marcos 4:14) -  O que semeia, semeia a palavra

Jesus semeou a palavra. e você precisa semear ela também. Judá não estava livre do castigo divino e este mundo ímpio não esta livre do castigo vindouro. Só vão escapar aqueles que oram como Davi:

(Salmos 51:10) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 

Como mencionei, o nome Habacuque Significa abraço. Isso implica dizer que nos dias de Hoje, Jesus quer abraçar muita gente com o seu Espírito santo! Muita gente ainda vai ser salva antes da vinda dele.

Primeiro Habacuque OUVIU a palavra de Deus. Quando o crente para para ouvir Deus falar, sempre acontece alguma coisa com o indivíduo. E no casa de Habacuque gerou TEMOR em seu coração. e Ele preocupado com o nome a a reputação de Deus frente a seu povo pediu renovo, mudança, transformação de vida de seu povo para uma aproximação íntima com o Senhor como dantes.     

Quer começar um avivamento agora em tua vida? comece a Orar assim:

-Perdoa-me, Senhor, por ter abandonado meu primeiro amor!
-Perdoa-me, Senhor, por ter buscado as coisas desse mundo!
-Perdoa-me, Senhor, Por ter ficado morno em minha vida diária!
E assim virão tempos de refrigério para a tua alma...

E jesus irá te dizer: EU te Perdõo! Recebe meu perdão!

Amém!

Daniel Werneck

Ameaça terrorista às igrejas dos EUA

Imagem cedida por: http://www.cpadnews.com.br/integra.php?s=12&i=9790

Conselho de Segurança da Flórida aconselha os cristãos a permanecerem em alerta


Com a exibição recente de um vídeo da al-Qaeda que encoraja os muçulmanos a atacarem as instituições religiosas, igrejas cristãs estão sendo avisadas.
Em um vídeo divulgado pelo porta-voz da Al-Qaeda Adam Gadahn, o muçulmano nascido nos Estados Unidos pede aos jihadistas que obtenham rapidamente armas e realizem ataques terroristas contra o Ocidente. Ele afirma que os muçulmanos são colocados na região para “causarem grandes danos aos inimigos do Islã, fazendo guerra contra seus lugares sagrados, familiares e religião deles.”

“Isso é muito preocupante”, afirma Steve Amundson do Conselho de Segurança da Flórida . “Adam Gadhan viveu aqui no sul da Califórnia por alguns anos. Ele estudou com Dr. Muzammil Siddiqi no Centro Islâmico de Orange County, que está em Garden Grove”, explica ressaltando que muçulmanos conhece bem o país.

Gadahn pediu aos muçulmanos dos EUA que vingassem a morte de Osama bin Laden. Em resposta, a Rede de Emergência Cristã emitiu um alerta para as igrejas nos Estados Unidos, e Amundson aconselha os cristãos a permanecerem em alerta. 

“Igrejas locais, assim como as de todo mundo, digo-lhes que estejam vigilantes, cientes do perigo”, ele insiste. “Não andem por aí como se estivesse tudo bem, porque estamos em momentos diferentes agora, e é hora de os americanos serem vigilantes, estarem cientes e em alerta, pois algo pode acontecer.”

Igrejas também são aconselhadas a terem uma equipe de emergência pronta para realizar regularmente exercícios de treinamento para o caso dessas ameaças se concretizarem.

Com a exibição recente de um vídeo da al-Qaeda que encoraja os muçulmanos a atacarem as instituições religiosas, igrejas cristãs estão sendo avisadas.
Em um vídeo divulgado pelo porta-voz da al-Qaeda Adam Gadahn, o muçulmano nascido nos Estados Unidos pede aos jihadistas que obtenham rapidamente armas e realizem ataques terroristas contra o Ocidente. Ele afirma que os muçulmanos são colocados na região para “causarem grandes danos aos inimigos do Islã, fazendo guerra contra seus lugares sagrados, familiares e religião deles.”

“Isso é muito preocupante”, afirma Steve Amundson do Conselho de Segurança da Flórida . “Adam Gadhan viveu aqui no sul da Califórnia por alguns anos. Ele estudou com Dr. Muzammil Siddiqi no Centro Islâmico de Orange County, que está em Garden Grove”, explica ressaltando que muçulmanos conhece bem o país.

Gadahn pediu aos muçulmanos dos EUA que vingassem a morte de Osama bin Laden. Em resposta, a Rede de Emergência Cristã emitiu um alerta para as igrejas nos Estados Unidos, e Amundson aconselha os cristãos a permanecerem em alerta. 

“Igrejas locais, assim como as de todo mundo, digo-lhes que estejam vigilantes, cientes do perigo”, ele insiste. “Não andem por aí como se estivesse tudo bem, porque estamos em momentos diferentes agora, e é hora de os americanos serem vigilantes, estarem cientes e em alerta, pois algo pode acontecer.”

Igrejas também são aconselhadas a terem uma equipe de emergência pronta para realizar regularmente exercícios de treinamento para o caso dessas ameaças se concretizarem.



FONTE: http://www.cpadnews.com.br/integra.php?s=12&i=9790

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Só faltava mais essa: Nicole Bahls diz que panicat Juju faz macumba



http://guiadicas.net/fotos-de-nicole-bahls-no-paparazzo/
Imagem cedida por: http://www.integradonanet.com/fotos-de-juliana-salimeni-juju-do-panico-na-tv.html/fotos-de-juliana-salimeni-juju-do-panico-na-tv4


Rixas entre as assistentes de palco do programa "Pânico na TV" são comentadas já há algum tempo.

De acordo com o jornal "O Dia", Nicole Bahls declarou que a colega Juliana Salimeni faz macumba: "Dentro da minha religião, a católica, não consigo aceitar o sacrifício de animais para atrasar a vida de pessoas. A religião é para o bem e, às vezes, ela a usa para o mal".

Um funcionário da RedeTV! teria afirmado que Juju fez trabalhos para que Nicole faltasse no programa e também para que seu bumbum caísse.

Ao se deparar com as notícias do dia, Juju se defendeu no Twitter: "Muito triste começar meu dia com notícias tão absurdas a meu respeito. Mas agradeço a todos que estão ao meu lado e continuo de pé! Preconceito contra religião é um absurdo e eu sempre sofri contra isso. Mas a pessoa que afirmou tudo isso vai pagar na justiça".

"Quem vocês vêem se fazendo de santa por aí faz o inferno na vida das pessoas e vive cada dia da sua vida tentando me derrubar. Cheguei até aqui pela vontade de Deus, sou abençoada e tenho todos os santos do meu lado! Vou mostrar a todos qual é a verdade!", finalizou.




Empresa cancela contrato publicitário com panicats, após briga pública


A briga pública entre as panicats Juliana Salimeni e Nicole Bahls deve custar ao menos R$ 50 mil a cada uma. Este é o valor de um contrato publicitário cancelado pela Dafra Motos, que contaria com as duas beldades. As informações são do jornal "O Dia".

No próximo domingo, dia 3, as panicats se encontrarão pela primeira vez desde que os desentendimentos vieram à tona. Elas gravarão, juntas, o "Pânico na TV!".

Na última terça-feira, dia 28, Nicole disse que não se dá com Juju porque a colega "faz macumba" para ela. "A Juju sacrifica animais para fazer macumba e deseja o mal de quem ela não gosta. Não concordo com o sacrifício de animais e isso me afasta dela”, disse.

A panicat Juliana, depois disso, afirmou ter acionado seu advogado para processar a colega.



FONTE: http://www.band.com.br/entretenimento/famosos/noticia/Default.asp?id=100000441400 e http://br.omg.yahoo.com/noticias/empresa-cancela-contrato-publicitario-com-panicats--apas-briga-publica.html
.......................................................................................................................................................................................................................................
Amados, isso pra mim não é novidade no meio artístico.... são essas pessoas que são as atuais referências para muitas famílias principalmente adolecentes, onde as pessoas hoje fazem qualquer coisa pra subir na vida, até procurar meios "escusos" para fazer isso. E mídia esta cheia de porcaría, lascívia e todo tipo de imundície perniciosa e a pergunta que faço é esta: Aonde as programações de TV irão parar? a núdez e a sensualidade estão explícitas de uma maneira que a qualquer pessoa das mais variadas faixas etárias tem acesso a esse tipo de conteúdo.
Ao procurar as fotos dessas moças para postar, confesso que me senti mal em ver que mais de 95% das fotos das mesmas, as mostram mostrando todos os seus atributos escondendo apenas as partes da "comissão de frente" e essas fotos são que melhor se encaixa para o perfil do blog. como disse certa vez o profeta Isaías:


(Isaías 5:20) -  Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! 


Amados, isso pra mim não é normal. é inversão de valores! e quanto mais esse tipo de notícia nos mostra o quão alto é o preço que essas pessoas estão pagando para aparecer na mídia, ganhar mais dinheiro com audiência, estimulando a sensualidade, etc.
Estamos vivendo dias difíceis, mas isso prova também nada que se faz escondido, fica em oculto!

(Marcos 4:22) -  Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Que Deus tenha misericórdia delas e que possamos orar para que o Senhor levante alguém que tenha acesso aos seus estúdios de trabalho para levar-lhes o evangelho da Salvação. O preço que elas estão pagando é muito alto, mas fiquemos com oque Jesus disse:

(Mateus 18:11) -  Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido. 

Deus os Abençõe!

Daniel werneck

quinta-feira, 30 de junho de 2011

BIOGRAFIA: Reformador Guilherme Farel

Imagem cedida por: http://www.metanoiaereforma.org/2011/04/mens-reformata-j-c-ryle.html


Guilherme Farei, natural de Delfinado, pode ser consi­derado como o apóstolo da Reforma na Suíça francesa. Aprendeu as doutrinas reformadas com um piedoso e sábio doutor de Etaples, chamado Tiago Lefèvre, e ensinou-as primeiro em Paris, onde gozou a amizade e a proteção do bispo de Meaux, Guilherme Briçonnet, o qual ensinava pessoalmente as novas doutrinas. Contudo a perseguição tornou-se, por fim, tão violenta, que foi obrigado a refu­giar-se na Suíça, onde travou conhecimento com Oecolâmpade, Bucer, e outros reformadores. Em Basiléia, Montbeliard, Agle, Vallengin, St. Blaise e Neuchatel, todos luga­res na Suíça francesa, trabalhou com êxito variado, e tal foi o poder da sua pregação nessa última localidade, que o povo declarou que queria viver na fé protestante, e não fi­cou satisfeito enquanto a Reforma não foi legalmente esta­belecida no cantão. Em Genebra onde tinha ido duas ve­zes, seu trabalho foi cheio de dificuldades e perigos, e tanto monges como padres fizeram várias tentativas para assas­siná-lo. Por muitas vezes foi apedrejado e espancado; este­ve quase para ser afogado no Reno em duas ocasiões, e uma vez foi milagrosamente salvo de morte mais penosa causa­da por veneno. Mas a bênção do Senhor estava sobre os seus trabalhos, e em breve a missa foi oficialmente suspen­sa por um decreto do Concilio dos Duzentos, e apareceu um edito ordenando que os serviços de Deus haviam de ser dali por diante feitos conforme os estudos do Evangelho; e que todos os atos de idolatria papal haviam de cessar com­pletamente.
Foram cunhadas medalhas para celebrar este aconteci­mento, e os cidadãos escolheram para si esta nova divisa: "Depois das trevas, luz". Resultados igualmente felizes co­roaram os trabalhos do intrépido reformador em Lausane, embora a sua primeira visita ali não desse bom resultado. A importante questão foi decidida numa discussão pública que durou oito dias; e acabou por um assinalado triunfo para os protestantes.
 FONTE: História do cristianismo / A. E. Knight [e] W. Anglin. – 2ª ed. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das As­sembléias de Deus, 1983

Zelo de Lutero na Reforma (1521-1529)

Imagem cedida por: https://apdsji.wordpress.com/2009/10/25/frase-de-martinho-lutero/


OS DESORDEIROS DE ZWICKAU
Voltemos agora a Lutero, a quem deixamos no solitário castelo de Wartburgo, entregue à tradução da Bíblia. Du­rante a sua permanência ali não havia ninguém que pudes­se cabalmente levar por diante a obra que ele tinha em­preendido na Alemanha; e este pensamento - porque ele estava a par de tudo quanto se passava fora do castelo - fa­zia-o estar ansioso e agitado, e por fim levou-o a voltar a Wittenberg. Melanchton era tão instruído como ele, e, sem dúvida, não era menos firme na sua devoção pela causa que ambos defendiam, mas era muito brando e pacífico para o rude trabalho que Lutero tinha começado, e não pa­recia estar em condições de poder dirigir o movimento re­formador naqueles tempos tumultuosos. Havia ali também André Carlostadt, um doutor em Wittenberg, bastante versado nas Escrituras Sagradas, mas com algumas idéias erradas na sua teologia, e além disso arrojado demais para se poder confiar nele como chefe. Os seus atos eram tão imprudentes que quando em Zwickau se levan­tou um grupo de homens com o fim manifesto de abolir su­mariamente tudo que não estivesse expressamente prescri­to na Bíblia, ele aplaudiu esse procedimento, e colocou-se à frente deles. Imagens, crucifixos, missas, vestes sacerdotais, confissões, hóstias, jejuns, cerimônias, decorações de igrejas - tudo estava para ser imediatamente varrido pela destruição; e todo o cristianismo se devia revolucionar, pe­las influências combinadas do Evangelho e da espada.
Lutero logo que teve conhecimento disto, escreveu de Wartburgo aos amotinadores, dizendo-lhes que não apro­vava o seu procedimento, nem se poria ao lado deles neste caso. "Tinha sido", dizia ele, "empreendido sem termos, com muito atrevimento e violência... Acreditem-me, eu conheço bastante o Demônio; só ele podia fazer as coisas deste modo, para trazer vergonha sobre a Palavra". As suas advertências foram porém inúteis; as medidas que ele propunha eram muito brandas e moderadas para os inconoclastas de Wittenberg, e foram por diante com as suas inovações.

VOLTA DE LUTERO PARA WITTENBERG
Tendo aumentado o tumulto, Lutero fechou os olhos ao próprio perigo, e, saindo do seu esconderijo, partiu para Wittenberg. Foi em vão que o príncipe lhe fez ver o perigo a que ele se expunha, e lhe mostrou a qualidade do inimigo que tinha no duque Jorge, por cujos territórios havia de passar. "Uma coisa posso dizer", escreveu ele, "se as coi­sas estivessem em Leipzig como estão em Wittenberg, para ali mesmo me dirigiria, ainda que chovesse duques Jorges durante nove dias, e que cada um deles fosse nove vezes mais feroz do que este. Portanto direi a Vossa Alteza (apesar de Vossa Alteza saber muito bem), que vou a Wit­tenberg sob uma proteção muito mais forte do que a de Vossa Alteza".
Ao chegar a Wittenberg em março de 1522, Lutero co­meçou uma série de sermões, oito ao todo, sobre os fanáti­cos de Zwickau, nos quais tratou dos diferentes assuntos com um tato pouco vulgar. Estes sermões constituem um tesouro, e foram admiravelmente adaptados à ocasião a que se destinaram. No seu estilo vigoroso e picante fez-lhes ver o deplorável fim a que um tal excesso de zelo levaria sem dúvida o povo; disse-lhes que lhes faltava caridade, sem a qual a sua fé de pouco valia; que sabiam melhor fa­lar das doutrinas que lhes eram pregadas, do que pô-las em prática; e que não tinham paciência e estavam prontos de mais a sustentar os seus próprios direitos. "Neste mundo", disse ele, "não se deve fazer tudo aquilo a que se tem direi­to, mas antes renunciar o próprio direito, e considerar, pelo contrário, o que é útil e vantajoso para os nossos irmãos. Não imagineis que aquilo que "deve ser" "há de ser" forço­samente, como estais fazendo, para que não tenhais de res­ponder por aqueles que tendes desencaminhado pela vossa liberdade pouco caridosa". Estes sermões tiveram o efeito desejado. A agitação apaziguou-se, seguindo-se-lhe o sos­sego e a tranqüilidade. Os estudantes voltaram pacifica­mente aos seus estudos e o povo, às suas casas; e o príncipe não pôde deixar de reconhecer que Lutero tinha feito bem em sair de Wartburgo.

TRADUÇÃO DA BÍBLIA
Em seguida a isto continuou com a tradução da Bíblia, sendo muito auxiliado na árdua tarefa pelas revisões críti­cas de Melanchton. Poucos meses depois o Novo Testa­mento estava pronto, e em setembro de 1522 publicado. Foi recebido pelos seus compatriotas com muito entusias­mo, e teve de publicar uma segunda edição no espaço de dois meses, e em dez anos nada menos de cinqüenta e três edições se tinham publicado só na Alemanha! Então foi adicionado também o Velho Testamento. O povo alemão tinha agora uma Bíblia completa na sua própria língua, e isto contribuiu mais para a consolidação e propagação das doutrinas reformadas do que todos os escritos de Lutero juntos.
A Reforma estava agora assentada na sua verdadeira base - a Palavra de Deus. Até aqui falara Lutero. Agora é o próprio Deus que fala ao coração e à consciência dos homens. A sua Palavra era agora acessível a todos, e a Roma papal tinha recebido um choque do qual nunca se poderia restabelecer completamente. Pouco depois foi dirigido ao papa, por um concilio de bispos católico-romanos, um me­morial sobre o assunto: "O melhor conselho", disseram eles, "que podemos dar à sua santidade é que devemos em­pregar todos os esforços para se evitar a leitura do Evange­lho em língua vulgar... O Novo Testamento é um livro que tem dado mais ocasião a maiores distúrbios, e estes distúr­bios têm quase arruinado a nossa igreja. Na verdade, se prestarmos séria atenção às Escrituras e as compararmos com o que geralmente se encontra nas nossas igrejas, ver-se-á uma grande diferença entre umas e outras; e que a doutrina do reformador é inteiramente diferente da nossa e em muitos respeitos diametralmente oposta a ela". Era as­sim que Roma se julgava a si própria; e que o poder da Pa­lavra era reconhecido por aqueles que praticamente nega­vam a sua autoridade.

PROGRESSO DA REFORMA
No entanto, a Reforma continuava a ganhar terreno, e o interesse que o primeiro ato de Lutero tinha despertado não diminuía com o decorrer do tempo. O povo em toda a parte escutava a Palavra com prazer, chorando muitas ve­zes de alegria ao ouvir as boas-novas. Em Zwickau e Ana-berg, as multidões ávidas rodeavam os púlpitos dos refor­madores, e escutavam-nos dias inteiros; e quando Lutero pregou o seu primeiro sermão em Leipzig aquela grande multidão de gente caiu de joelhos e bendisse a Deus pela Palavra que seu servo tinha o privilégio de falar. Os folhe­tos e os sermões do reformador eram levados de cidade em cidade; os vendedores ambulantes levavam-nos às aldeias mais distantes, e os navios transportavam-nos de porto em porto, introduzindo-os em todos os países onde houvesse homens bastante instruídos para os receber. Três anos de­pois do começo da Reforma, houve um viajante que com­prou algumas das obras de Lutero em Jerusalém.


OPOSIÇÃO DE ROMA
Roma, como se pode supor, não descansava no caso, e fulminava os reformadores com as suas maldições numa cólera vã. "Heresia! Heresia!" ouvia-se por toda a parte, enquanto as excomunhões se multiplicavam e os editos reais se publicavam em número cada vez maior. Alguns pregadores do Evangelho foram presos, torturados, quei­mados, mas isso de nada servia: a Bíblia estava nas mãos do povo, e a resistência era inútil. As mulheres mais sim­ples estavam sentadas ao pé das suas rocas, com as suas Bíblias no regaço, e confundiam os monges que vinham discutir com elas. Tinha-se levantado uma nova ordem de coisas, mas o poder que tinha produzido estes efeitos não provinha do homem. Era um poder que até ali tinha forças - para esmagar, e era poderoso para destruir as fortalezas do inimigo.
A Reforma estava ainda em começo quando rebentou a guerra dos camponeses, que lhe fez sofrer um grande atra­so. Era o seu chefe um fanático chamado Tomás Münzer, homem que tinha tomado parte notável nos motins de Wittenberg, durante a reclusão de Lutero ao castelo de Wartburgo. Depois disso estabeleceu-se em Mulhausen, e empreendeu a sua grande obra (como ele lhe chamava) de derrubar o "reino pagão" e de exterminar os ímpios.

REVOLTA DOS CAMPONESES DA ALTA ALEMANHA
Os camponeses oprimidos ouviram-no com alegria, e correram às armas. Lutero, a princípio, foi ao encontro de­les com a Palavra de Deus e com razões moderadas; mas quando se insurrecionaram abertamente, então escreveu contra eles, e chamou-lhes de ladrões e assassinos. As províncias da Alta Alemanha estavam agora mergulhadas em anarquia e confusão. A plebe, estimulada por um êxito temporário, e furiosa com a lembrança da injustiça e opressão que tinha sofrido, precipitava-se para aqui e aco-K lá, queimando e destruindo palácios, igrejas, conventos, até que por fim foram vencidos em Frankenhaussem pelo príncipe de Hesse, e totalmente derrotados. O seu ato te­merário de rebelião não lhes serviu de nada, e quando vol­taram para as suas casas, viram que com ele tinham au­mentado seus males. Condenar sem distinção todos aque­les que tivessem tomado a mais insignificante parte no movimento, era agora a política do partido papal; e daí to­dos os males provenientes da guerra dos camponeses foram injustamente atribuídos à influência da obra de Lutero. A Reforma não sofreu pouco por causa dessa falsa acusação.

MOVIMENTO DIVERGENTE
Por essa época apareceram os anabatistas, assim cha­mados por sustentarem a doutrina de que o batismo devia ter lugar por imersão, e que os que tivessem sido batizados na infância deviam ser novamente batizados.
Os chefes deste movimento asseveravam que eram eles os verdadeiros reformadores, e anunciavam que o reino de Cristo estava prestes a manifestar-se. Tinham, porém al­guns excessos: achavam que deveriam ter todas as coisas em comum, e que não deviam ser obrigados a pagar dízi­mos nem tributos... Eles aumentavam em número, e apre­sentavam uma vida muito rigorosa, assim como uma gran­de coragem na morte de mártires, quer seja por meio de fogo ou de água. O movimento continuou a aumentar, ape­sar da perseguição, até o martírio dos seus principais che­fes.

O CONSELHO DE SPIRES
Pouco mais ou menos por este tempo os três mais pode­rosos príncipes da Europa, Henrique VIII da Inglaterra, Carlos V da Alemanha e Francisco I da França, uniram-se com o papa para a supressão dos perturbadores da religião católica e para se vingarem dos ultrages que tinham sido feitos à "Santa" Sé. Para esse fim foi convocado em Spires um Conselho de nobres, no ano de 1526, a que presidiu o príncipe Fernando, irmão do imperador. Foi lida aos príncipes reunidos uma mensagem imperial ordenando que fosse prontamente cumprido o edito de Worms contra Lutero. Mas isso não deu o resultado com que os amigos do papismo tinham tão ardentemente contado; e, em vez de entregarem o reformador à mercê de Roma, o Conselho submeteu ao imperador os seguintes itens: que eles fariam todos os esforços para aumentar a glória de Deus e manter uma doutrina em conformidade com a sua Palavra, e da­vam graças a Deus por ter feito reviver no tempo próprio a verdadeira doutrina de justificação; que não permitiriam a extinção da verdade que Deus lhes tinha revelado ultima­mente.
Confiante, apesar da derrota, o imperador três anos mais tarde reuniu um segundo Conselho na mesma cidade. Os seus modos eram coléricos e despóticos, mas os nobres que defendiam a Reforma estavam tranqüilos e resolutos. Naqueles tempos estas qualidades eram muito necessá­rias. Ninguém esperava a inflexibilidade dos nobres, e a presença de um tal espírito entre eles era um novo elemen­to no Conselho alemão. Até ali o imperador tinha tido fama de exercer um poder absoluto, mas ia ter lugar uma crise na história da Reforma, e aquilo por que lutavam os nobres não tinha sido reconhecido pela política humana. Foi isto que o imperador não compreendeu.

ORIGEM DA PALAVRA "PROTESTANTE"
Fernando presidiu novamente a este Conselho e, sen­tindo que estava iminente uma crise, recorreu a medidas desesperadas. Usando da autoridade que ele ali represen­tava, ordenou imperiosamente a submissão dos príncipes alemães ao edito de Worms. A sua conduta foi mais carac­terizada pelo atrevimento do que pela sabedoria, e só ser­viu para agravar o sentimento que já existia. Para dar uma saída ao negócio, publicou-se um decreto resumindo as or­dens do imperador, que os fidalgos católicos assinaram.
Foi aquele um momento de ansiedade para Lutero e a Reforma, mas o grupo reformador teve forças para susten­tar a luta no Conselho. Sem receio da altivez de Fernando, e impassíveis às ameaças dos bispos, uniram-se em um grupo e no dia seguinte levaram seu protesto contra a deci­são da assembléia. E foi o começo do protestantismo, e do Período de Sardo na História da Igreja.

FONTE: História do cristianismo / A. E. Knight [e] W. Anglin. – 2ª ed. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das As­sembléias de Deus, 1983.

Redes sociais