quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Onde está o teu coração? - Richard Baxter (1615-1691)

Imagem cedida por: http://vidaemcristo.com


E é apenas justo que nosso coração esteja em Deus, quando o coração de Deus está tanto em nós. Se o Senhor da glória pode inclinar-se tanto a ponto de fazer seu coração repousar em seres pecadores, feitos de pó, certamente seríamos persuadidos a pôr nosso coração em Cristo e na glória, e ascender a ele, que se digna a ser condescendente conosco, em nossos sentimentos diários!

Ó, se o deleite de Deus não estivesse mais em nós na mesma proporção que o nosso não está nele, o que deveríamos fazer? Em que situação estaríamos! Cristão, você não percebe que o coração de Deus está sobre você? E que ele ainda cuida de você com amor cuidadoso, mesmo quando se esquece de si mesmo e dele?

Você não o vê quando o acompanha com suas misericórdias diárias, movendo-se em sua alma e provendo para seu corpo, a fim de preservar ambos? Ele não o acolhe continuamente nos braços do amor e promete que tudo coopera para o seu bem? E ajusta todas as formas de lidar com você para seu próprio benefício?

E não ordena que seus anjos tomem conta de você? E você não consegue encontrar em seu coração um lugar para ele, pois está muito ocupado com as alegrias terrenas, a ponto de esquecer seu Senhor que não se esquece de você? Esse não foi o pecado que Isaías clamou, de forma solene, para que o céu e a terra testemunhassem contra ele? "O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende" (Is 1.3).

Se o boi e o jumento desgarram-se durante o dia, eles, provavelmente, voltam para sua casa à noite, mas nós não elevamos nossos pensamentos a Deus nem uma vez ao dia.  Portanto, permita que sua alma ascenda até Deus e o visite todas as manhãs, e que seu coração se volte para ele todos os momentos.


Além dessa maravilha da qual falamos anteriormente, nosso interesse pelo céu e nosso relacionamento com ele não deveriam manter nosso coração ali? Ali, nosso Pai mantém sua corte. Nós não oramos: "Pai nosso, que estás nos céus!"? Ah! Crianças sem graça e indignas que se ocupam tanto com suas responsabilidades a ponto de não se importarem com seu Pai!

E há multidões de nossos irmãos mais velhos; há nossos amigos e nossos velhos conhecidos, cuja companhia na carne era-nos muito agradável, e cuja partida para lá tanto lamentamos! E isso não é um atrativo para seus pensamentos? Se eles estivessem ao seu alcance na terra, você os visitaria; e por que não os visita com mais freqüência em espírito; e não se regozija de antemão ao pensar que se encontrará novamente com eles ali?

Sócrates regozijou-se com o fato de que morreria, pois cria que veria Homero, Hesíodo e outros homens magníficos; e eu regozijo muito mais, pois tenho a certeza de que verei a Cristo, meu Salvador, o eterno Filho de Deus na carne que ele assumiu; e, além dele, também verei tantos outros homens santos e magníficos! Com certeza, se nossa casa fosse muito mais inferior, ainda assim nos lembraríamos dela, apenas por que Oras, o mesmo não acontece conosco em relação ao céu?
Ali não é, de forma mais verdadeira e apropriada, nossa casa, onde habitaremos por toda a eternidade? Somos estrangeiros, e o céu é nosso país. Somos herdeiros, e aquela é nossa herança, uma herança incorruptível e imaculada, que não desaparece, a que está reservada para nós no céu. Ó, que nos importássemos com nossa herança e a valorizássemos pelo menos a metade do que vale!

FONTE: www.josemarbessa.com

3 comentários:

  1. Li seu artigo sobre arminianismo, e me parece que você não sabe muita coisa sobre o mesmo, sendo assim resolvir lhe passar um esclarecimento sobre o mesmo a fim de que não fale sem saber.
    Ouça essa explicação, e talves mude de idéia.
    http://www.bibotalk.com/2012/02/btcast-021a-livres-para-crer-uma.html

    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  2. A paz amado (os arminianos).

    O foco do blog não é causar um debate entre arminianismo e Calvinismo, porém existe tópicos relacionados aos dois temas no blog. por eu postar duas matérias no blog não quer dizer que eu desconheço o assunto salvo que o meu objetivo é EXPOR a pureza e doutrina dos puritanos e como faço parte da Assembléia de Deus, creio que é possível ambos os pensamentos atuarem e ajudarem no conhecimento do cristão. Penso que tambem você não conhece muitas coisa sobre o calvinismo, pra logto me fazer um questionamento destes. Peço te que Leia os artigos dos Puritanos Como os de Richard Baxter, John Owen e também a TULIP. isso vai fazer com que nosso debate e aprendizado cresça.

    Qualquer coisa, pode perguntar.

    A paz do senhor!
    Daniel werneck

    ResponderExcluir
  3. O que eu sei sobre o calvinismo é que ele é um sistema super complexo por causa das suas ramificações como: calvinista moderado, calvinista de 5 pontos, calvinista de 4 pontos, hiper-calvinismo e por ai vai, entre esses está os integrais determisnista onde esses afirmam em uma consequencia utima que Deus é o criador do Mal, e o determinista parcial que acredita ser a vontade soberana e vontade livre interagindo no mundo um mistério.

    Eu acho que não estou tão ruim assim.

    Jean Patrik

    ResponderExcluir

Redes sociais