segunda-feira, 30 de maio de 2011

Martírio de timóteo


Imagem cedida por:  http://santosehistorias.blogspot.com/2008_01_01_archive.html


Um homem grisalho sentado em uma cela de prisão, em Roma. Ele esperava morrer em breve. Esse fato em si não era assustadora para ele. Ele estava convencido de que a morte era uma coisa boa para ele: seria trazê-lo imediatamente para a presença de Cristo.
No entanto, ele não queria morrer sem a companhia de um homem jovem que tinha sido seu colaborador próximo, durante muitos anos. E assim ele escreveu-lhe uma última carta. "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho, misericórdia, graça e paz da parte de Deus Pai e Jesus Cristo nosso Senhor."
Paulo conheceu Timóteo em sua primeira viagem missionária. Timóteo pode ter presenciado o apedrejamento de Paulo em Listra. Paulo sempre falou dele como seu próprio filho em Cristo. Vários da lista de cartas de Paulo a Timóteo como um co-autor.

Timóteo viajou um bom negócio com Paul. Às vezes, Paulo enviou-o para cobrir tarefas difíceis em seu lugar. , Timóteo era filho de mãe judia e de pai pagão, e, sem dúvida, conhecia os caminhos de cada povo. Outro dos companheiros de viagem de Paulo, em quem repousa uma grande confiança, foi Tito. Tito era um pagão completo.
Tarde na vida, Paulo escreveu cartas para esses dois homens, cartas que são ricos com as instruções para a liderança cristã .* A última dessas cartas, "canto do cisne" de Paulo a Timóteo foi escrita.
"Como eu me lembro de suas lágrimas, eu o dia e noite para vê-lo, para que eu possa ser preenchido com alegria. Lembro-me da fé sincera, uma fé que habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e agora, estou certeza, habita em você ... "
Perto do final do seu várias páginas de conselhos e exortações, Paulo pediu a Timóteo: "Faça o possível para vir antes do inverno".
Foi oscilando Timóteo? Em uma carta anterior, Paulo havia advertido contra a timidez. Agora, Paulo exortou-o a reavivar o seu dom. Ele insistiu com ele para não se envolver em atividades civis. Ele descreveu o caráter do verdadeiro pastor e disse: "Eu te conjuro em presença de Deus e de Cristo Jesus, que está a julgar os vivos e os mortos, e por sua vinda e no seu reino: prega a palavra, insiste na temporada e fora de tempo, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e ensinar ... "
"Para já estou a ponto de ser sacrificado;. Tempo da minha partida chegou Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé ..."
A tradição diz que Timóteo morreu quando ele correu para o pórtico de um templo pagão para pleitear com os ídolos ostentam procissão para deixar uma dança lasciva em honra de seu deus. Indignados, os dançarinos espancaram até a morte com pedras e paus. Neste dia, 26 de janeiro , os anglicanos, luteranos e das igrejas romanas comemorar os companheiros de Paulo, Timóteo e Tito.
* Alguns estudiosos disputa autoria de Paulo sobre essas cartas. No entanto, eles foram aceitos por todas as autoridades da igreja primitiva, exceto o herege Marcion. Um dos bispos, que aceitou as cartas era Policarpo. Sua vida sobreposta Timothy, e ele estava em uma posição muito melhor para julgar a sua autenticidade do que nós.Crítica textual que nega a sua autoria a resposta forte contra-argumentos. O tom do livro e da sua profundidade de visão espiritual é uma reminiscência de outros escritos de Paulo. Portanto, este artigo parte da longa tradição da Igreja em defesa da autoria de Paulo, uma tradição que nunca seriamente desafiada até o século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais