segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Erros escatológicos encontrados na Lições bíblicas da CPAD do 1º semestre de 2016- Daniel Werneck

Imagem cedida por: www.cpad.com.br
A lição de hoje, a número 5 (cinco) do dia 31/01/2016 trata do arrebatamento da igreja.

Percebo que certos equívocos de comentaristas das lições em relação a escatologia ainda não foram corrigidos e são contraditórios. vou listar algumas observações:

1.  Na página 37 ele fala que o arrebatamento ocorrerá em duas fases distintas dizendo que ocorrerá antes da grande tribulação mas o autor  não cita as passagens bíblicas que demonstram que o evento será antes da Grande Tribulação. Apenas cita sua fonte de pesquisa que foi o livro de introdução a teologia sistemática às folhas. 626 daquele livro.

2. Entretanto, ele diz que serão  arrebatados todos os santos (isso é fato, concordamos nesse ponto), só que as folhas 34 ele mostra que os fieis farão parte da PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Esses evento só ocorrerá após a derrota da besta e não antes. A primeira ressurreição só ocorre em Apocalipse 20:5, após todos os eventos anteriores. 

3. Nas folhas 38 da lição, ele fala que farão parte deste evento (a Primeira ressurreição) as duas testemunhas, e o grupo de mártires da grande tribulação. Ora, se estes vão participar, logo o arrebatamento não poderá ser antes da Grande tribulação mas depois visto que de acordo com 1 Coríntios 15:52-53  a transformação dos vivos só ocorre após a 1ª ressurreição, e esta só ocorre no fim da grande tribulação.

4. A condição para o arrebatamento é a primeira ressurreição e não o inverso.

5. Por isso, após essa primeira ressurreição que ocorrerá em apocalipse 20:5 que é a mesma de 1 coríntios 15: 52 ocorrerá na segunda vinda de Cristo.

6. O mistério a qual Paulo se refere não é o TEMPO do arrebatamento mas a forma como este se dará, num "piscar de olhos"

7. Em 1 Tessalônicences 4:16 o texto é claro quanto a ordem deste evento: os mortos RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.

8. Alguns pregadores e comentaristas alegam que o apocalipse não está em ordem. Isso é mentira. Todos os eventos são sequenciais e isso é demonstrado no texto pela ordem dos selos, trombetas, taças, e das palavras que ligam um capítulo a outro como:
"Depois dessas coisas, ( ap 4, 7, 18, 19) e outros termos que dão coesão e coerência ao texto.

9. Claro que os mártires e as duas testemunhas da GT irão participar das bodas e do tribunal de Cristo visto que a entrada no milênio e as posições com entrega dos galardões é evento ímpar e único para toda a igreja e não pode ser dividido. Será um evento único após a destruição da besta e não antes.

10. A transformação após a ressurreição é para os que estiverem vivos para a sua vinda por que no reino de Cristo não pode entrar pecado ( 1 co 15:50)

11. A segunda vinda será visível como os anjos disseram aos discípulos em atos no dia da Ascensão do Senhor quando o viram subir e como disse João em apocalipse 1:7.

12. Comparem Mateus 24: 29-31 com 1 tessalonicenses 4:13-18, pois se tratam  do mesmo  evento escatológico onde OCORRE APÓS a grande tribulação citada em Mateus 24:21, alguns versículos anteriores.

13. Paulo sabendo da inquietação dos crentes de Tessalônica sobre se o evento teria ocorrido ou não, disse lhes em 2ª Tessalonicenses  que antes da vinda do Senhor ocorreria:

1. Apostasia

2. Manifestação do homem do pecado ( anticristo)


14. As folhas 38 ele ainda também fala para não confundirmos a trombeta do arrebatamento com a sétima e última  trombeta de apocalipse  onde alega que a última trombeta dita por Paulo é a última para a igreja. Mas não fala quando foi tocada a primeira e outras anteriores.

15. Se o arrebatamento for no início da Grande Tribulação, altera toda a ordem dos eventos desde o tribunal de Cristo, bodas e até a ordem da ressurreição. Tanto os que morreram ao longo das eras até o último mártir, ressuscitarão em um evento único separado da ressurreição do trono branco, visto que essa é ao fim do milenio e para os ímpios.

Diante dessas poucas observações e sem me alongar posso concluir que :

1. O arrebatamento vai ocorrer de fato mas não é antes da grande tribulação como está sendo ensinado na lição e sem fundamento bíblico.

2. Será após a primeira ressurreição quanto na sua vinda após derrotar a besta

3. A nova Jerusalém será o destino final dos salvos onde a glória de Deus vai reinar por todo sempre e será um farol para a nova terra

4. No milênio, os salvos ressurretos governarão com Cristo em várias posições, como ele mesmo nos fala.

Por enquanto até aqui. recomendo a todos examinarem as escrituras! 

Fiquem na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais