terça-feira, 6 de dezembro de 2011

RECOMENDAÇÃO DE FILME: 5 dias de Guerra

Imagem cedida por: http://www.capascustomizadas.com/


Um bom dia para todos! quero aqui recomendar esse filme,  a qual considero um dos melhores do ano!. este filme mostra os bastidores da Guerra da Russia e da Georgia de uma maneira como você nunca viu, baseado pela vivência e experiência dos jornalistas que trabalham em zona de guerra.

Interessante que na época do acontecido, estavamos vivendo e acompanhando pela televisão os jogos olímpicos de Pequim, na China, e muita coisa que ocorreu neste conflito não foi mostrado ou ignorado pelas grandes agências internacionais. 

Resolvi postar este filme devido ao fato de algumas coisas nele me chamarem a atenção (onde vejo algo que possa ter um cunho escatológico ou ligado a Nova Ordem Mundial) como por exemplo a truculência dos Russos em investir com armamento pesado contra os civis indefesos e promoverem uma limpeza étnica. identifique mais alguns pontos "interessantes" que posso dizer o seguinte:
  1. A Georgia não tinha um exército a altura pra enfrentar os russos e apelou muitas vezes aos líderes internacionais para ajudá-los ou forçar os russos a um acordo e isso não ocorreu. Tanto os EUA como as nações Europeias fizeram pouco caso do conflito;
  2. Muitas vilas, cidades e povoados foram destruídos e não existe um número claro de mortos haja a vista grandes barbaridades cometidas como assassinatos em massa e expulsão de pessoas de seus lares;
  3. Nenhuma proposta de paz foi aceita pelos Russos proposta pela Georgia que queria o cesar - fogo, porém a mídia passou uma imagem na época que era a Georgia que esta atacando as regiões separatistas e era o contrário! era os russos que estavam invadindo e forçando a separação da região haja vista interesses próprios.
  4. Nenhuma operadora ou emissora de grande renome quis dar atenção ao fato como ele foi ou transmitir oque os correspondentes estavam passando;
  5. O nome do presidente francês Sarkozy é citado algumas vezes no filme mostrando que o mesmo sabia do que ocorria mas não fez nada frente a Europa para proteger a Georgia.  
  6. Os líderes europeus faziam várias reuniões para discutir a questão mas nada de concreto se resolvia;
  7. A crise só se encerrou com a visita de seis líderes Europeus a capital da Georgia forçando os Russos a uma trégua haja vista que já chegou até a bombardear a capital  e outros pontos da cidade mas não foi notificado isso publicamente.
Diante de tudo isso, oque posso concluir e que é um filme muito bom, e mostra a situação atual em que vive a nossa mídia secular, onde entendemos que as mesmas são manipuladas e tem interesses por tras de suas reportagem onde só revelam aquilo que lhes INTERESSAM, e naquele momento, os jogos olímpicos estavam dando mais audiência para as emissoras. Recomendo este filme a todos e vocês poderão encontrar mais observações e pontos de vista que não foram listados aqui pois não só se limita a estes mas tem outros que no momento mais oportuno iremos comentar. 



Sinopse do Filme:  o aclamado diretor Renny Harlin e baseado em fatos reais, “ 5 Days of August” é o relato de um heróico grupo de correspondentes de guerra, presos atrás das linhas inimigas, quando a Rússia invadiu o país da Geórgia em 2008. Eles conseguem testemunhar e filmar os mais terríveis crimes de guerra e encontram uma mídia mundial desinteressada, que prefere cobrir os Jogos Olímpicos que ocorrem em Pequim. Eles lutam para enviar as imagens – uma busca que pode lhes custar à vida (fonte: www.cinemanafaixa.com)



2 comentários:

  1. Olá Daniel, sobre seu post, tome cuidado com assistir o filme tão apaixonadamente... Há problemas nas informações e o filme foi conduzido para transmitir uma imagem distorcida e exagerada de algumas coisas... Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá. estou respondendo a esse post, pois estava assistindo o filme e vendo os absurdos de erros históricos. Me preocupo por aquilo que esta subjacente no seu texto. Você usou um filme para fazer uma reflexão política em um site de apologética? vamos aos fatos. O caso da guerra entre Georgia e Rússia não é verdade. O que iniciou o conflito foi a invasão da Georgia a Ossétia do Sul. Os governos georgianos não aceitaram essa independência, ocorrida em 1992. Desde essa época o exército georgiano fez várias incursões ao território ussetiano. Pedindo ajuda da Rússia, a Georgia foi invadido pelo aliado da Ossétia do Sul. Não estou aqui defendendo a guerra, pois sou totalmente contra, mas acredito na liberdade dos povos de sua autogestão. Fica na paz.

    ResponderExcluir

Redes sociais