domingo, 8 de maio de 2011

A operação da palavra de conhecimento nas escrituras - Por Pastor Kenneth Hagin (em memória)

Imagem cedida por: http://www.lifechangingtruth.org/English/ArticlesEng/KennethHagin/KHMainList.htm

A Palavra de Conhecimento é uma revelação dada pelo Espírito Santo de parte dos fatos que estão na mente de Deus. Deus sabe tudo, mas Ele não revela tudo o que Ele sabe. Ele apenas dá a uma pessoa a palavra de conhecimento. Uma palavra é uma parte fragmentada de uma sentença. Ele apenas dá ao homem o que Ele quer que ele saiba naquela hora. Uma parte do conhecimento que Ele tem. Muitas vezes este dom é confundido com conhecimento natural, mas é conhecimento sobrenatural verdadeiramente. É algo que é revelado ou dado pelo Espírito Santo.
Quando João estava na ilha de Patmos, ele estava no Espírito no Dia do Senhor, como nós lemos no livro de apocalipse. O Senhor deu a ele a palavra de conhecimento sobre sete igrejas diferentes. Aquelas igrejas existiam de fato. Elas podem ter uma aplicação profética para nós, mas elas eram sete igrejas literalmente, que existiram na Ásia Menor naquele tempo.
Enquanto João estava na ilha de Patmos, teria sido impossível no natural para ele saber a condição daquelas igrejas. Isto foi revelado a ele pelo Espírito. Ele tinha conhecimento dado a ele em forma de visão, pelo Espírito Santo, da condição espiritual destas igrejas.
No nono capítulo de Atos, nós temos um exemplo onde o dom da palavra de conhecimento estava em operação na vida de um leigo da igreja. “Havia um certo discípulo...” Ele era um discípulo, ou o que nós chamaríamos de leigo, um seguidor do Senhor. “Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que lhe respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas procura por Saulo, apelidado de Tarso, pois ele está orando.”
Embora Ananias não fosse um ministro ou profeta, não fosse um pastor ou evangelista, a palavra de conhecimento estava sendo concedida a ele, contando-lhe que Saulo estava orando e onde, e que Saulo tinha tido uma visão de si mesmo. “Ele viu em uma visão um homem chamado Ananias que vinha e impunha sua mão sobre ele...” Essa foi uma manifestação deste dom espiritual da palavra de conhecimento.
Muitas vezes a palavra de conhecimento é confundida com o profundo conhecimento da Bíblia. Mas nós ganhamos um profundo conhecimento bíblico estudando a palavra de Deus. Isso não é um dom. Se conhecimento da escritura veio através do dom da palavra de conhecimento, não seria necessário estudar. Apenas viria para uma pessoa. Paulo recebeu sua revelação por este método, mas é passado para nós através de seus escritos enquanto nós estudamos a palavra de Deus. “O evangelho ao qual foi pregado por mim não vem de homem, porque eu tão pouco o recebi de homem, nem me foi ensinado, mas por revelação de Jesus Cristo”.
Então outra vez, esta palavra de conhecimento está associada erroneamente com o real conhecimento de Deus que vem por andar com Ele. Assim como no natural nós conhecemos uma pessoa melhor enquanto andamos com essa pessoa e vivemos com ela, então pela andar com Deus nós aprendemos mais sobre Ele. Mas esse tempo de conhecimento vem através da experiência. Este dom é uma revelação sobrenatural que vem no momento. Olhando para as referências das escrituras, nós veremos a diferença.
Quando Samuel, enquanto menino pequeno, estava vivendo com Eli e servindo no templo, Deus falou com ele (1 Sm 3). Mas devido a sua inexperiência com as coisas espirituais, ele não reconheceu a voz do Senhor. Apesar da palavra de conhecimento que veio para a jovem criança, Samuel não tinha tido ainda o resultado do andar junto com Deus por muitos anos. Isto foi uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo que pode vir para crianças tão bem quanto para pessoas mais velhas.
Enquanto Pedro estava em Jope orando em um eirado, o Senhor deu-lhe uma visão, revelando seu plano e propósito para os gentios (Atos 10). Depois que a visão desapareceu e Pedro estava espantado como que tudo significava, o Senhor lhe deu uma palavra de conhecimento. “Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.” (versículos 19-20). Deus sabia que aqueles homens estavam lá para ver Pedro, e revelou isto a ele sobrenaturalmente.
Em 2 Reis 6.9-12 nós lemos onde a palavra de conhecimento foi usada para advertir um rei do pleno do inimigo para destruição. Todo o tempo que o inimigo enviava seus homens para armar emboscadas ao rei de Israel, o profeta de Deus contava ao rei onde a emboscada estava, e os soldados do rei armavam outra emboscada.
O inimigo do rei pensou que eles deviam ter um traidor entre eles, alguém que estava passando seus segredos. Mas quem? Então alguém falou alto e disse: “Ninguém, ó rei, meu senhor, mas o profeta Elizeu, que está em Israel, faz saber ao Rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.”
Uma outra ocasião a palavra de conhecimento foi usada para iluminar e encorajar um servo desencorajado: Elias (2 Reis 6.17)
Quando Elias ficou deprimido a ponto de querer morrer quando a rainha Jezabel ameaçou tirar sua cabeça dentro de 24 horas, a palavra de conhecimento veio para ele dizendo: “também conservei em Israel sete mil homens, cujos joelhos não se dobraram a Baal e cujos lábios não o beijaram. (1 Reis 19.18). Elias não podia saber disso naturalmente. Isto foi uma revelação sobrenatural. Deus deu a ele uma palavra de conhecimento que o fortaleceu e encorajou”.
A palavra de conhecimento é também usada para expor um hipócrita, como no caso do servo de Eliseu, Geazi, mencionado no capítulo anterior.
Um outro exemplo onde a palavra de conhecimento expôs a hipocrisia e corrupção na igreja foi o caso de Ananias e Safira. Nós lemos o quinto capítulo de Atos, onde este casal conspirou junto para declarar que venderam sua propriedade por tanto e deram aquele dinheiro para a igreja, retiveram parte do dinheiro para eles mesmos. Quando Ananias veio e pôs o dinheiro aos pés dos apóstolos, Pedro disse: “Ananias, por que encheu satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (versículo 3).
A pior coisa não foi reter parte do dinheiro para si mesmos, mas mentir sobre isso. Pedro disse que eles mentiram para o “Espírito Santo”. Se eles tem dito, “Nós decidimos que daremos 75% do dinheiro e guardaremos 25% para nós mesmos”, isso teria sido um assunto diferente. Mas eles mentiram.
  A conspiração deles foi revelada a Pedro através da palavra de conhecimento. Ananias não seguiu em frente com isto, mas caiu morto imediatamente, e os homens jovens carregaram-no para enterrá-lo. Quando Safira veio três horas depois, sem saber do que acontecera a seu marido, ela confirmou que a terra tinha sido vendida por apenas aquela quantia que ela e seu marido tinham concordado que contariam. Então Pedro contou a ela que os homens que tinham enterrado seu marido, estavam na porta para carregá-la para fora, e ela caiu morta.
A palavra de conhecimento pode ajudar poderosamente no momento da oração, ou para os servos de Deus ou para aqueles em necessidade de ajuda espiritual. Vez após outra o Senhor tem revelado para mim pessoas em necessidade. Essa foi uma palavra de conhecimento que ele me deu sobre meus problemas.
Vários anos atrás um ministro e sua esposa levaram para sua casa um menino de 17 anos. Eles tinham apenas uma filha, e ela estava crescendo em um trabalho missionário. Entretanto, eles acolheram este menino como seu próprio filho.
O rapaz tinha sido salvo embaixo do ministério deles. Ele nunca tinha tido uma mãe ou um lar . Este casal teve um bocado de dificuldades em conservá-lo na direção correta, mas eles tiveram um grande interesse pela vida dele e oraram muito por ele.
Um dia ele saiu para procurar um emprego. Quando ele saiu a mãe estava lavando os pratos. Repentinamente ela sentiu uma incumbência de orar, então ela deixou seus pratos e foi orar. Enquanto ela estava orando, Deus deu a ela a palavra de conhecimento. Em uma visão ela viu este jovem no centro da cidade. Ao invés de ir procurar um emprego, ele parou na entrada de um bar. Ela gritou em oração, “Querido Deus, detenha-o. Não o deixe voltar para seu velho modo de vida e velhos hábitos de pecado”. Na visão ela o viu dar três passos para dentro do bar e parar. Então ela o viu endireitar-se, voltar e sair fora daquele lugar. Ele andou rua abaixo a procura de emprego e conseguiu um.
Um pouco mais tarde ele veio para casa e disse a sua mãe que tinha encontrado um emprego. Então ele disse, “Sabe, eu verdadeiramente tive uma vitória hoje”.
Ela disse: “Sim, eu sei, e eu direi a você o que foi. Você começou a ir para um bar, parou na porta e depois foi embora”.
“Como você soube?” ele perguntou atônito.
Então ela contou a ele que o Senhor tinha lhe dado uma incumbência de orar e então tinha lhe dado uma visão do grande esforço que ele tinha feito.
Pais e mães precisam desta manifestação do Espírito Santo hoje. Deus quer nos dar socorro sobrenatural na criação dos nossos filhos. Muitas vezes nós resistimos desnecessariamente aos problemas e julgamentos. Nós temos o Espírito Santo em nós todo o tempo.
Vamos ficar abertos a Ele para que Ele possa se manifestar para nós. Pela manifestação da palavra de conhecimento a igreja pode ser purificada, o aflito confortado, o santo alegrado, bens perdidos ou pessoas encontradas, o inimigo derrotado e o Senhor Jesus glorificado em tudo.
FONTE: livro o ministério de um profeta. Autor: Kenneth E. Hagin. Graça Editorial.

Um comentário:

  1. Cara, Kenneth Hagin contradiz as doutrinas tantos dos puritanos, como dos assembleianos, que são grupos antagônicos, mas concordam que o Kenneth Hagin era um falso profeta de carteirinha maior..

    ResponderExcluir

Redes sociais