segunda-feira, 6 de junho de 2011

BIOGRAFIA: Pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos

Imagem cedida por: http://blogdopastorgesaniasdeoliveira.blogspot.com/2009/03/pastor-alcebiades-pereira-vasconcelos.html

O pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos passou os seus últimos dias na CPAD, antes de baixar ao hospital para submeter-se a uma cirurgia. No vigor dos seus 73 anos, exerceu até o último instante as prerrogativas de presidente da CGADB, despachando processos, tomando decisões, não deixando, até mesmo, de escrever o seu último artigo, publicado já neste número, sobre se Deus pode ou não usar uma pessoa que vive em pecado. A doença não foi capaz de abater-lhe o ânimo e, dois dias antes de seu falecimento, sua alta estava prevista, tendo ele mesmo demonstrado desejo de retornar à Casa Publicadora, onde ficaria até o término do tratamento. Mas os planos de Deus eram outros. Dois dias depois aprouve ao Senhor levá-lo para sua glória, a fim de poupá-lo de mais sofrimento, isto se deu 12 de maio de 1988.

Alcebíades Pereira de Vasconcelos
Pastor (PA) (In memoriam - 1914 a 1988]
: Liderança
- Liderou a AD em Belém (PA).
- Membro do Conselho Administrativo da CPAD.
- Membro da Diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil.
- Membro do Comitê Pró-evangelização Mundial.
- Diretor do Departamento de Publicações da CPAD.
- Representante brasileiro do Conselho Consultivo do Comitê Mundial Pentecostal.
- Presidente da CGADB de 1987 a 1988.
- Integrou o Conselho Diretor do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Brasil
- Membro do Conselho Consultivo da Eetad.

: Pessoal
- Nascimento: 13 de Dezembro de 1914
- Natural:
- Falecimento: 12 de Maio de 1988 (73 anos)
: Ministério
- Converteu-se a Cristo em 26 de Julho de 1933.
- Evangelista autorizado.
- Ordenado Ministro do Evangelho em 3 de Março de 1938.
- Serviu a Deus em várias igrejas do interior Brasileiro: Colinas (MA), Coroatá (MA) e Dom Pedro (MA), Marabá (PA), Paranaíba (PI).
- Exerceu também o pastorado em quatro capitais: Belém (PA), São Luiz (MA), Rio de Janeiro (RJ) e 2 vezes (1949 a 1952 e 1972 a 1988] em Manaus (AM).

: Autoria
- Escreveu 9 livros:
"De coração para coração"
"Atualidades da promessa"
"Jubileu de Ouro da Assembléia de Deus em Belém"
"Miscelânea doutrinária"
"Israel, milagre do século 20"
"Carta às sete igrejas da Ásia"
"Sinopse Histórica da Assembléia de Deus no Brasil"
"O dízimo da História"
"Bíblia e introdução à Teologia"

: Realização
- Fundou o Instituto Bíblico da Assembléia de Deus no Amazonas - IBADAM.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
- Veja o livro biográfico: "Alcebíade Pereira Vasconcelos" - CPAD - Escrito por Hadna-Ansy Vasconcelos Lima. O exemplo de vida de um dos maiores líderes das AD no Brasil.

Um dos maiores líderes das Assembléias de Deus no Brasil, o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos pastoreou diversas igrejas em São Luís (MA), Belém (PA), São Cristóvão (RJ) e Manaus (AM). Sua liderança se fez presente em vários momentos da história da denominação, inclusive como representante do Brasil em encontros mundiais. Uma vida que se confunde com a história do pentecostalismo no Brasil.

Nascido em 13 de dezembro de 1914, o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos converteu-se a Cristo em 26 de julho de 1933, faltando apenas cinco meses para completar 19 anos. A partir daí sua vida transformou-se em verdadeira odisséia, pois em 25 de dezembro foi autorizado evangelista e, posteriormente, em 3 de março de 1938, foi ordenado ministro do Evangelho, tendo servido em diversas igrejas do interior, como Colinas, Coroatá, Don Pedro, no Maranhão; Marabá, no Pará; e Paranaíba, no Piauí. Exerceu, também, o pastorado em quanto capitais: Belém-PA, São Luís-MA, Rio de Janeiro-RJ e Manaus-AM, onde esteve por duas vezes, no primeiro período, de 29 de julho de 1949 a 31 de dezembro de 1952 e, no segundo período, desde 11 de agosto de 1972, durante 15 anos, 8 meses e 29 dias até a sua morte.

O pastor Alcebíades galgou diversos cargos na esfera das Assembléias de Deus e no meio evangélico em geral, passando a ser conhecido internacionalmente. Foi membro do Conselho Administrativo da CPAD, exerceu a função de Diretor de Publicações da mesma editora, integrou a diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, fez parte do Comitê Pró-Evangelização Mundial e representou o Brasil no Conselho Consultivo que organiza as Conferências Mundiais Pentecostais. Eleito presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, em Assembléia realizada na cidade de Salvador-BA, em janeiro de 1987, o pastor Alcebíades exerceu apenas pouco menos da metade do mandato, que terminaria em janeiro de 1990.

Na área literária, produziu nove livros: De Coração Para Coração, Atualidades da Promessa, Jubileu de Ouro da Assembléia de Deus em Belém, Miscelânea Doutrinária, Israel, Milagre do Século XX, Carta às Sete Igrejas da Ásia, Sinopse Histórica da Assembléia de Deus no Brasil, O Dízimo na História e Bíblia e Introdução à Teologia. Fundou o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Amazonas (IBADAM) e integrou o Conselho Diretor do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba-SP (IBAD) e o Conselho Consultivo da Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus (EETAD).
Sua Morte

O pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos passou os seus últimos dias na CPAD, antes de baixar ao hospital para submeter-se a uma cirurgia. No vigor dos seus 73 anos, exerceu até o último instante as prerrogativas de presidente da CGADB, despachando processos, tomando decisões, não deixando, até mesmo, de escrever o seu último artigo, publicado já neste número, sobre se Deus pode ou não usar uma pessoa que vive em pecado. A doença não foi capaz de abater-lhe o ânimo e, dois dias antes de seu falecimento, sua alta estava prevista, tendo ele mesmo demonstrado desejo de retornar à Casa Publicadora, onde ficaria até o término do tratamento. Mas os planos de Deus eram outros. Dois dias depois aprouve ao Senhor levá-lo para sua glória, a fim de poupá-lo de mais sofrimento, isto se deu 12 de maio de 1988.

Depoimentos na hora do sepultamento
“O pastor Alcebíades marcou indelevelmente a vida de nossa igreja. Sua gestão à frente da Mesa Diretora da CGADB sempre se caracterizou pela firmeza e seriedade. Com a sua morte, podemos repetir as palavras de Davi acerca de Abner: ‘Não sabeis que hoje caiu em Israel um príncipe e um grande?’ Foi realmente, uma perda irreparável para as Assembléias de Deus, mas as pisadas do homem de Deus jamais serão apagadas, servindo de exemplo para todos nós”.

José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB “Sempre considerei o pastor Alcebíades um homem de Deus no meu caminho. Em 1946, quando eu era um jovem na mais completa obscuridade, ele veio ao meu encontro para dizer-me que Deus lhe havia revelado que eu deveria substituí-lo na parte mais longínqua do seu campo, no interior do Piauí, e eu o fiz. Tive a oportunidade de andar literalmente nos seus rastos, material e espiritualmente, sentindo o seu zelo pelo trabalho do Senhor e a sua abnegação e sinceridade, expressas em palavras e ações”. Estevam Ângelo de Souza, à época, pastor da AD em São Luís “O pastor Alcebíades viveu na sua época, mas teve uma visão bem ampla, sendo um grande entusiasta, principalmente na área educativa.

Era membro do Conselho do IBDA, e foi um dos pastores brasileiros que, desde os primórdios da Educação Religiosa, defendeu o ponto de vista de que o Obreiro deve ter um preparo para exercer esta função”. João Kolenda Lemos, Diretor do Instituto Bíblico das ADs em Pindamonhangaba-SP “Sem favor nenhum, o pastor Alcebíades é um exemplo de vida, de fé, de trabalho, de estudo, pois foi um homem chamado por Deus, deixando em todos nós o melhor de todos os conceitos que alguém aqui na terra pode deixar. Para mim, foi uma honra trabalhar ao seu lado. Eu diria até mesmo que foi um presente do Senhor”. Samuel Câmara, Vice-presidente da AD em Manaus-AM

Mensageiro da Paz, Junho de 1988 - nº 1218, pág.5
 
Informações extraídas de Histórico da Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Maranhão, Dados: História da Igreja Assembléia de Deus em São Luís, autoria: Pr. Rayfran Batista da Silva

17 comentários:

  1. O Pr.Alcebíades Pereira de Vasconcelos,nasceu na comunidade de lagoa nova entre a cidade de Santo Antonio do Lopes e Dom Pedro Ma.E se converteu na noite em que o Missionário João Jonas estava passando por lá e pregando aquela noite ele prontamente aceitou a jesus como seu salvador.

    ResponderExcluir
  2. Segundo o Pr.Napoleão Falcão falou numa entrevista, o Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos nasceu no Piaui.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber onde encontra-se sepultado o pastor Alcebíades Vasconcelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual o seu objetivo mas, segue! Ele esta sepultado no Cemitério São João Batista na cidade de Manaus!

      Excluir
  4. Sou sobrinho segundo de Alcebiades Vasconcelos.filho de Jeconias Vasconcelos.Sei muito pouco sobre meu tio.temos apenas um livro dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ano iremos falar sobre ele na nossa EBF.

      Excluir
    2. também sou parente do pr. alcebiades..

      Excluir
    3. Também tenho parentesco com o pr Alcebíades, primo legítimo da minha avó.

      Excluir
  5. Sou sobrinho segundo de Alcebiades Vasconcelos.filho de Jeconias Vasconcelos.Sei muito pouco sobre meu tio.temos apenas um livro dele.

    ResponderExcluir
  6. Pastor Alcebíades foi enterrado em Manaus.

    ResponderExcluir
  7. Para mim ele foi e será o maior exemplo de vida cristã ele era um bravado e percorria muitas léguas a pé para evangelizar e olha que naquela época os pastores não tinha está regalias de hoje os pastores tem mas nós membros devemos seguir as pisadas deste baluarte de fé inabalável do nosso Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos e obrigado meu Deus, por esta oportunidade de me expressar este maravilhoso exemplo de cristão que foi o nosso Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos Amém, irmão Sebastiao Filho & irmã Maria Da Conceição.

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe a cidade em que pr Alcebíades Vasconcelos segundo informações ele seria primo de meu falecido pai

    ResponderExcluir
  9. Cidade natal de seu nascimento meu pai luis felismino de vasconcelos filho de felismino Ferreira de vasconcelos seria primo pr Alcebíades Vasconcelos independente servo valoroso que pelo que ouvi deixou um legado dos mais honrados.

    ResponderExcluir
  10. Ele foi muito amigo de meu pai Pastor André Amaral que hj tem 87 anos
    Pastorio IGREJA evangélica Assembléia de Deus do Madureira

    ResponderExcluir
  11. Foi sem sombra de dúvidas um grande apóstolo das Assembléias de Deus no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Pelo menos ele não quis tomar o poder da CGADB, como fez José, né?

    ResponderExcluir

Redes sociais