sábado, 2 de julho de 2011

A Oração de Jabez e sua aplicação pra tua vida - Daniel werneck



Texto Base: (I Crônicas 4: 9,10) E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 

Quando paramos para estudar essa passagem encontrada na lista dos descendentes da tribo de Judá você vê muito comumente a palavra "gerou" com o sentido de deu origem, onde o nome do descendente é citado em relação a sua linhagem familiar. Mas oque me chamou a atenção foi que um personagem aparece repentinamente entre os descendentes da tribo da onde viria o Messias com um nome de destaque ligado ao seu nome: ILUSTRE.
O Nome Jabez aparece três vezes em toda a bíblia. Todas no livro de 1 Crônicas. 

Sabemos que naquela época segundo o costume Judaico era Comum uma família ter muitos filhos. era considerado um sinal de benção e a família ou clã pertencente era considerada "poderosa"  com isso.

Mas vemos aqui um personagem que se destacou não por ser o primogênito mas por causa da reviravolta que houve em sua vida. O nome Jabez Significa: Gerado em dores( ou gerado em sofrimento) ou com dores. foi esse nome que sua mãe lhe deu ao nascer. Há que tudo indica ele poderia ter sido um  dos filhos mais novos, e sua mãe teve complicações no parto por sua causa. Alguns eruditos acreditam que seu nome, se levado ao Pé da letra significa: Ele dá sofrimento
Acredito que esse jovem carregou um estigma por uma boa parte de sua vida por causa do mal que ele provou durante o seu nascimento. Comcerteza sofreu provocações, privações, aborrecimentos por causado seu nome, por parte de seus irmãos que o deveriam ver como um dos "menores" do lar, aquele que deve ter deixado sequelas em quem lhe deu a Luz.

Você consegue imaginar alguém perguntando o teu nome o o seu significado e você dizer: -Meu nome é Jabez pois tenho dado sofrimento a minha mãe (ou a minha família)..

As vezes nós somos incompreendidos pelos nossos irmãos, parentes, amigos, e carregamos marcas, rancores que o tempo não consegue apagar.... Mas em um determinado momento esse Jovem se voltou para Deus em oração e mudou todo o rumo de sua história! e é a mesma decisão que você precisa tomar! A bíblia dizque Jabez invocou  o nome de Deus dizendo:

Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido...
Em outras palavras, creio que Jabez orou assim (sem causar prejuízo na oração original):

-DEUS!!! se faça presente em minha vida! aumenta minha visão, amplia meu território (quem lê que entenda), seja a tua mão sobre mim e me guardes de todo o mal...
os três pontos que acompanhamo fim da oração denota que a oração de Jabez não ficou só por ai! teve mais coisa! agora o Senhor deixou registrado aquilo que havia de edificar seu povo através do exemplo de oração desse homem. 
  com essa oração que fez aprendemos que a FÉ TRIUNFOU SOBRE O SENTIDO  DO NOME DELE.
Ele confiou em Deus para que a sua necessidade fosse atendida e Deus ouviu sua oração. Por causa disso Deus disse que ele foi mais ILUSTRE que seus irmãos. 
a palavra ilustre significa: 1. Célebre, notável, Famoso. 3. Preclaro. 4. Insigne.5. Nobre.6. Distinto. 
     Todos esses atributos citados acima podem estar inseridos dentre daquilo que Jabez conseguiu, que foi destaque, proeminência sobre seus irmãos. Veja que a bíblia não fala nada sobre seus irmãos nem origem e nem geração. Mas este aqui teve o cuidado de ser deixado pelo autor do livro como um exemplo de homem a ser seguido mostrando que independente do problema que carregamos e consequentemente o seu tamanho, não há nada que Deus não Resolva.
Ele ficou famoso por que sua atitude ficou registrada e a de seus irmãos não. ele foi distinto por que se destacou entre os seus parentes, enfim, ele TRIUNFOU .

As vezes pode acontecer em uma família de determinados irmãos terminarem sendo bem mais sucedidos que outros... financeiramente...Materialmente, porém eles não tem o principal que só você tem: a FÉ. 

A oração e a devoção a Deus foi a chave para a promoção de Jabez. e eu te pergunto:
-Como esta o teu devocional com Deus? como esta a tua vida de oração? assim Como Jabez nos deixou o exemplo,faça assim como ele e você será ricamente abençoado. 

Que Deus te abençõe!

Daniel werneck 

3 comentários:

  1. Jabez exemplo de pessoa fiel a Deus, não sabemos o que levou Jabez a fazer esta oração, mas temos a certeza de que ele foi atendido por Deus.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, justamente é de acordo com a minha base de entendimento. Fechou bonitos todos os pontos. Abraços

    ResponderExcluir

Redes sociais