sexta-feira, 20 de maio de 2011

O PULSAR DE CORAÇÃO NO CONQUISTAR DE ALMAS -T. L. OSBORN


Imagem cedida por: http://www.myspace.com/osbornint

Um grupo de senhoras cristãs estava realizando a sua costumeira reunião de oração. Certo evangelista — um ardente conquistador de almas — era o convidado para pregar.
Ele ouvia algumas delas falarem a respeito de uma mulher imoral que vivia perto
O evangelista perguntou: "E o que vocês estão fa­zendo para conseguir a salvação dessa mulher?"
A dirigente tomou a palavra: "Estamos orando fiel­mente pela sua salvação cada vez que nos reunimos".
"Ótimo!" disse o evangelista. "Mas ela irá para o inferno enquanto vocês oram. Ainda não foram visitá-la? Ainda não falaram a ela sobre a sua alma? Alguém já levou o Evangelho para a sua casa?"

A Filosofia de "Mensageiro"
Nós temos feito de Deus um mensageiro, um entrega­dor de recados. Esquecemos que Ele é o Gerente Geral! Nós nos ocupamos em dizer a Deus para fazer todas as coisas desejáveis que nós mesmos devíamos fazer — visi­tar o pobre e necessitado, ir e confortar os fracos, abençoar e ajudar os pobres, encorajar os encarcerados, apoiar os fracos e falar com os pecadores. Queremos que o Senhor faça todas essas coisas enquanto nós oramos.
Que religião conveniente que desenvolvemos!
Permitam que eu lhes faça a seguinte pergunta:
Vocês podem me apontar uma única coisa que Jesus Cristo pode fazer em sua cidade ou comunidade sem um corpo através do qual Ele possa operar?
Quando Deus visitou o homem para mostrar-se a Si mesmo, Ele veio num corpo — em carne humana. Jesus Cristo era Deus encarnado.
Eles O mataram. Então Ele voltou na forma do Es­pírito Santo, para fazer a Sua morada em nossos corpos, como o Seu Templo, Cor. 6.19.
Agora você e eu somos o Seu Corpo.
Você é a Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo. Você é o Corpo de Cristo em sua comunidade.
Cristo ministra através do Seu Corpo hoje da mesma forma em que (Cristo) ministrou através de um corpo humano há mais de 1900 anos passados. Hoje o Seu Corpo é a Igreja — e a Igreja sou EU — o meu corpo, e VOCÊ o Seu corpo.
Nós somos o Seu templo.
Eu sou a Igreja. Eu sou o Corpo de Cristo.
Você é a Igreja.   Você é o Corpo de Cristo.
"Porque somos membros do Seu Corpo, da Sua carne, dos Seus ossos".   Ef. 5.30
Cristo nada pode fazer, exceto através da Igreja o Seu Corpo. Isso sou EU! Não a minha congregação ou a minha denominação. A Igreja, o Corpo de Cristo sou EU! É VOCÊ se você for um cristão verdadeiro.
Quando você estiver perante Deus, você precisa dar conta das obras que você fez (ou deixou de fazer) pessoal­mente; você não será julgado na luz do que a sua igreja fez como um corpo espiritual. Deus não chamará a sua assembléia como uma unidade para julgamento; Ele não julgará o que a sua congregação fez (ou deixou de fazer) como parte do Corpo "incorporado" de Cristo. Você não poderá dizer, "Senhor, o meu pastor falará por mim; eu sou membro fiel da minha igreja e nós trabalhamos como uma unidade, portanto, eu não posso responder como um indivíduo".
Tanto quanto se refere a você pessoalmente perante Deus, VOCÊ é a Igreja; VOCÊ é o Corpo de Cristo.
Nós falamos a respeito da Igreja, ou do Corpo de Cristo como sendo a mística união de crentes, a comuni­dade dos chamados, e isto é tudo verdade. Mas como toda verdade, ela tem que se tornar PESSOAL, caso contrário será perdida. Temos considerado o Corpo de Cristo no seu sentido geral, coletivo, mas não em sua aplicação pessoal.   Cristo deve viver em nós pessoalmente.
"O grande mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifes­tado aos seus santos" é "CRISTO EM VÓS!" Col. 1.26-27.
Cristo deve ter um corpo através do qual Ele possa ministrar hoje. E esse corpo sou EU — é VOCÊ. Nós somos a Igreja — o Seu Corpo — o Seu Templo.
Isso não quer dizer que nós ignoramos o Corpo de Cristo em seu sentido "incorporado" — constituído de todos os crentes; mas quer dizer que VOCÊ e EU des­pertamos ao fato de que Jesus Cristo é nascido EM NÓS e que NÓS somos agora o Seu Corpo.
Soa mais correto dizer, "somos membros do Seu Corpo" — e somos mesmos. I Cor. 12.27. Mas este conceito popular de "membro" foi um tanto torcido em sua apli­cação de formas que os Cristãos ficam folgados na igreja, deixando o ministério para a "comunidade de crentes".
A igreja, a Escola Dominical, o grupo Missionário de Senhoras, a organização dos homens, o movimento de jovens — eles farão a obra.
Os membros da igreja gostam de saber que a sua igreja está operando. Eles estão dispostos a pagar por isso contanto que algum outro membro faça o trabalho.
Mas o Cristianismo é uma coisa pessoal. Se Cristo veio morar em VOCÊ, VOCÊ é o Seu Corpo — isto é, tanto quanto se refere a você. Ele mora em você porque Ele deseja ministrar ATRAVÉS de você. Ele precisa ter o SEU corpo para alcançar a SUA comunidade. A essên­cia da sua experiência cristã, é   CRISTO   EM   VOCÊ".
Quando Ele estava em Nazaré, "não podia fazer ali obras maravilhosas... devido à incredulidade deles", Marcos 6.5,6. Sem a fé humana por parte do povo, o Seu ministério era então limitado, e sem instrumentos huma­nos através dos quais Ele possa viver e falar, Ele está hoje limitado.

DEUS PODIA TER ENVIADO ANJOS
Quantas vezes ouvimos falar: "Deus podia ter en­viado anjos para pregar este Evangelho, mas não o fez; Ele ordenou que seres humanos devem pregá-lo. Se os homens não pregá-lo, então ele não será pregado — e almas serão perdidas". E isto é verdade. A pregação do Evangelho está limitada a boa vontade que tenham os seres humanos, de se levantarem e abrirem as suas bocas, para que Ele fale através dos mesmos.
Mas este mesmo fato se aplica a todas as fases do viver e do testemunhar cristão.
Cristo não pode ir visitar o prisioneiro a menos que Ele vá em seu corpo. Ele irá EM VOCÊ. VOCÊ é a Igreja. Quando VOCÊ visitar o prisioneiro, Cristo o vi­sitará.    Caso contrário, Ele NÃO PODERÁ.
Como já disse, nós fizemos de Deus um mensageiro através da nossa tradição de oração.
Não me compreendam mal, A ORAÇÃO é vital para cada cristão. Cristo nos ensinou a orar. Mas Ele nos disse para o que orar. Cristo orou. Mas Ele fez mais do que orar; Ele "andou fazendo o bem", testemunhan­do, confortando, visitando, falando, mostrando compai­xão, demonstrando Deus em ação. Ele não orou apenas. Mas este não é um livro sobre a oração — este é um livro sobre como conquistar almas, portanto, devo deixar esse assunto sobre oração para outro estudo próprio.
Mas, como fazemos parecer sagradas as nossas ora­ções tradicionais; como nos sentimos humildes e como nos sentimos dedicados quando estamos em oração — enviando a Deus todas as nossas pequenas ordens para o dia ou para a semana!
Instruimos a Ele a fazer tantas coisas que nós de­víamos fazer. Por que não pedimos a Ele para pregar também? Se Ele é tão conveniente para tantas das nossas tarefas, certamente, Éle não se oporia em pregar também de vez em quando.

CONOSCO — MAS AGORA EM NÓS
Não é estranho: Falamos de como o Espírito estava com os homens antes de Pentecoste. Agora nos regozijamos em que Ele está EM nós.
E é exatamente aqui que Ele está. EM nós. Não flutuando pelo mundo a fora, pairando sobre seres humanos aqui e acolá de acordo com a nossa direção, resolvendo os seus problemas, visitando-os, encorajando-
-os, enquanto nós vivemos as nossas pequenas e egoístas vidas em isolamento.
Através da redenção do Calvário, e da nova criação no Pentecoste Jesus Cristo voltou através do Es­pírito Santo para "morar, se mover e ter o Seu ser" EM NÓS.   Agora Cristo é nascido em nós!
Agora, "É Deus O que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade", Fil. 2.13.
Foi isto o que Deus fez em Cristo. Ele agora faz o mesmo em nós porque agora, NÓS somos o Seu Corpo.
Agora Ele fala através dos NOSSOS lábios. Ele visi­ta os necessitados e levanta os caídos através de NÓS. Ele encoraja os desencorajados e alcança os caídos atra­vés de NÓS. Ele cura os corações quebrados e ata os ferimentos dos sofredores através de NÓS. VOCÊ e EU somos o Seu Corpo.   Nós somos a Igreja.
Agora você compreende porque o evangelista disse ao grupo de oração de senhoras: "Aquela mulher irá para o inferno, enquanto vocês oram".
Se não fizermos algo mais do que orar, se nunca visitarmos os perdidos e testemunharmos aos pecadores, eles jamais ouvirão o convite de Cristo para serem salvos. Devemos orar, sim, mas em seguida devemos nos levantar e ir em busca das almas.

O EVANGELHO NA SUA COMUNIDADE
O ministério de Cristo na sua comunidade está li­mitado a VOCÊ! Ele anseia para falar às almas sobre a salvação, a fim de persuadi-las dos seus pecados e con­vencê-las sobre o Evangelho — esta é a obra do Espírito Santo — mas Ele ESTÁ EM VOCÊ; Ele trabalha através dos SEUS lábios, do SEU corpo. Se VOCÊ não for e tes­temunhar ou transmitir a mensagem, a SUA comunidade será perdida. Cristo ordenou viver EM VOCÊ e Ele não pode visitar os perdidos independentemente de VOCÊ, como Ele não pode ficar de pé numa praça pública e pregar o Evangelho sem um pregador através do qual Ele possa falar.
Nós gostamos de viver egoisticamente; temos prazer em ficar sozinhos orando e enviando uma torrente de pequenas ordens e bonitos recados os quais o maravilhoso Espírito Santo poderá executar para nós. Isso nos poupa muito trabalho. Além disso estamos tão ocupados — com as novelas da TV, com os nossos clubes, nossas atividades recreativas, e com os nossos próprios afazeres.

ELE NÃO TEM OUTRO CANAL
Vamos lembrar que o Espírito Santo se "movimenta" através de NÓS. Somos o Seu Templo. Se estivermos ocupados demais para testemunhar, Ele não tem outro canal através do qual possa ministrar. Ele habita em NOSSOS corpos.
Pecadores em sua comunidade jamais serão visitados pelo Senhor (nosso), se VOCÊ não for falar em Seu Nome.
Aqueles que estão doentes ou na prisão, jamais serão visitados pelo Espírito Santo se VOCÊ não for a eles em Seu Nome.
Os homens jamais verão a Deus — exceto na medida que eles O vêem EM VOCÊ!
O amor de Cristo só poderá ser manifesto através de SUA vida. A Sua compaixão e preocupação pelas almas perdidas só poderão ser exibidas através de VOCÊ.
Jesus Cristo visita a sua comunidade cada vez que você a visita. Você está retendo-O à Sua casa? Você é egoísta? Você jamais permite que Ele fale aos seus vi­zinhos? Você já permitiu que Ele os ensinasse o caminho da salvação? Você jamais permitiu que Ele oferecesse a Sua Vida aos seus vizinhos? Você os acusa de viver em erro enquanto que você jamais deixou que Jesus Cristo lhes contasse a Verdade?

A IGREJA — O CORPO DE CRISTO É VOCÊ
Você pensava que essas coisas eram de responsabi­lidade da Igreja.
Você tinha razão! Mas, VOCÊ é a Igreja. VOCÊ é o Corpo de Cristo.
A Igreja não é a congregação.
A Igreja é VOCÊ. A Igreja é o Corpo de Cristo. E é isso que VOCÊ é.
Cristo não reside numa catedral de pedras ou num templo de tijolos e concreto.
Cristo reside EM SEU CORPO! VOCÊ é o Seu Templo.
E Ele ministra, Se exibe a Si mesmo, Ele demonstra a Sua compaixão, Ele mostra a Sua misericórdia — através do SEU CORPO — através de VOCÊ!
Esta verdade é o palpitar de coração, é o motivo da obra pessoal de conquistar almas. Tudo o mais se cons­titui a MECÂNICA da obra pessoal de testemunhar. Esta verdade constitui a essência, o espírito, a DINÂMICA da obra pessoal de conquistar almas.

MECÂNICA OU DINÂMICA
Você pode decorar a "mecânica".
Mas a "dinâmica" de conquistar almas deve nascer dentro de si; tem de ser uma revelação — um milagre.
Esse milagre espiritual está se operando dentro de você agora mesmo a medida que você lê, de maneira que a obra pessoal de conquistar almas terá uma nova di­mensão, todos os dias de sua vida.
VOCÊ tornou-se a Sua Testemunha, o Seu Corpo, a Sua Igreja, a Sua Voz, o Seu pulsar de coração. O SEU CORPO tornou-se o Seu Templo. Ele começa a ministrar através de você. VOCÊ está entrosado NELE. A sua vida é a energia do SEU testemunho. VOCÊ vai em Seu lugar para que Ele possa ir através de você — e alcançar as almas perdidas.
ISTO É CRISTIANISMO em profundidade! Tudo o mais é artificial e raso. Cristo está em VOCÊ. Você agora tem um propósito na vida, um motivo para testemunhar. Agora você o fará!

MARAVILHOSO!   NÃO, TERRÍVEL!
Um conquistador de almas visitou uma Escola Do­minical e pediram-lhe que ensinasse uma classe grande.
Ele perguntou: "Quantos aqui são cristãos verda­deiros?"
Todos levantaram a mão e o professor regular exul­tou :   ' 'Maravilhoso!''
O professor visitante retrucou: "Não"! "É terrível! Devíamos ter pecadores aqui a fim de convertê-los nesta classe". E ele tinha razão.
Mas a Igreja (i.e., o que nós chamamos de Igreja) está segregada dos pecadores. É o local sagrado onde pequenos grupos se reúnem para ministrar A Si MESMOS em reclusão.

TRANQÜILAMENTE APRENDENDO DE CRISTO EM PROFUNDIDADE
Um evangelista tentou despertar uma pequena con­gregação no Japão para que ela se tornasse mais evangelística em pensamento. O pastor disse: 'Vocês não compreendem; não queremos uma multidão. Apenas queremos um pequeno grupo que possa congregar tran­qüilamente para estudar a Palavra e aprender a respeito de Cristo em profundidade".
Um evangelista falou à um grupo de homens que se reunia em oração, a respeito de visitação a fim de tes­temunhar a Cristo, de casa em casa.
O líder disse: "Não podemos fazer isso. Não estamos suficientemente aprofundados em Deus".
O evangelista perguntou: "Há quanto tempo vocês estão se reunindo e orando?"
"Somente dois anos!" Durante dois anos eles ha­viam egoisticamente confinado o seu Senhor à uma sala e jamais permitiram que Ele compartilhasse a Sua Vida com os pecadores da sua comunidade.
Que contraste com os cristãos da Igreja Primitiva a qual, em apenas dois anos tornou a Palavra do Senhor conhecida por "todos os que habitavam na Ásia". Atos 19.10
A razão pela qual o Evangelho ainda não foi pre­gado a "toda criatura" é porque cristãos individuais in­terpretaram mal o que a Igreja é. Para eles ela é uma denominação, a sua assembléia, a sua congregação. (E é certo falar da Igreja como um corpo coletivo de cristãos). Mas, de um ponto de vista pessoal, a Igreja é VOCÊ! O seu corpo é o Corpo de Cristo. Ele só pode testemunhar e ministrar ATRAVÉS DE VOCÊ!
Os cristãos têm interpretado mal o Espírito Santo e o Seu Ministério. Para eles Ele é a presença pairante que flutua ao seu redor e executa as suas ordens para que eles possam ficar em casa e assistir a sua televisão. Eles podem orar um pouquinho e imaginar uma porção de pequenos recados a fim de manter o Espírito Santo ocupado durante toda a semana, enquanto eles vivem para si mesmos e para a sua moda materialística de viver.
Não é de admirar que o mundo esteja indo para o inferno!
Não é por nada que as multidões não convertidas caçoam da Igreja e dos cristãos!
Não é por nada que os comunistas ridicularizam o cristianismo!
Esta é uma das razões pela qual os judeus rejeitam o cristianismo! Os seus lideres lem o Novo Testamento. Eles sabem quem Jesus era. Eles sabem que Ele era um judeu. Eles sabem como Ele viveu. E eles sabem como Ele instruiu os Seus discípulos a viverem — e eles sabem quão diferente, quão egoisticamente os cristãos vivem hoje em comparação.
Jesus era um Conquistador de almas. Jesus mistu­rava-se com o povo. Ele se fazia amigos dos necessitados. Ele curava os enfermos. Ele pregava as Boas Novas aos pecadores. Ele ajudava o povo — desinteressadamente o tempo todo.
ELE NUNCA MUDOU! Ele deseja fazer o mesmo hoje! "Ele trabalha EM VOCÊ tanto para querer como para fazer a Sua boa vontade". Mas Ele só pode fazer o mesmo hoje na medida que você permita que Ele assim o faça ATRAVÉS DO SEU CORPO. VOCÊ é o Seu agente, o Seu embaixador, o Seu representante. Ele ministra através de VOCÊ — e sem o seu corpo para Ele Se ex­pressar, Ele permanece longe dos pecadores.
Compartilhe Jesus com os pecadores. Há um conhe­cimento de Jesus Cristo — uma profundidade — que você jamais conhecerá enquanto você não O compartilhar.

O SUPERINTENDENTE DA ESCOLA DOMINICAL
Havia um homem que estava encarregado do evangelismo numa grande igreja. Chegou um novo pastor que era um ardente conquistador de almas. Ele levou esse homem numa visitação para testemunhar de porta em porta. Quando eles voltaram naquela noite depois de encaminhar muitas almas a Cristo, o primeiro disse: "Eu tenho sido superintendente da Escola Dominical desta Igreja durante 33 anos. Eu presido sobre ativi­dades de evangelismo, mas esta noite eu possuo um co­nhecimento pessoal de Jesus Cristo que nunca antes ex­perimentei".

ELA CAIU EM PECADO COM UM HOMEM CASADO
Uma senhora que era membro fiel de uma certa igreja caiu em profundo pecado com um homem casado. O pecado foi descoberto e ela ficou envergonhada. Ela deixou a igreja e não pretendia jamais voltar.
O grupo cristão de Senhoras se reuniu e orou por ela. Mas, fez ainda mais. Delegou uma irmã do grupo para ir achar a sua irmã caída. Este era o Espírito do Bom Pastor operando DENTRO daquelas cristãs, Mat. 18.11,12. O dia inteiro a irmã procurou a mulher caída mas não podia encontrá-la. Cedo no dia seguinte ela saiu novamente e achou a mulher ao meio dia, enver­gonhada e sozinha.
"Eu jamais voltarei" respondeu a mulher caída.
"Mas nós queremos que você venha!" a irmã lhe assegurou.
"As mulheres me querem?" ela perguntou.
"Sim, elas me mandaram lhe procurar. Volte. Nós queremos você".
A mulher caída voltou, começou a orar fervorosa­mente e recebeu um perdão maravilhoso de Cristo.
Isto aconteceu porque uma mulher cristã fez o que Cristo queria que fosse feito. Ela permitiu que Cristo procurasse a perdida que tinha se afastado do rebanho — Ele fez isso ATRAVÉS DELA!
Isso é cristianismo!
No princípio você poderá ter receio ou ser tímido ou hesitante em agir no lugar de Cristo, mas vá em Seu Nome. ELE ESTÁ EM VOCÊ. Entregue as suas emoções a Ele! Ele lhe guiará. E você descobrirá uma nova di­mensão no viver cristão que você jamais antes conheceu.
Alguns perguntam: "Como posso saber quando Deus está falando comigo e me guiando para fazer algo?"
Ninguém jamais perguntou: "Como possa saber quando o diabo está falando comigo?"
Você conhece a voz do diabo!
Você também conhece a Voz de Deus! É só escutar, depois obedecer. A razão pela qual muitos põem em dúvida a Voz de Deus é porque eles não querem obedecer.

A TESTEMUNHA A MEIA NOITE
Depois de ouvir uma mensagem como esta, um certo cristão não podia dormir. Ele sentiu-se impelido a ver um certo homem a respeito da sua alma.
Finalmente depois da meia noite, ele levantou, ves­tiu-se e foi à casa do homem. Assim que ele bateu o homem veio à porta imediatamente.
O cristão se desculpou: "Parece tolice eu estar ba­tendo a sua porta à estas horas..."
"De forma alguma!" veio a rápida resposta. "Eu não tenho descanso e sinto que devo me colocar em ordem com Deus e necessito de conselho. Você é o homem com quem eu desejo falar pois tenho confiança em sua vida".
O homem se converteu naquela noite.
VOCÊ crescerá mais profundamente em Cristo tes­temunhado. ÉLE se tornará mais real para você como nunca antes, a medida que Ele ministrar através do SEU CORPO — Sua Igreja — Seu Templo.
Esta verdade, portanto, é o próprio pulsar do coração da vida e do trabalho cristão de conquistar almas.
 FONTE: extraído do livro Conquistando Almas, la fora onde os pecadores estão de T.L. Osborn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais