sábado, 2 de julho de 2011

A palavra de Deus produz avivamento! - Daniel Werneck


TEMA: (Habacuque 3:2) -  Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 

Essa é uma passagem extraída do livro do profeta Habacuque, onde duas vezes o próprio autor é citado como profeta (Habacuque 1:1 e 3:1);

O livro foi escrito provavelmente por volta do ano 606 A.C para a nação de Judá;

Toda a profecia do livro de Habacuque consiste em um diálogo entre o profeta e Deus começando com um apelo dele ao Senhor para que ponha fim a injustiça na terra que predominava  em seus dias.

Ele pode ter exercido o ofício de levita no templo de Deus como sugere a parte B do versículo que diz:

(Habacuque 3:19) - O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). 
   
E o nome Habacuque Significa: "Abraço";
Por causados pecados do povo de Judá, Deus levantou uma nação para castigá-los e puni-los por seus pecados. Veja: 

(Habacuque 1:6) - Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. 

Só que diante dessa realidade, o apelo final do profeta como lemos no tema da mensagem é ele clamando ao Senhor por um reavivamento da nação para ele;

A palavra AVIVAR sifnifica: Animar, renovar. O avivamento aqui nessa passagem aplicada esto no sentido de REPETIR, fazer mais uma vez aquilo, algo que já foi feito no passado (como nos avivamentos movidos por Deus nos reinos de Asa, Josias, etc);

Diante disso, você já pode começar orando ai em teu lugar dizendo ao Senhor assim: Meu pai, como fizeste no passado, faz mais uma vez de novo na minha vida ó Senhor! Repete em mim a tua presença como eu sentia nos cultos passados em tua igreja! 

Esse anos a que se refere o profeta no versículo dois do capítulo três é aos anos de ira de Deus a qual lhe pedimos que tenha misericórdia. Deus estava irado com a nação de Judá por causa de seus pecados.

A palavra Misericórdia também citada pelo profeta significa: bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano na disposição dele em proteger e auxiliar no atendimento a súplica do crente. Em outras palavras, o profeta também estava dizendo: - Deus!!! me faz experimentar novamente aquilo que eu provara de tí antes.  Em meio as dificuldades me faz sentir tua proteção, e me auxilia em meio as tribulações. 

Habacuque estava intercedendo a Deus pela nação de Judá, e porque não podemos interceder pelo avivamento de nossa cidade?
- O Verdadeiro avivamento que Deus quer fazer em tua vida começa pela palavra, isto é, a palavra de Deus! (como disse o profeta: houvi a tua PALAVRA e temi...) a palavra de Deus gera temor no coração daqueles que buscam a Deus. 
- Deus quer te colocar em posição de Honra no coração dele!
-O livro de Habacuque termina com uma oração em forma de canto... sabe o que Deus esta querendo dizer com isso? Que um homem de oração termina parando de pecar, e que um homem pecador para de Orar! e Habacuque escolheu a melhor parte.

- O maior Avivamento que conheço no meio dos ímpios foi o avivamento provocado pelo profeta Jonas.  Deus disse a Jonas para pregar a PALAVRA! veja:

(Jonas 3:2) - Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo

Jonas pregou a mensagem da parte de Deus ao povo de Nínive e toda aquela geração se converteu ao Senhor. A palavra de Deus produz avivamento. Logo que li esta passagem, me veio amente uma lembrança do apóstolo Paulo que tem acontecido em nossos dias: 

(I Corintios 1:21) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação


O Avivamento começa pela palavra de Deus. Muita gente vai ser salva em tua cidade pela palavra de Deus.Essa palavra produz conversão no coração daquele que crê, como aconteceu na grande cidade de Nínive.  Jesus disse:

(Marcos 4:14) -  O que semeia, semeia a palavra

Jesus semeou a palavra. e você precisa semear ela também. Judá não estava livre do castigo divino e este mundo ímpio não esta livre do castigo vindouro. Só vão escapar aqueles que oram como Davi:

(Salmos 51:10) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 

Como mencionei, o nome Habacuque Significa abraço. Isso implica dizer que nos dias de Hoje, Jesus quer abraçar muita gente com o seu Espírito santo! Muita gente ainda vai ser salva antes da vinda dele.

Primeiro Habacuque OUVIU a palavra de Deus. Quando o crente para para ouvir Deus falar, sempre acontece alguma coisa com o indivíduo. E no casa de Habacuque gerou TEMOR em seu coração. e Ele preocupado com o nome a a reputação de Deus frente a seu povo pediu renovo, mudança, transformação de vida de seu povo para uma aproximação íntima com o Senhor como dantes.     

Quer começar um avivamento agora em tua vida? comece a Orar assim:

-Perdoa-me, Senhor, por ter abandonado meu primeiro amor!
-Perdoa-me, Senhor, por ter buscado as coisas desse mundo!
-Perdoa-me, Senhor, Por ter ficado morno em minha vida diária!
E assim virão tempos de refrigério para a tua alma...

E jesus irá te dizer: EU te Perdõo! Recebe meu perdão!

Amém!

Daniel Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais