quinta-feira, 5 de maio de 2011

Biografia e comentário escatológico de Hipólito de Roma

Imagem cedida por: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=36109


Os visitantes do Museu de Latrão, em Roma é provável que veja, entre outros itens de interesse uma impressionante estátua de mármore de Hipólito. Foi originalmente construído por seus seguidores, provavelmente em sua câmara mortuária. Foi redescoberto em 1851 e apresenta uma figura impressionante venerável sentado na cadeira de um bispo. Na parte traseira da cadeira está gravado o ciclo pascal, ou mesa de Páscoa, planejado por Hippolytusto determinar a data do festival que comemora a ressurreição de Cristo. Há também uma lista - não totalmente completo - dos escritos de Hipólito, incluindo um tratado sobre o livro do Apocalipse que não tenha sobrevivido.
Hipólito foi por vezes descrito como o Bispo de Roma, mas na verdade seu ver foi a de Porto, ou Portus Romanus, cerca de quinze milhas ao norte da cidade. Ele não era o mesmo romano de nascimento, mas, evidentemente, um nativo do Oriente grego. Ele disse ter se declarado para ser um discípulo de Irineu. Orígenes ouvi-lo pregar em Roma, em 212 anos. Seu sermão 'Em louvor de nosso Senhor e Salvador "foi posteriormente publicado.
Hipólito era ativo na oposição a heresia Sabellian que não conseguiram distinguir as pessoas da Trindade, a respeito do Filho e do Espírito como simples modos ou aspectos do Ser divino.Hipólito foi tão longe para carregar dois bispos sucessivos Romano - Zeferino e Calisto - com erro teológico bem como com o que ele considerava como a frouxidão de conduta reprovável. É evidente que não havia nenhuma sugestão nesse período que o Bispo de Roma foi reconhecido como possuindo autoridade superior. Na perseguição sob o imperador Maximius Hipólito foi banido para a Sardenha, onde acabou por ser martirizado. Foi relatado que ele havia sido jogado em um canal e se afogou.

O ESCRITOR BÍBLICO

O trabalho mais substancial de Hipólito corre para dez livros de Philosophoumena ou refutação de todas as heresias. Ela fornece uma mina de informações sobre desvios precoces verdade do evangelho. Ele pode surpreender-nos que mesmo nos séculos da abertura da história da Igreja, tanto falsa doutrina surgiu. Como JH MacMahon (que traduziu o Philosophoumena em Inglês) observou, Hipólito reduz sua crítica dessas muitas heresias e diversificado para um terreno comum de censura - o antagonismo à Sagrada Escritura ». Sua queixa toda é que esses desviacionistas ter derivado o seu ensino, não a partir da revelação cristã, a Palavra escrita de Deus, mas com a sabedoria dos "pagãos.
Segundo o professor Hans Lietzmann, a questão da profecia e seu cumprimento domina o pensamento de Hippolvtus. Ele foi responsável por vários livros sobre o assunto, incluindo um comentário sobre Daniel e um tratado sobre Cristo e Anticristo. A primeira, em quatro volumes, é a mais antiga exposição cristã de um livro inteiro da Bíblia para sobreviver intacto. Este último tem sido aclamado como o tratamento dos temas de maior destaque profética ter sido compilado no século III. Nestes, como em todas as suas obras, Hipólito da Escritura chama «a partir de uma fonte sagrada, como ele mesmo diz.

PROFETAS E PROFECIA

Na introdução ao Tratado sobre Cristo e Anticristo Hipólito salienta a importância da profecia.previam os profetas ", mediante a fé os mistérios da Palavra, e tornaram-se ministros destas coisas também para as gerações vindouras, não só relatar o passado, mas também anunciar o presente eo futuro. O profeta não é apenas aquele que fala para o momento "para seus contemporâneos: ele prevê que está para vir, para que os de todos os períodos podem se beneficiar. É certamente por isso significa que ele é credenciado como um profeta verdadeiro. Em uma comparação singular. Hipólito afirma que "os profetas abençoados foram feitas, por assim dizer, os olhos para nós". Os profetas bíblicos, explica Hipólito, foram decorados com o Espírito Santo e foram "amplamente homenageado pelo Word mesmo, isto é, o Filho preexistente de Deus. Assim como é com instrumentos de música, então eles tinham a Palavra sempre, como a palheta, em união com eles, e quando movido por Ele, os profetas anunciaram que Deus quis.Por que não falou do seu próprio poder (que não haja engano quanto a isso), nem eles declaram que o prazer se. Mas antes de tudo eles foram dotados de sabedoria, pela Palavra, e novamente foram correctamente instruído, no futuro, por meio de visões. " Como resultado, quando eles próprios foram plenamente convencido, que proferiu oráculos "revelado a eles por Deus, e escondido de todos os outros".
Pois, com o que a razão deve ser o profeta chamou um profeta, a menos que no espírito previu o futuro? Pois, se o profeta falou de qualquer acontecimento fortuito, não seria então um profeta ao falar de coisas que estavam sob o olhar de todos. Mas aquele que expõe em detalhes as coisas ainda não, foi justamente considerado um profeta, os profetas eram portanto com razão chamado de "videntes primeiro.

O SONHO E AS VISÕES

Tanto em seu Tratado sobre Cristo e Anticristo e mais plenamente em seu comentário sobre Daniel, trata Hipólito com o conteúdo profético dos capítulos dois e sete do Livro de Daniel. Eles gravam sonho de Nabucodonosor, com a sua interpretação, e as visões de Daniel sobre os quatro animais. Hipólito define-los lado a lado e fornece uma exposição combinada do sonho e as visões em conjunto a fim de demonstrar "como eles são concordantes entre si, e como verdadeiro.
As asas da águia apontar para o próprio Nabucodonosor 
quem foi levantado e exaltado contra Deus. 
Mas "as suas asas foram arrancadas. 

A primeira besta semelhante a um leão (Hipólito tem uma leoa), com asas de águia (Dn 7:4) representa o reino da Babilônia, e isso também é representado pela cabeça de ouro fino na imagem do sonho de Nabucodonosor (Daniel 2: 32). As asas da águia apontar para o próprio Nabucodonosor, que foi levantado e exaltado contra Deus ". Mas "as suas asas foram arrancadas (Dn. 7:04) - Glória de Nabucodonosor foi destruído e ele foi expulso do seu reino. A expressão "coração de um homem foi-lhe dado" e "foi feito para ficar em dois pés como um homem" (Dn. 7:04) referem-se ao fato de que ele caiu em si, se arrependeu e reconheceu que ele era apenas um homem, de modo a dar glória a Deus.
O urso em Daniel 7:05 indica os persas, que detinham o poder soberano, após os babilônios. Os "três costelas na boca representam as três províncias do império Medo-Persa - Babilônia, Pérsia e da Média, também indicado pelo peito e no braço de prata na imagem (Dan. 2:32).
O terceiro animal, à semelhança de um leopardo (Dan. 7:6) significa que os gregos, para depois da persas Alexandre, o Grande conquistou toda a Ásia Ocidental, quando Dario foi deposto. É paralelo com a 'barriga e coxas de bronze "em Daniel 2:32. As quatro asas em volta do leopardo referem-se a divisão do império grego sobre a morte de Alexandre, quando quatro de seus generais poder compartilhado - as "quatro cabeças" na visão de Daniel.
O quarto animal terrível e espantoso, muito forte "(Dn. 7:07) representa o império romano, como fazem os" pernas de ferro em Daniel 2:32. Com seus enormes dentes de ferro de Roma esmagado e devorado os países que venceram. Os dez chifres "(Dn 7:7) e os pés parcialmente de ferro e em parte de barro (Dn. 2:33) antecipar os estados que surgem fora do império romano, abrindo caminho para o chifre pequeno de Daniel 7:8 - ninguém menos que o próprio Anticristo.

O ANTICRISTO

Hipólito vê o anticristo como o imitador de Cristo. Como o próprio demônio, o anticristo se esforça para suplantar o Messias, alegando para cumprir suas funções. O próprio nome Anticristo sugere não só que o usurpador vai opor o verdadeiro Messias, mas que ele terá como objectivo tomar seu lugar. "O enganador procura tornar-se semelhante em todas as coisas que o Filho de Deus.Cristo é um leão, que o Anticristo também é um leão. Cristo é um rei, para que o Anticristo é também um rei. O Salvador manifestou-se como um cordeiro, então ele também, nos mesmos moldes, será exibido como um cordeiro, mas dentro ele é um lobo. O Salvador veio ao mundo na circuncisão, e ele vai vir na mesma. O Senhor enviou os apóstolos entre todas as nações, e de igual maneira envia falsos apóstolos. . O Senhor deu um selo para aqueles que acreditaram nele, e ele te dará um nos mesmos moldes. O Salvador apareceu na forma de um homem, e ele também virá sob a forma de um homem. "
Segundo Hipólito, o Anticristo será de origem judia, descendente da tribo de Dan. Cristo era da linhagem de Davi na casa de Judá, descrito como "um leãozinho" (Gn 49:9). Uma expressão semelhante é usado com referência ao Dan (Dt 33:22). Hipólito vê aqui mais um exemplo de imitação do Anticristo do Messias, mesmo em suas raízes tribais. "Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, para que o cavaleiro deve cair para trás, declarou Jacob
Hipólito vê o anticristo como o imitador de Cristo. 
(Gn 49:17). A serpente, Hipólito acredita, é o Anticristo, o sedutor de Gênesis 3:1 que seduziu Eva e Adão suplantado. Há, naturalmente, outras passagens das Escrituras que podem ser tomadas para indicar que o Anticristo será um governante Gentile eo debate quanto à sua identidade exacta continua entre os estudantes da profecia. Para Hipólito, a origem judaica do Anticristo era compatível com sua imitação espúria do verdadeiro Messias.

A BESTA EO SEU NÚMERO

A besta do mar em Apocalipse 13:1-10 Hipólito reconhecido como sendo o Império Romano, como a quarta besta de Daniel. A besta da terra em Apocalipse 13:11-18 representa o reino do Anticristo, com dois chifres (vii) indicando a si mesmo e do falso profeta. O fato de que os chifres eram "como um cordeiro" (v.11) significa que ele vai fazer-se uma pseudo-Cristo, e sua língua como um dragão sugere que ele é mentiroso. "Pois, estando cheio de astúcia e exaltando-se contra os servos de Deus, com a intenção de afligi-los e persegui-los para fora do mundo, porque não dar glória a ele, ele vai pedir panelas incenso para ser criado por todos em todo lugar , que nenhum homem entre os santos podem ser impedidos de comprar ou vender sem sacrificar a primeira. " Hipólito foi, sem dúvida refletindo as circunstâncias de sua própria idade, em alguns dos detalhes em sua interpretação, mas a substância da sua visão do Anticristo não é invalidada.
Ao discutir o número da besta em Apocalipse 13:18 Hipólito segue seu mestre Irineu em Contra as Heresias em sua lista os nomes dos Teitan e Evanthas como a adição de até 666 o equivalente numérico das letras gregas envolvidas. Sem ser dogmático sobre o assunto, se inclina em direção Hipólito Lateinus com a implicação de que o Anticristo é, de alguma forma associado a Roma,

A SEGUNDA VINDA

Hipólito percebe que o aparecimento do Anticristo está a ser seguido pelo retorno do Senhor."Essas coisas, então, tendo chegado a passar, amado, e na semana que está sendo dividido em duas partes, a abominação da desolação se manifestar, então, e os dois profetas e precursores do Senhor de ter terminado o seu curso, e todo o mundo finalmente se aproximar da consumação, o que permanece, mas a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo desde o céu, para os quais vimos na esperança, que o levará a conflagração e julgamento justo a todos os que se recusaram a crer nEle?
É então que, como nós aprendemos com Daniel 12:2, os mortos vão subir: o primeiro de todos os santos para a vida eterna, e depois o resto "para vergonha e desprezo eterno". Embora citando I Tessalonicenses 4:17, Hipólito não lida em todo o comprimento com o arrebatamento da Igreja, nem com o início do Milênio, como tal, embora ele acredita claramente que a volta de Cristo vai preceder o estabelecimento do Reino. Deve-se admitir, em conclusão, que o seu tratamento da cronologia profética nem sempre é confiável.
No entanto, como o Dr. LF Froom observa, "ele era um notável conhecimento no que diz respeito a símbolos de liderança profética, e as profecias esboço que encerra no advento. Na verdade, o Dr. Froom entende que esta é o pico de testemunho profético antes dos ataques a esperança cristã, em conjunto e da reversão de interpretação pré-milenista, que ocorreu após o Concílio de Nicéia, em 325.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais