sábado, 2 de julho de 2011

Discernido entre profecias e profetadas - Daniel Werneck



Amados, eu creio em profecias. Oque gostaria de advertir aos leitores são os muitos casos de pessoas se levantando em nosso meio se dizendo ser alguém ou ter uma revelação da parte de Deus que nunca tiveram e com isso terminam provocando grandes estragos e prejuízos ESPIRITUAIS no meio do povo de Deus. Vamos entender oque são profecias e oque são profetadas.

A bíblia esta repleta de profecias. Muitas já se cumpriram e outras ainda estão para se cumprir. A profecia é uma mensagem inspirada da parte de Deus de acordo com a vontade e propósitos divinos ou a proclamação destes. Ela pode expressar um ensinamento moral inspirado, um julgamento ou declarar algo que esta para acontecer. No novo testamento a profecia é ligada também aos DONS espirituais listados por Paulo no livro de 1ª coríntios. Era até uma recomendação do Apóstolo Paulo que os cristãos buscassem esse dom:

"SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." I Corintios 14:1 

No velho Testamento Deus usou homens e mulheres com essa capacitação do Espírito Santo (Débora, Moisés, Elias, Samuel, etc) e no novo testamento Também muitos servos de cristo se destacaram com esse dom (Ágabo, Paulo, Silas, as filhas de Filipe, etc) e até o último livro da bíblia é todo profético! Isso mostra a importância que a profecia tem no coração de Deus em transmitir a sua vontade para seu povo mediante seus "vasos" escolhidos aqui na terra.  A separação para esse ministério vem de Deus e ele é listado nos cargos ministeriais disponíveis para a igreja do Senhor. Veja:

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”.
 Efésios 4:11
Diante disso devemos lembrar que existem vários exemplos nas escrituras de como muitos homens de Deus foram chamados para o ministério profético, e atualmente nem todo mundo que diz ser profeta, é um profeta de verdade. O próprio Apóstolo João nos advertiu contra os falsos profetas que estavam se levantando em nosso meio. Ele disse:
"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." I João 4:1
Diante desse alerta do apóstolo, outro mal tem surgido em nosso meio que é a banalização das profecias. Por haver muitos equívocos e má interpretação de uma “suposta revelação” muitos dos verdadeiros profetas atuais estão sendo perseguidos e martirizados por palavras e humilhações de muitos crentes. Muitos por não terem esse tipo de intimidade e comunhão profunda com o Senhor quando vê alguém tendo visões, sonhos ou ouvindo a voz de Deus no coração tende a apenas se apegar aos falsos profetas e não pesa as profecias e as sonda em seus corações. A verdadeira profecia ela se cumpre. Se for verdadeira e foi datada, precisará se cumprir conforme oque o profeta falou. Se ela não tem data a pessoa deve esperar para ver o cumprimento da mesma. Veja:
"Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar espera-o, porque certamente virá, não tardará." Habacuque 2:3
Existem profecias bíblicas há mais de 2000 anos que ainda estão por se cumprir, e nem por isso deixaram de ser verdadeiras. Agora em relação às profetadas, o caso é mais sério. Como disse no início, nem todo mundo que se diz profeta é verdadeiramente um profeta da parte do Senhor. Deus deixou um exemplo de uma pessoa assim:
"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria." Apocalipse 2:20
Perceba que ela não era uma genuína profetisa. ELA SE DIZ profetisa. E essas tais levaram muitos ao engano com suas falsas profecias.  A profetada, a meu ver, consiste em uma inspiração vinda da: Carne, do mundo ou de espíritos malignos e muitos a acham SUPOSTAMENTE divina. Normalmente a profetada fala aquilo que quem a recebeu quer ouvir, enquanto que a profecia trata daquilo que quem a recebe PRECISA realmente ouvir.  Certa vez ouvi um testemunho de uma determinada irmã dizendo:
-“No ano passado, em congresso de jovens, veio um grande pregador da mídia, que sempre prega em Camboriú, nos gideões, pra nossa festa. Transmitiu a palavra, que foi muita boa, uma excelente palavra, mas o problema foi depois, na hora do avivamento. O pregador chamou um rapaz não evangélico, que estava filmando o evento, contratado pelo pastor, e disse: O Senhor esta me revelando aqui meu irmão, que você esta muito angustiado devido uma divida de 50 mil reais, mas o Senhor te diz que não chegará um mês, ele porá todo esse dinheiro em suas mãos. Conclusão: O rapaz saiu indignado, dizendo pra muitos da cidade, que ele não devia nem 500 reais, imagina 50 mil, e que os crentes daqui eram tudo doido. O pregador foi embora e nós ficamos aqui com o abacaxi”.
Isso é um exemplo de uma profetada. Normalmente profecias assim trazem confusão e dor de cabeça para quem fica. Em vez de ajuntar, termina espalhando.  Muitas pessoas em vez de serem guiadas pela palavra de Deus são guiadas por profecias. E isso se torna um laço.
Um irmão contou em uma comunidade que Certa vez um irmão foi consultar uma profetisa em uma igreja em que ele nunca tinha ido e a profeta falou assim: Você vai ser muito feliz meu filho, vai casar e ter muitos filhos. O irmão então perguntou a profeta. E o que é que eu faço com minha esposa e meus três filhos?
Parece uma piada, mas isso verdadeiramente aconteceu. Deus tem vários meios de entregar uma mensagem profética e normalmente Deus sempre o faz confirmando mais de uma vez a mesma mensagem. No livro de Atos nos vemos Pedro Orando no terraço e ele teve uma visão de um lençol cheio de animais descendo e também sobre homens que estavam indo ao seu encontro para o leva-lo a Cornélio. O Mesmo Cornélio teve uma revelação da parte de Deus enviada por um anjo onde também mandou buscar Pedro. Deus confirmou para os dois.
Há mais de seis anos atrás Deus usou um Pastor para mim dizendo que eu iria ganhar um carro. Na época eu tinha um corsa Branco e lhe disse que já tinha um carro. Ele me disse que era outro ao invés desses que eu tinha. Uma vez visitei uma irmã, bem usada por Deus e ela me disse a mesma coisa. E eles nem se conhecem. O tempo passou fiquei sem carro por um tempo e quando foi no fim de 2009 comecei a ter uma sequência de sonhos com o carro que Deus iria me dar. Até a cor dele o Senhor me mostrou.
E chegando o tempo de Deus, certo rapaz não crente foi até o meu trabalho para matricular seus filhos e depois de atendê-lo ele ficou satisfeito e disse-me que iria lavar meu carro quando se precisa. Eu lhe disse que não tinha carro e ele falou com autoridade que disse até como era o meu carro (e percebi que Deus estava confirmando pela boca dele) e eu já estava entendendo que minha benção estava perto) e em pouco tempo se cumpriu! Ganhei um carro novo! Depois de mais de seis anos a profecia se cumpriu e Deus também assim me tinha revelado. Amado, oque é de Deus se cumpre no tempo certo, pois benção da parte de Deus antes do tempo vira maldição.  Cuidado com as profetadas. Pese tudo no seu coração e guarde. Peça confirmação ao Senhor e ele vai te confirmar!

2 comentários:

  1. benção irmão! tava precisando ler essa palavra, abriu muito os meus olhos! estava tendo sérios problemas com as profetadas, que já atrapalharam MUITO a minha vida espiritual. mas Deus sempre traz à tona a verdade! Deus te abençoe! abços em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Charles. obrigado varão! gloria ao nome do Senhor por isso! que Deus te abençõe e te dê discernimento em tudo!

    ResponderExcluir

Redes sociais